Diário da Região

14/04/2019 - 00h30min

EDUCAÇÃO

Colégio Santo André: tradição centenária em sintonia com as novas tecnologias

Fotos: Mara Sousa Colégio Santo André faz uma ponte entre a tradição e a modernidade no ensino
Colégio Santo André faz uma ponte entre a tradição e a modernidade no ensino

Às vésperas de completar 100 anos de fundação, o Colégio Santo André em Rio Preto faz uma ponte entre a tradição e a modernidade no ensino. A equipe de educadores acredita na formação integral do ser humano. A prioridade é um aprendizado de valores que promovam a vida em sua completude, para que se tornem especialistas qualificados, éticos, com o hábito no estudo e pesquisa, cultivando sempre a curiosidade e criatividade, além de desenvolver a sensibilidade e a compaixão.

De acordo com Cynthia Julia dos Anjos Vilardi, diretora geral, o colégio prioriza os processos de aprendizagem contínuos, cooperativos e colaborativos. Os projetos apresentados dialogam com as demandas da realidade local e global dos estudantes. Além disso, ela frisa o trabalho na apresentação das intencionalidades pedagógicas, na preparação dos registros e documentos facilitadores para a organização da vida escolar, acreditando no valor da transparência de suas práticas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

"Contribuímos para formação de cidadãos comprometidos com a preservação e promoção da vida. Para isso investimos em excelência acadêmica, ações inovadoras e prática de ações voluntárias através dos projetos sociais. Construímos pontes entre o cotidiano escolar e a realidade social", conta ela.

Além de preservar toda a sua tradição, o colégio aposta na utilização de tecnologia na sala de aula tornando o aprendizado mais prazeroso e interativo para os alunos que, por meio de multimídias, vivenciam múltiplas experiências. Segundo Lígia Maura Delbem, diretora adjunta, a inovação é grande aliada no sistema de ensino. "Utilizando a tecnologia como um dos instrumentos que auxiliam no desenvolvimento do indivíduo, inserimos este no processo educacional como pesquisador, interagindo com o conhecimento de forma dinâmica e criativa, proporcionando o diálogo da cultura escolar com os avanços da modernidade", explica ela.

Divulgação Vista aérea do Colégio Santo André
Vista aérea do Colégio Santo André (Foto: Divulgação)
                                   

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa Bilíngue

Um dos projetos realizados pelo Colégio Santo André é o Programa Bilíngue. Ele oferece 5 aulas semanais ministradas integralmente em Inglês e parte de uma metodologia ativa, atividades dialogadas e contextualizadas.

A coordenadora do programa, Míriam Ribeiro de Barros Shaw, explica que o quadro de professores são totalmente qualicados para o projeto. "Fazemos workshops e observações de aulas. Estamos atentos aos movimentos das políticas públicas nacionais em educação e seus documentos de referência, assim como observamos as iniciativas da UNESCO e suas plataformas de formação e seus aportes globais", conta.

Ainda de acordo com a coordenadora, o programa é muito importante para o colégio, já que a equipe acredita ser urgente sensibilizar a comunidade escolar ao aprendizado de línguas, priorizando o uso delas como instrumento de reconhecimento do diverso e aproximação de todos para atitudes que promovam a paz.

Preparação para o Vestibular

Outro ponto a ser destacado nos trabalhos do colégio é a preparação dos alunos para o vestibular. De acordo com André Luiz Mattos, que é diretor adjunto do Ensino Médio, a formação específica para o vestibular começa logo na primeira série, com provas adequadas, simulados e cursos modulares.

"Além disso, nossos estudantes, começam os simulados Enem e de vestibulares paulistas, como Fuvest e Vunesp, a partir da primeira série.

Outra ênfase está na análise e no acompanhamento dos dados dos simulados e das provas, o que é feito cotidianamente desde o início do ciclo, o que possibilita ações assertivas, pois são baseadas em evidências. Nesse processo, quando os nossos estudantes chegam à terceira série, estão prontos para que consigam superar todos os principais vestibulares do país", diz ele.

Sustentabilidade

O colégio desenvolve ações de responsabilidade com o meio ambiente, oferecendo aos alunos uma enorme área verde, que proporciona um ambiente escolar único e privilegiado repleto de experiências sensoriais, afetivas onde rompem-se práticas rotineiras, tornando a comunidade escolar promotora da sustentabilidade.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Renata Cristina Corrêa Alvarenga Ferreira, explica que todos os espaços são aproveitados pelos alunos.

"A busca por um ambiente escolar sustentável e saudável é uma possibilidade vivenciada em nossa comunidade. Desde os pequenos da Educação Infantil até os alunos do Ensino Médio, as árvores, os jardins, a horta e as ores do colégio são espaços efetivos de uma sensibilização para as questões ambientais", finaliza.

Serviço

Colégio Santo André em números

Etapas de ensino: do Infantil ao Ensino Médio

  • 42.616,54 m² de área total;
  • 5.000 m² de área do bosque;
  • 2. 395 alunos;
  • 177 professores;
  • 69 salas de aula (com uso multimídia)
  • 5 prédios independentes
  • Anfiteatro (391 lugares);
  • 2 cantinas;
  • 3 parques;
  • 3 bibliotecas;
  • 2 brinquedotecas;
  • Poliesportivo (1.570 lugares);
  • 3 capelas;
  • 2 estacionamentos;
  • Segurança: vigilância profissional
  • Programa Bilíngue
  • Reuniões pedagógicas do corpo docente: semanal
  • Membro PEA-Unesco

Divulgação Unesco
Unesco (Foto: Divulgação)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso