Diário da Região

12/05/2019 - 12h35min

MUNDO CORPORATIVO

Como oferecer um feedback efetivo na empresa

O feedback é uma ferramenta necessária para o desenvolvimento profissional da sua equipe

PixaBay/Banco de Imagens Se mostrar aberto para ouvir e entender o colaborador torna o clima mais agradável
Se mostrar aberto para ouvir e entender o colaborador torna o clima mais agradável

O momento do feedback pode causar certo desconforto tanto para quem realiza como para quem recebe, principalmente se o retorno for negativo. Mas, quando bem aplicado, o feedback ajuda a criar uma relação de confiança entre o líder e a equipe, além de contribuir para o crescimento pessoal e profissional do colaborador.

Durante essa conversa, são apontados pontos fortes e fracos da pessoa, junto de orientações de como ela pode evoluir para entregar melhores resultados e crescer na organização.

Por isso, listamos alguns pontos fundamentais para você oferecer um feedback efetivo ao seus colaboradores. Confira a seguir.

1. Crie um clima favorável para a conversa

Tanto o gestor quanto o funcionário devem ter tempo para se preparar para o feedback. Por isso, agende o horário com antecedência e reserve uma sala tranquila, onde vocês possam conversar sem interrupções.

2. Seja claro e objetivo

Ao falar sobre assuntos profissionais, seja claro e objetivo. Elabore um roteiro com todas as informações que você deseja destacar e vá direto ao ponto, sem alongar demais a conversa.

3. Saiba ouvir

A efetividade do feedback está diretamente relacionada à capacidade de escutar. Quanto mais o líder demonstrar que está aberto a ouvir seus subordinados, melhor será a recepção de suas considerações profissionais.

4. Não faça críticas em excesso

Uma sessão de feedback precisa ser baseada no equilíbrio. Se você for muito duro com a equipe, pode gerar um efeito negativo. Primeiro, enfatize características positivas para gerar equilíbrio. Você pode se lembrar de pontos positivos, negativos e positivos novamente para um bom fechamento.

5. Crie um plano de ação

O principal objetivo do feedback é encontrar soluções. Portanto, é essencial alinhar com o colaborador quais providências devem ser tomadas para que ele possa evoluir.

Procurando emprego? Clique aqui e confira as opções disponíveis hoje nos Classificados do Diário da Região.

(Colaborou Alana Gabriela)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso