Diário da Região

26/04/2019 - 14h55min

LIMPEZA SUSTENTÁVEL

Saiba o que é e como fazer a lavagem a seco

Prática busca economizar água e ainda assim deixar o carro brilhando

Freepik/Banco de Imagens Na lavagem a seco, o ideal é utilizar um pano de microfibra para limpar a lataria do veículo
Na lavagem a seco, o ideal é utilizar um pano de microfibra para limpar a lataria do veículo

A sustentabilidade está em evidência em diversas áreas da sociedade, inclusive nos automóveis. O sistema start/stop busca diminuir a emissão de gases tóxicos, os carros elétricos visam consumir menos combustível, e a meta da lavagem a seco é economizar água.

Apesar do nome, a lavagem a seco não é sem uso de água, mas sim com uma quantidade reduzida. Uma lavagem tradicional pode gastar até 600 litros de água, já na lavagem a seco essa quantidade cai para cerca de 500 ml.

Para realizar a lavagem a seco é preciso contar com uma solução própria para esse fim, panos de microfibra, borrifador e um pouco de água. A limpeza deve ser feita com o carro na sombra e com todas as peças frias.

Primeiro dilua, a solução em água, em média 1 parte de produto para 30 de água. Então, comece a lavagem borrifando a solução diluída em uma área um pouco maior que o alcance do pano, desta forma a lavagem se tornará mais eficiente.

Comece a tirar o produto passando o pano em um sentindo único, sem esfregar, para não riscar a pintura do veículos. Após remover o produto, dê o acabamento com um outro pano seco.

Repita o processo por toda a lataria do veículo e, quando o pano utilizado na lavagem estiver totalmente sujo, limpe-o com água. Em locais onde a sujeira é mais difícil de remover, deixe o produto agindo por alguns segundos antes de retirar com o pano.

Vale lembrar que a lavagem a seco não é recomendada para quando o carro estiver muito sujo, com lama, areia ou crostas, pois a chance de ocasionar algum risco na pintura do carro é alta e pode trazer prejuízos. Nestes casos, a lavagem convencional é a mais indicada e mais segura para a qualidade do seu veículo.

Manter a o visual do carro em dia além de aumentar a vide útil do veículo também facilita na hora da venda. Clique aqui para saber mais.

(Colaborou Breno Maniezo)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso