Diário da Região

11/05/2019 - 00h30min

Decoração

Saiba o que escolher para a decoração de um casamento dos sonhos

O grande dia merece uma decoração especial; confira as apostas de cenógrafos para 2019

Rafael Cruz/Divulgação O cenógrafo Roni Vieira aposta na criação de festas personalizadas
O cenógrafo Roni Vieira aposta na criação de festas personalizadas

Flores, luzes, móveis. O que escolher para a decoração da igreja e da festa de um casamento? O mercado oferece hoje muitas opções desde uma decoração minimalista até paredes e teto inteiros revestidos com flores.

O decorador Matheus Casagrande, da Cactus Floricultura, de Rio Preto, diz que sempre pergunta para as noivas o que mais as encantam. "Uma festa de casamento sem a identidade do casal não brilha. Por mais que se fale que isto ou aquilo está em alta o mais importante é nunca abrir mão da cor preferida, das flores preferidas, do seu estilo, porque o seu casamento tem que ter a sua marca", recomenda.

Uma das cores indicadas por Casagrande é a Living Coral, anunciada pela Pantone como a cor do ano. Segundo o decorador, o tom traz a sensação de conforto, leveza e alegria. É uma cor que pode ser combinada com paletas suaves e com as mais vibrantes, pode aparecer apenas em detalhes.

"Metálico tem a sua vez com prata (para noivas mais clássicas), dourado, rosé gold e ferrugem (para noivas mais modernas) combinam muito com decorações rústicas, fica lindo no estilo industrial que fez sucesso lá fora o ano passado e traz forte influência este ano. A fusão entre o vintage e o moderno, misturando antiguidades como latão, madeira, texturas brutas, iluminação, pendentes com lâmpadas de filamento dão aquele toque intimista", afirma.

O cenógrafo Roni Vieira, de Rio Preto, diz não seguir tendências. "Prefiro seguir o DNA das famílias e assim criar uma festa única, personalizada, inesquecível. Porém, a Pantone vai continuar ditando a moda da 'cor do ano', e os móveis/conforto continuarão sendo os queridinhos dos projetos. Festa com aconchego de casa continua sendo tendência."

Entre as preferências de cores para casamentos diurnos, Viera aposta no amarelo e outros tons vibrantes, com acabamentos em sisal, cipós, junco, linho e outros elementos orgânicos. Flores brancas ou cor de rosa, também podem substituir as amarelas. Já para recepções noturnas, o cenógrafo diz que o céu é o limite. "Amo marsala, laranja, rosa e pink. Ultimamente estou apaixonado pelo purple com dourado. Para as cerimônias, independente do horário e local, sempre aposto no branco, que nunca roubará a cena da noiva."

Para Luan Arvati, da Luan Arvati Cenografia de Eventos, de Rio Preto, 2019 traz muitas cores, casamentos ao ar livre e diurnos. "Essa 'pegada' do mercado vem de encontro com o clima agradável (e de pouca chuva) que temos em nosso interior. Hoje 90% das noivas que nos procuram chegam com referências de cerimônias ao pôr do sol e arranjos mais soltos tanto para as mesas de convidados como também para as mesas de doces", explica.

Estilos em alta

A escolha de flores pode variar muito, dependendo da disponibilidade (em questão da sazonalidade dos plantios), e do estilo dos noivos, segundo Luan Arvati. "Hoje a tecnologia nos ajuda muito a ter uma maior quantidade de espécies durante o ano todo, mas existem algumas espécies raras e invernais que só estão disponíveis durante um curto período de tempo, por exemplo, as tulipas e hortênsias."

Ainda segundo o cenógrafo, o uso do verde além das flores cresceu muito, em convergência aos estilos Botânico e Boho. "Podemos citar como espécies muito utilizadas nestes casos a costela de adão, dracena, lírios, boca de leão entre muitas possibilidades, já que a brincadeira entre texturas e cores são destaques na decoração", finaliza.

Outro estilo que está em alta, segundo Matheus Casagrande é o sweet home, que vem crescendo com festas mais aconchegantes, com cara de caseiras por serem realizadas na casa do noivo ou da noiva, com toda característica da família, porém muito elegantes. Os mini wedding para um seleto número de convidados, também tem destaque em 2019.

"Os backdrops floridos ou paredes de flores estão super em alta, usados como cenário ou fundo para fotos eternizam casamentos. Também a decoração aérea, lustres com flores e pendentes florais assim como luzes, letreiros continuarão a ser destaques. Seguindo a onda boho, arco de flores ou círculos florais estão fazendo muito sucesso, lindos em portais de igrejas, demarcando corredor, em recepções e em celebrações ao ar livre dão um ar muito romântico e encantam", recomenda Casagrande.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso