Pista de atletismo do Eldorado: berço de campeõesÍcone de fechar Fechar

Cadernos Especiais

Pista de atletismo do Eldorado: berço de campeões

Região Norte concentra diversas opções de lazer e esporte, como os centros esportivos do Eldorado e Pinheirinho, além de um parque ecológico


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Muitas pessoas já passaram, correram e saltaram pela pista de atletismo durante os mais de 40 anos do Centro Esportivo Integrado do Eldorado, em Rio Preto. Enquanto alguns encararam a prática como uma opção de lazer, outros viram na modalidade esportiva o sonho de se tornar um grande atleta.

Esse foi o caso de Mauro Vinícius da Silva, mais conhecido como Duda, que se tornou bicampeão mundial indoor de salto em distância durante sua participação nos Mundiais na Turquia (2012) e Polônia (2014). Diante destas grandes conquistas, o medalhista mundial, que treinou durante muitos anos na Pista de Atletismo do Eldorado, virou referência para os atletas amadores de Rio Preto.

Johnny Torres 20/5/2019 Centro Esportivo Pinheirinho, no bairro Solo Sagrado, atrai moradores para a prática de diversas modalidades esportivas
Centro Esportivo Pinheirinho, no bairro Solo Sagrado, atrai moradores para a prática de diversas modalidades esportivas (Foto: Johnny Torres 20/5/2019)
Outro destaque da região que ganhou o cenário mundial foi Hugo Balduíno de Souza. O velocista, que usou a pista do Centro Esportivo do Eldorado entre 2007 e 2013, participou do revezamento 4x400 metros do Mundial de Atletismo em Londres em 2017. Hugo só deixou Rio Preto por causa das más condições da pista para a prática esportiva, mas, quando retorna à cidade, ainda costuma ir até o local para treinar.

Além da Pista de Atletismo, o Centro Esportivo possui quadras poliesportivas, campo de futebol, uma academia para todas as idades, piscina pública, parquinho infantil e aulas de ginástica, caratê, natação, basquete, zumba, hidroginástica e capoeira, além de contar com uma unidade avançada do Procon.

Johnny Torres 20/5/2019 Parque Ecológico da zona norte é uma ótima opção de lazer para curtir com a família nos fins de semana
Parque Ecológico da zona norte é uma ótima opção de lazer para curtir com a família nos fins de semana (Foto: Johnny Torres 20/5/2019)
Já quem mora no Solo Sagrado, pode aproveitar para dar uma passada no Centro Esportivo Pinheirinho. O complexo possui pistas de skate, piscina, minicampo, duas quadras poliesportivas cobertas, uma quadra de vôlei de areia e aulas de futsal e caratê.

Passeio ao ar livre

O Parque Ecológico "Dr. Joaquim de Paula Ribeiro" é uma boa pedida para quem está querendo sair de casa, aproveitar o dia e se conectar com a natureza. Localizado na zona norte, o espaço atrai, anualmente, um público de 153,5 mil pessoas, segundo a Prefeitura de Rio Preto. O local conta com uma área para as crianças se divertirem, com brinquedos como escorregadores, gangorras e balanços, uma quadra poliesportiva coberta, uma quadra de vôlei de grama e um minicampo de futebol.

   

    

Serviço

Centro Esportivo Integrado do Eldorado

  • Av. Monte Aprazível, nº 2640 - Eldorado
  • Telefone: (17) 3219-9950

Horário de funcionamento:

  • De segunda a sexta: das 8h às 17h

Centro Esportivo Integrado Dr. Aloysio Nunes Ferreira (Pinheirinho)

  • Rua Beatriz da Conceição, nº 340 - Solo Sagrado
  • Telefone: (17) 3219-7529

Horário de funcionamento:

  • De segunda a sexta: das 17h às 21h
  • Sábados, domingos e feriados: das 8h às 21h

Parque Ecológico Educativo "Dr. Joaquim de Paula Ribeiro"

  • Avenida Antonio Antunes Junior, 3977 - Jardim do Bosque
  • Telefone: (17) 3217-4286

Horário de funcionamento:

  • Terça a sexta: das 8h às 18h
  • Sábado e domingo: das 9h às 18h
  • Feriados: das 9h às 18h