A forma correta de usar cortinas em cada cômodoÍcone de fechar Fechar

DECORAÇÃO E CONFORTO

A forma correta de usar cortinas em cada cômodo

O item não serve apenas para barrar a luz que vem de fora, mas também para decorar os ambientes


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Decorar um ambiente nem sempre é algo complicado. No simples ato de tentar conter o excesso de luz de um ambiente, já estamos praticando a decoração e a grande responsável por isso são as cortinas.

Com elas, você não somente está proporcionado maior conforto visual para o espaço, mas também está montando, mesmo que sem querer, uma composição para sua casa ficar muito mais bonita e elegante.

E diferentemente do que muita gente pode pensar, não existe um cômodo certo para utilizar as cortinas, sendo possível usar e abusar desse item onde você quiser e da forma que for melhor para o ambiente.

Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas para você escolher a cortina de forma correta para cada espaço da sua casa. Confira a seguir.

Quarto

Neste espaço, a cortina pode não somente ser usada decorar, mas também para melhorar o conforto do ambiente. Com isso, acaba ficando a seu critério decidir qual a melhor cor e modelo você utilizará no seu quarto.

Vale lembrar que os diferentes modelos podem proporcionar uma sensação diferente: as de tecido grosso e cor forte são mais indicadas para o inverno e as de tecido fino e cores claras são mais agradáveis no verão.

Sala de estar

Assim como nos quartos, a sala de estar também necessita de certo conforto e a cortina será de grande ajuda para barrar as luzes solares nos momentos em que você estiver assistindo TV, por exemplo.

O mais indicado é optar por modelos com tamanho que ultrapasse a altura e largura da janela, para que ela possa conter o excesso de claridade.

Quanto a tipo de tecido e cores, não há um padrão certo. Essas questões irão depender de todo o restante da decoração do local, sendo recomendado que ela combine com os outros itens da sua sala.

Banheiro

Esse cômodo é o menos comum para se utilizar cortinas, mas não é impossível. Para quem gosta e quer aderir a esse item de decoração no banheiro, pode buscar por modelos de renda branca e de preferência que sejam de acordo com o tamanho da janela do local.

Além disso, você também pode utilizar cortinas para separar o espaço do chuveiro do resto do ambiente e, para esse fim, deve usar os modelos maiores, fabricadas em material impermeável.

Cozinha

Outro ambiente para utilizar cortinas é a cozinha. Para usar a peça nesse local do jeito certo, o melhor é optar por aquelas mais longas, caso sua janela ou porta seja muito grande e de vidro, resultando em bastante incidência de luz no local.

Caso contrário, você pode apostar em peças trabalhas em renda ou crochê, com cores e desenhos de seu gosto, colocando-as na parte superior da janela apenas para dar um charme no local.

Quer ler mais dicas para casa? Então clique aqui e confira muito mais sobre limpeza, decoração e mercado imobiliário!

(Colaborou Larissa Senigali)