Diário da Região

22/04/2019 - 08h19min

CARREIRA

Faculdade de Rio Preto une inovações e tecnologias no curso de medicina

A Unilago é pioneira em disciplina de telemedicina no Brasil

Johnny Torres 16/4/2019 Segundo Edmo Atique Gabriel, novo hospital irá beneficiar também a população
Segundo Edmo Atique Gabriel, novo hospital irá beneficiar também a população

O curso de medicina da Unilago começou a ser planejado em 2006, onde foram consideradas diversas ideias que atendessem todas as exigências do MEC e que também trouxesse inovações para o ensino. Após os planejamentos, o curso teve início em 2012 quando foi aprovado e publicado no Diário Oficial, tendo suas aulas iniciadas em agosto daquele ano.

No começo o curso oferecia 40 vagas por semestre, onde já se formaram duas turmas. Atualmente são abertas 50 vagas a cada semestre e em 2019 serão formadas a terceira e a quarta turma.

Outro destaque para o ensino da Unilago está nas notas alcançadas no Ministério da Educação. Em 2016, a faculdade atingiu a nota 4 no ENADE em uma escala que vai de 0 a 5, sistema que avalia as faculdades do país. Já em 2017, obteve também a nota 4 dada pelo MEC através da avaliação presencial, que conta com critérios como o corpo docente, estrutura e as parceiras feitas pela faculdade.

Para o professor e coordenador do curso, Dr. Edmo Atique Gabriel, essas conquistas representam a melhoria do sistema de ensino oferecido.

"No mesmo período que recebemos essas notas, a revista Exame divulgou um ranking de avaliação das escolas médicas no Brasil e a Unilago ficou entre as trinta melhores do país. Isso foi algo que foi muito marcante já que em 2017 tínhamos apenas 5 anos de curso", conta ele.

Com o passar dos anos o método de ensino da faculdade foi se aprimorando cada vez mais. A exemplo está a implantação do ensino de gestão para os alunos de medicina, que no primeiro ano do curso já possuem um contato com a disciplina.

Mais um grande destaque é a modalidade de telemedicina, que oferece para os alunos o contato com equipamentos modernos que integram várias áreas de aprendizado. Os estudantes recebem treinamentos para o uso de softwares da área da medicina, que auxiliam na expansão do conhecimento. A disciplina faz com que a Unilago seja pioneira nesse sistema e proporciona também parcerias com universidades públicas do Brasil e universidades de outros países, realizando a transmissão ao vivo de técnicas como por exemplo uma autópsia.

Outro exemplo dessa preocupação com a qualidade do ensino está na implantação de práticas integrativas médicas, que incluem a medicina chinesa, a acupuntura e a implantação das disciplinas de nutrologia médica e medicina do esporte.

A mais nova aposta feita pela faculdade é a construção do hospital universitário que está sendo feito desde o ano passado. Ele será anexo à faculdade e voltado para os atendimentos dos SUS. Contará também com uma ala para planos de saúde e ajudará na interação dos alunos com a rotina de um hospital.

"A comunidade de Rio Preto tem uma certa carência nesse aspecto, assim como a região. Portanto o hospital além de ajudar no ensino dos alunos, vai ajudar toda a população", explica o coordenador.

ÁREAS DA MEDICINA 

Como todas as profissões a medicina possui uma grande concorrência, o que a torna cada vez mais desafiadora. O coordenador Edmo Atique Gabriel explica que o bom profissional precisa se especializar cada vez mais.

"Hoje o profissional não pode achar que ter apenas o curso de graduação estará pronto para o mercado. Ele precisa além disso seguir um dos caminhos que é a residência médica, uma pós graduação complementar que dura de 2 até 6 anos e ele continua sendo supervisionado. O outro caminho são os cursos que também adicionam experiências e eles podem ser feitos ao mesmo tempo em que o aluno está trabalhando", conta ele.

Outro fator destacado pelo coordenador está na importância de se aprender outras línguas. Ele explica que atualmente se ter uma segunda ou terceira língua como inglês e espanhol auxilia tanto profissionalmente como educacionalmente, já que muitos conteúdos didáticos trazem essas linguagens.

Além da concorrência, os segmentos da medicina também tornam a profissão desafiadora, após a faculdade muitos alunos se pegam pensando para onde seguir. Para o Dr Edmo, as carreiras mais tradicionais são as selecionadas. De acordo com ele algumas áreas traduzem aquilo que o estudante deseja: uma carreira mais estável e menos corrida ou uma carreira mais acelerada.

"Para aqueles que buscam o chamado conforto financeiro e estabilidade, as voltadas para estética como por exemplo cirurgias plásticas, endocrinologia e dermatologia são as mais indicadas. As áreas de imagem também são uma boa opção para esse perfil, a radiologia é uma delas. Já as carreiras 'clássicas' e mais corridas ainda são muito procuradas, como a ginecologia, a pediatria e a cirurgia geral. Sempre observamos na sala de aula que elas ainda são muito procuradas", finaliza ele.

SERVIÇO

Endereço: Rua Dr. Eduardo Nielsem, 960 - Jardim Novo Aeroporto, São José do Rio Preto - SP, 15030-070

Telefone: (17) 3354-6000

VESTIBULAR 

50 vagas

Inscrições: de 01 de Abril a 10 de Maio

Taxa de inscrição: R$ 360,00

Prova: dia 09 de Junho 

Local: Unilago – São José do Rio Preto – SP

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso