Diário da Região

14/05/2019 - 00h00min

DECORAÇÃO

5 tipos de papel de parede para decorar o seu lar

Conhecer as características dos diferentes modelos pode evitar imperfeições e preservar a vida útil da sua decoração

Dan Gold/Unsplash Papeis de parede permitem uma maior variedade de estampas e cores para decorar o seu ambiente do jeito que preferir
Papeis de parede permitem uma maior variedade de estampas e cores para decorar o seu ambiente do jeito que preferir

Sendo uma forma mais prática de decorar as paredes de um imóvel, os papeis de parede são capazes de trazer cor e estilo do melhor jeito para cada ambiente, com um tempo de aplicação bem menor comparado as pinturas com tintas tradicionais.

Mas, apesar de trazer mais variedades, esse recurso também requer cuidados. Isso porque um modelo aplicado de forma incorreta ou em uma parede que não é tão adequada ao seu material pode apresentar  imperfeições e até mesmo estragar completamente o resultado em um tempo bem inferior ao que deveria ser sua vida útil.

Por isso, antes de escolher o papel de parede ideal para a sua casa, conheça melhor cada modelo disponível e suas principais características:

1. Celulose

Este é o tipo de papel de parede tradicional e mais comumente utilizado. Bastante semelhante a textura de uma folha de papel, costuma ser o de menor custo entre os outros tipos. Porém, é também o que apresenta um menor tempo de vida, podendo durar por aproximadamente 3 anos, caso sua aplicação seja feita corretamente em uma parede adequada e bem preparada para a aplicação do mesmo.

2. TNT

Composto por fibras naturais (lã e algodão) e sintéticas (poliéster e polipropeno), o papel de parede TNT tem boa resistência a locais mais úmidos e possibilita que ele seja utilizado em áreas como cozinha e banheiro. Além disso, esse tipo de papel também pode ser aplicado em superfícies com pequenas imperfeições, não comprometendo sua qualidade.

3. Vinílico

Nesses modelos há uma camada de vinil em sua superfície, possibilitando que ele seja limpo com uma esponja macia e sabão neutro. Feito de PVC, esse tipo de papel de parede também é mais resistente a água, além de apresentar maior vida útil, que pode chegar a 12 anos caso seja bem cuidado.

4. Alto relevo

Contém detalhes e desenhos em alto relevo, sendo o mais indicado para quem quer investir na melhor decoração. Por outro lado, este é um dos papeis de parede mais frágeis do mercado, não devendo ter nenhum contato com a umidade, além de somente poder ser limpo com a utilização de um pano seco ou aspirador de pó.

5. Veludo

Um dos mais caros do mercado, o papel de parede de veludo proporciona uma aparência elegante para a decoração do ambiente. Por ser bastante sensível, o recomendado é que ele não seja aplicado em paredes constantemente expostas ao sol, além de necessitar de maior cuidado na hora da limpeza que, assim como o de alto relevo, deve ser feita com aspirador de pó.

Quer ler mais dicas para casa? Então clique aqui e confira muito mais sobre limpeza, decoração e mercado imobiliário!

(Colaborou Larissa Senigali)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso