Diário da Região

12/04/2019 - 20h28min

COMBUSTÍVEL

Comum ou aditivada: saiba como escolher a opção correta

Principal diferença está nos aditivos que evitam entupimentos no motor

FreePik/Banco de Imagens Gasolina aditivada possui detergentes que evitam o entupimento do motor
Gasolina aditivada possui detergentes que evitam o entupimento do motor

Quando você para no posto para abastecer o carro vem a dúvida sobre o que é melhor, gasolina comum ou aditivada? Para saber qual é mais indicada, primeiro é preciso conhecer as especificidades de cada uma.

A gasolina aditivada nada mais é que a gasolina comum com acréscimo de aditivos dispersantes e detergentes, que servem para limpar o sistema de alimentação do automóvel, além das válvulas, motor e bicos injetores. Com isso, ela impede o acúmulo de resíduos e evita entupimentos.

A gasolina comum oxida mais rapidamente em comparação com a aditivada e gera uma espécie de goma no fundo do tanque, que por sua vez ocasiona acúmulo de resíduos sobre as válvulas e prejudica o funcionamento do carro. Ou seja, elas diferem apenas na presença destes aditivos que evitam os entupimentos.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a gasolina aditivada é recomendada para uso em centros urbanos, caracterizados pelas situações de "anda e para", e em trechos curtos, onde o motor não chega a aquecer ao ponto de funcionamento ideal, porque nessas situações que ocorre a formação e acúmulo de depósitos.

Já a gasolina comum é indicada quando a velocidade média é alta, como por exemplo nas estradas, já que nessas situações as vantagens da gasolina aditivada são diminuídas consideravelmente.

Muito se diz sobre economizar gasolina, mas o que realmente é verdade? Clique aqui e veja 8 mitos e verdades sobre consumo de combustível.

(Colaborou Breno Maniezo) 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso