Diário da Região

11/05/2019 - 00h30min

Entrevista

Martha Medeiros é destaque na moda com vestidos de renda

A estilista Martha Medeiros ganhou o mundo com vestidos de renda; os modelos para noivas são os mais desejados

Johnny Torres A estilista Martha Medeiros esteve em Rio Preto para o lançamento de sua nova coleção
A estilista Martha Medeiros esteve em Rio Preto para o lançamento de sua nova coleção

A estilista Martha Medeiros fez da renda feita à mão sua principal matéria-prima. Alagoana, ex-bancária e neta de uma professora de artes, ela é destaque na moda nacional com o trabalho artesanal de suas peças.

Hoje, aos 60 anos, é reconhecida mundialmente pelos vestidos feitos com rendas produzidas exclusivamente para a marca por atesãs de comunidades do Nordeste do Brasil, que atualmente somam mais de 450 mulheres. O trabalho das rendeiras é acompanhado de perto pela designer, através do Projeto Olhar do Sertão do Instituto Martha Medeiros.

Para a estilista, a renda é o mais refinado artesanato nacional, feito por artesãs detentoras de um precioso conhecimento ancestral. "Esse é o verdadeiro luxo do Brasil", afirma.

Martha começou seu trabalho no mundo da moda na década de 1980, quando comandava uma loja multimarcas, a Maison M., que vendia peças de luxo. Em 2007, a loja encerrou as atividades e a designer lançou sua marca homônima, com ponto de venda em Maceió.

A estilista abriu sua primeira boutique em São Paulo, em 2009, na região dos Jardins. Em seguida, teve modelos presentes nas lojas Bergdorf Goodman, em Nova York e Harrods, em Londres. Também participou de uma exposição sobre rendas em Calais, na França, e iniciou o processo de exportação para diversos clientes na Inglaterra, Estados Unidos e Oriente Médio.

As peças mais desejadas de Martha Medeiros são os vestidos de noiva. A estilista transforma tramas feitas à mão, ponto a ponto, em luxuosos e desejados vestidos de renda. “Temos vestidos únicos, rendados à mão. As rendas rebordadas em alto relevo dão diferentes texturas e tornam os longos ainda mais exclusivos. Cada peça demora cerca de um ano para ser confeccionada”, afirma a estilista. A marca conta com linha de vestidos para noivas, madrinhas, mães de noivas e daminhas.

Atualmente, além da moda prêt-à-porter e dos famosos e cobiçados vestidos de noiva, que em 2015 ganhou um ateliê exclusivo para a produção das peças, em São Paulo, Martha conta com uma linha Home, com produtos de decoração para casa e festas, especialmente casamentos, em que os motivos de renda são a marca registrada.

Em uma breve passagem por Rio Preto, para o lançamento de sua nova coleção na loja Maison D, a estilista conversou com a revista Vida&Arte sobre o início de sua carreira, o trabalho social que desenvolve com as mulheres rendeiras no Nordeste do Brasil, e claro, sobre os tão sonhados vestidos de noiva.

V&A - Como foi o início de sua carreira? Passou por alguma dificuldade?

Martha Medeiros - Aprendi a costurar com a minha avó, ainda criança: passava as tardes fazendo roupinhas para minhas bonecas, inclusive criava até vestidos de noiva para elas. Aos oito anos, montei uma boutique na garagem de casa, para vender minha produção para as amigas. Estou em São Paulo há dez anos e comecei a entender o mercado nacional e o que as mulheres procuram. Penso que temos que atender a cliente com paixão.

V&A - Sua principal matéria-prima é a renda. Você vê que hoje o trabalho manual é mais valorizado no Brasil ou no exterior?

Martha Medeiros - Nos dois. É muito bom ver que lá fora – eu tenho loja em Los Angeles - as pessoas também admiram a técnica que é super trabalhada e pensada.

V&A - Como é sua relação com as rendeiras através do Projeto Olhar do Sertão? Como é esse projeto? Já mudou a vida de muitas mulheres?

Martha Medeiros - Minha relação com elas pode ser dividida em duas partes bem distintas: uma mercadológica, através do trabalho remunerado e a política de metas, que permite que superem seu ganho financeiro de acordo com a produtividade. A outra é assistencial, levando auxílio em diversas áreas como educação, saúde e independência financeira. O que me motiva é saber que estou transformando uma realidade, saber que mudamos a vida dessas pessoas, por isso, fundei o Instituto Olhar do Sertão, que mantenho com as minhas palestras e licenciamentos.

V&A - Vamos falar de noivas! Quais as tendências de modelos de vestido de noiva para 2019? Quais as novidades da marca?

Martha Medeiros - A tendência é cada vez mais o natural. Ela precisa se sentir bem de forma natural. Então vou ouvi-la, pois senão eu acabo fazendo uma fantasia de noiva e não um vestido. A principal tendência é deixa-lá à vontade. A noiva que procura um vestido de noiva Martha Medeiros quer uma peça extremamente única, com personalidade. Ela sabe que carrega de alta-costura. Ela precisa se olhar e se amar; não tem como ser diferente. Não dá para pensar no conceito moda quando o assunto é noiva. O vestido precisa carregar a sua essência.

V&A - Quem são as famosas que mais vestem Martha Medeiros?

Martha Medeiros - Muitas mulheres bacanas vestem Martha Medeiros, mas ver a Beyoncé, Jessica Alba, que é uma mulher super engajada foi sensacional. Outro episódio foi ver a atriz Patricia Arquette vestindo a marca para uma festa pós-Oscar, especialmente depois de fazer um super discurso engajado. Quando ela entrou na loja em Los Angeles eu nem acreditei porque sempre fui fã dela, admiro o trabalho e vê-la usando Martha Medeiros foi muito especial.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso