Diário da Região

11/05/2019 - 00h30min

MISSÃO MADRINHA

Como escolher o melhor vestido para madrinha de casamento

Horário da cerimônia ajuda a definir a cor do vestido para usar em um casamento

Divulgação Vestidos lisos e minimalistas, do estilista Adriano Martin
Vestidos lisos e minimalistas, do estilista Adriano Martin

Ser convidada para exercer a função de madrinha de casamento é uma honra, afinal isso mostra o quanto é especial para a pessoa que a convidou. No entanto, a "missão madrinha de casamento" precisa de atenção! Assim como a noiva, as madrinhas e convidadas precisam se preocupar com o vestido que irão usar no dia da cerimônia.

A variedade de cores e modelos pode ajudar, mas também deixar a dúvida de qual o melhor modelo escolher para a ocasião. O estilista Adriano Martin, de Catanduva, diz que no universo de festas e casamentos há uma variedade muito grande de cores e possibilidades, aliados à escolha da noiva ou ao estilo do casamento. "Cores suaves e neutras são apostas mais corretas, pois transmitem leveza e sofisticação. Tons do nude ao rosé são a maior procura e desejo das noivas", afirma.

 Uma das tendências que ganhou força no Brasil é a indicação da noiva para a cor do traje das madrinhas. "Hoje, recebemos madrinhas com paletas de cores pré-determinadas e observações do que não agradam. O estampado ganhou espaço e modelos lindíssimos para o dia e para a noite. Então, pode sim usar e abusar", diz Priscila Gallego, gerente e buyer da Dress4you atelier, em Rio Preto.

Ainda segundo Priscila, a cartela de cores têxtil é única para moda festa e casual, para 2019 a cartela é intensa e moderna. "A cor do ano é o coral e suas nuances, traz vivacidade e alegria para a cartela em geral. O lilás e o Tiffany, cores dos anos anteriores continuam e estendem para tons mais fechados como uva e um verde escuro. Além dessas novidades, cores como: rosê, nude, azul-marinho, marsala e cinza continuam como as cores mais pedidas e dificilmente saem da cartela. Gostamos de dizer às nossas clientes que independe da moda, ela deve se sentir segura e feliz com a cor escolhida."

Já as convidadas podem ficar na dúvida se precisam ou não usar longo. Segundo Adriano Martin, o traje longo para as convidadas só é necessário em festas 'black tie' ou quando é um desejo dos noivos ou anfitriões da festa. "Caso contrário, entendemos que um vestido, conjunto, alfaiataria de corte preciso ou haute couture (alta-costura) se faz elegante e correto", recomenda o estilista.

Para Priscila, seja a escolha por longo ou curto o que fará a diferença é o estilo do vestido. "Temos curtos em tecido estruturado e bordados que caem perfeitamente para uma ocasião noturna e elegante, assim como vestidos leves e fluidos longos que se encaixam em festas durante o dia. Desde que não haja uma indicação ou obrigatoriedade no convite, a convidada pode se sentir à vontade para escolher o modelo que mais lhe agradar."

Horário da cerimônia

O horário do casamento pode influenciar na escolha da roupa. Adriano Martin diz que está em alta a realização de casamentos em horários diurnos em chácaras, hotéis fazenda, praias, resorts e fazendas. A indicação do estilista para esse tipo de festa são vestidos leves, românticos com fluidez e estampas que remetam ao encanto e charme do local e horário do evento. Estampas em tecidos nobres como gazar, organza e crepes de seda são algumas das sugestões para looks bonitos e sofisticados.

Já para casamentos ou festas noturnas há muitas opções. "Hoje uma grande tendência são peças com tecidos nobres em haute couture com estilos minimalistas levando a criar peças lisas com detalhes em recortes, golas, mangas, fendas e volumes, cortes em estilo alfaiataria e clássicos, mas também não podemos nos esquecer dos lindos bordados artesanais em pedraria que encantam por seu brilho e glamour que transmitem. Uma peça bordada pode deixar uma mulher encantadora e elegante", diz Adriano.

Quando optar por vestidos lisos e estruturados, a dica de Priscila Gallego é apostar nos acessórios que farão toda a diferença. "Uma clutch diferenciada, brinco e colar de impacto ou com uma cor de destaque. O equilíbrio é o que manda sempre", ensina.

Daminhas e pajens

O momento em que as daminhas e pajens entram na igreja é sempre muito aguardado pelos convidados. Eles deixam a cerimônia ainda mais encantadora, por isso os trajes das daminhas e pajens merecem toda a atenção.

Nara Borges, da Ivonete Noivas, diz que vestidos de damas com manguinhas, saias lisas e grandes laçarotes e o branco são as opções mais procuradas. "Durante a noite sem perder o ar de criança podemos usar vestidos com tecidos encorpados como o zibeline e bordados com pérolas.

Durante o dia modelos mais leves sem manga com tecidos como organza de seda, tafetá e tecidos florais são os mais indicados. Na cabeça, detalhes de arranjo natural com gipsofila e mini rosas", recomenda.

Para os pajens, em cerimônias noturnas ainda é usado o tradicional terninho preto ou azul em tecidos encorpados e com brilho prada ou microfibra, gravata a rigor plastron ou as delicadas borboletas. Já para o dia, a sugestão de Nara são roupas mais claras e leves como bermudas e suspensórios.

Outra dica de Nara é que ao escolher as roupas das daminhas e pajens, as mães devem sempre procurar ver o estilo do casamento e dos noivos. "Não é necessário a cor do vestido ser igual a decoração. Tentar usar cores mais neutras como o branco, off-white e verde, pois sempre ficam em harmonia com qualquer decoração. Muitas mães acham que o vestido das damas têm de ser igual ao da noiva, não há necessidade, pois a criança deve estar vestida como criança", afirma.

Mamães, atenção também ao conforto dos pequenos. Verificar o acabamento das costuras por dentro da roupa é importante para não deixar as crianças desconfortáveis durante a cerimônia e a tradicional sessão de fotos! V&A

De olho nas cores para madrinhas

Rosinha ou rosê - Esse tom de rosa garante leveza e
romantismo para as madrinhas. Apesar de ser um tom claro,
fica bacana em diferentes tons de pele

Sage Green - É um verde bem próximo ao da natureza.
Para os amantes do casamento durante o dia e ao ar livre,
a cor é versátil e cai como uma luva

Mauve - É um tom mais fechado, porém encantador! A cor mauve combina perfeitamente com tons de verde e madeira. Seu
casamento será ao ar livre? Aposte nessa cor

Coral - A cor mais viva entre as escolhidas, o coral garante um ar leve e vibrante. As noivinhas estão escolhendo essa cor para 2019

Fonte - Suelen Corradi Gumiero, proprietária da Petit Noivas, em Rio Preto

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso