Diário da Região

23/04/2019 - 19h30min

VISIBILIDADE

Conheça os tipos de faróis e saiba para que servem

Faróis de milha e de neblina não são a mesma coisa: entenda as diferenças

FreePik/Banco de Imagens Faróis auxiliam na visibilidade, mas há regulamentações
Faróis auxiliam na visibilidade, mas há regulamentações

Os faróis são as principais fontes de iluminação do veículo, sendo fundamental para a visibilidade do condutor em dias chuvosos ou no período da noite.

Porém, existem diferentes tipos de faróis, que devem ser usados em situações específicas. Para entender melhor cada farol e quando usá-lo, explicamos a seguir as especificidades de cada um.

Farol convencional

Os faróis convencionais são os mais utilizados no veículo, podem contar com as chamadas DRL (sigla em inglês para Luzes De Rodagem Diurna), e são equipados com os modos lanterna, farol alto e baixo e pisca alertas.

Nos faróis convencionais, podem ser usados diferentes tipos de lâmpadas. Ainda hoje, as mais populares são as lâmpadas halógenas, que funcionam de forma semelhantes as lâmpadas caseiras, mas as de LED estão ganhando espaço no mercado.

Farol de milha

É um farol adicional semelhante ao farol de luz alta, com um facho de luz concentrado e de alta intensidade e alcance, destinado a ajudar a iluminação a distância e a frente do veículo. Por ser parecido com o farol de luz alta, pode atrapalhar os motoristas no sentido contrário, por isso, existem leis para o uso do farol de milha.

A cor dos faróis deve ser branca e eles só podem ser usados junto dos faróis convencionais de luz alta. A intensidade do conjunto também é regulamentada, não podendo superar 340.000 candelas (unidades de medidas de intensidade da luz).

Farol de neblina

Como o próprio nome diz, o farol de neblina deve ser usado em situações de neblina, nevoeiro e até tempestades. Sua principal função é ajudar o motorista a enxergar logo a frente do veículo quando há pouca visibilidade.

Os faróis de neblina possuem menor intensidade e alcance, justamente para cumprirem sua função de iluminar logo a frente do carro, porém não há regulamentação quanto a cor da lâmpada, podendo ser amarela ou branca. Também não há proibição quanto a utilização fora das situações previstas, mas os faróis de neblina não podem ser usados para substituir o farol de luz baixa.

Quer saber qual lâmpada usar no seu carro? Clique aqui e conheça os tipos e escolha o seu. 

(Colaborou Breno Maniezo)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso