Diário da Região

31/05/2019 - 10h07min

BARRETOS

Carreta móvel realiza exame de rastreamento de câncer de pulmão

Esta é um projeto do Hospital de Amor em parceria com a Secretaria de Saúde de Barretos; confira programação

Fotos: Divulgação Unidade móvel conta com aparelho radiológico de rastreamento de câncer de pulmão
Unidade móvel conta com aparelho radiológico de rastreamento de câncer de pulmão

Uma doença que é a segunda mais comum em homens e mulheres no Brasil e a primeira em todo o mundo desde 1985, o câncer de pulmão é preocupação mundial e o hábito de fumar ainda é o fator de risco mais conhecido em casos registrados da doença. Nesta sexta-feira, 31, no Dia Mundial sem Tabaco, moradores de Barretos terão a oportunidade de passar por um rastreamento de câncer de pulmão em uma unidade móvel do Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos. A carreta vai funcionar nesta sexta e no sábado, 1º de junho, equipada com aparelho radiológico de rastreamento de câncer de pulmão.

O médico radiologista do Hospital de Amor, Rodrigo Sampaio Chiarantano, explica que o programa inicialmente será realizado em Barretos com os fumantes atendidos pela unidade de saúde municipal, que se enquadram nos critérios de maior risco para o câncer de pulmão. “A ideia a médio prazo é que o exame seja oferecido a toda a população da cidade. A longo prazo, o Hospital de Amor espera disponibilizar o programa aos municípios vizinhos e nas demais cidades com unidades da instituição, tais como em Campinas, que já está se mobilizando em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para iniciar um trabalho semelhante.”, conta o médico.

O critério para o rastreamento é que a pessoa seja fumante ou ex-fumante (neste caso, que tenha parado há menos de 15 anos), possua entre 55 e 75 anos e com o histórico de consumo maior ou igual a 30 anos-maço (número de anos que fumou multiplicado por quantos maços fumava por dia, resultando no número de anos-maço).

Para Chiarantano, esse é um projeto revolucionário, visto que a tomografia computadorizada de baixa dose (rastreamento) para detecção de câncer de pulmão ainda é indisponível no SUS e na maior parte da rede privada de saúde do país. “Por meio da unidade móvel, esse exame poderá chegar, em um futuro próximo, em diferentes lugares do país”, afirma.

A carreta móvel faz parte da expansão do programa de apoio antitabaco realizado pela instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Barretos.

Confira a programação:

- Sexta-feira, 31

Local: Praça Francisco Barretos – Centro (Barretos/SP)

Horário: Das 8h às 16h.

Tendas:

Realização do rastreamento de câncer de pulmão (TCBD)

Divulgação do programa combate ao tabaco

Desintoxicação: Exercícios de Yoga

Espirometria: Avaliação da condição pulmonar

Vacina: Gripe

DST: Informações sobre doenças sexualmente transmissíveis

Diabetes: Medição de glicemia e pressão arterial

Horário: das 11h às 12h - Cerimônia com Prefeito, Secretário de Saúde, Coordenadora Municipal do tabagismo, Hospital de Amor e Coordenadora de projetos especiais

Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h - Orquestra Municipal

- Sábado, 1ª de junho  

Horário: das 8h às 13h - Realização do rastreamento de câncer de pulmão (TCBD) e tenda de divulgação do programa combate ao tabaco

Horário: 9h30 às 10h30 - Aulas de zumba

Horário: 11h às 12h - Coral do Hospital de Amor

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso