Diário da Região

13/04/2019 - 22h31min

AUTOMAÇÃO

Sistemas permitem controlar a casa até pelo celular

Além de facilitar a realização de tarefas domésticas rotineiras, a automação residencial ainda contribui para a valorização do imóvel

Johnny Torres 11/4/2019 Lucas Salles mostra o aplicativo por meio do qual são controlados os sistemas da casa
Lucas Salles mostra o aplicativo por meio do qual são controlados os sistemas da casa

Trazendo facilidades que cabem na sua mão e no seu bolso – literalmente –, a automação residencial veio para facilitar tarefas diárias, que podem ser realizadas por meio de aplicativos instalados no celular. Assim, é possível controlar o clima e a iluminação do ambiente, abrir e fechar as cortinas ou até mesmo checar se as portas estão trancadas sem precisar estar no imóvel.

Com foco no conforto e na segurança, a automação residencial consiste na instalação de tecnologias como sensores, temporizadores, atuadores e controladores dimensionados e totalmente projetados para facilitar tarefas domésticas rotineiras, tornando possível realizá-las por meio de comandos automáticos. "Um sensor de luminância, por exemplo, manda um comando para automação, que vai abrindo e fechando as cortinas gradativamente, conforme a claridade do dia. Isso tudo é possível quando todos os sistemas estão integrados", explica o diretor comercial da LS Tecnologias, Lucas Salles.

E, não por acaso, o recurso tecnológico tem feito sucesso. A aplicação desses sistemas é um ponto a mais na valorização do imóvel, segundo o corretor Florisvaldo Salvione. "Muita gente já está colocando essa tecnologia e, a medida que ficar mais barato, muitos vão aderir, pois a procura é grande. Mesmo quem não conhece, quando você explica o diferencial isso é fator determinante na venda", afirma.

Por meio do sistema disponibilizado na automação, é possível ter controle de determinadas partes da casa, como ar-condicionado, iluminação, cortinas, televisão e até mesmo piscina e banheira. "Dá para programar um sistema para fazer qualquer tarefa com hora marcada, como acionar a irrigação do jardim todos os dias e não realizar o acionamento em dias de chuva de forma, o que faz com que o cliente economize água. Outro exemplo muito útil é ligar o ar-condicionado, pelo celular, minutos antes de ir pra casa, para chegar e já ter o ambiente climatizado", afirma o gerente de produto da ATM Home, Thiago de Cesare.

Mas o sistema não se limita a essas comodidades. Isso porque também existem tecnologias próprias para garantir maior segurança à residência. Segundo Cesare, já existem câmeras com sensor de movimento integrado, ou seja, quando o cliente ativa o modo de alarme pelo aplicativo, caso um movimento seja detectado, um alarme é disparado direto no celular do morador, que pode acessar a imagem ao vivo e observar o ocorrido. "Existem também sensores de porta e presença sem fio, que podem ser instalados de forma fácil e trazem um monitoramento em tempo real útil para saber se o cliente esqueceu uma porta aberta, por exemplo", diz Cesare.

Para o professor de engenharia elétrica da Unorp, Marco Siqueira, a automação residencial é um bom investimento, principalmente para a proteção do lar. "Os dispositivos de segurança podem ser acessados remotamente em tempo real, proporcionando segurança ao morador sobre o seu imóvel", explica.

Com um custo que irá depender do tamanho do imóvel a ser automatizado, segundo o professor, o valor gira em torno de 3% a 5% do valor da residência, o que acaba sendo compensado com todos os benefícios oferecidos. "O investimento vale a pena pelo conforto e praticidade. Hoje, a automação residencial proporcionará otimização do tempo e qualidade de vida", afirma Siqueira.

Como instalar

O mercado oferece dois tipos de sistema de automação: o sem fio e a automação cabeada. O primeiro não exige alterações na tubulação do imóvel, utilizando apenas a instalação elétrica convencional e sendo o mais indicado para casas já prontas. Já a automação cabeada possui uma tubulação que precisa ser realizada durante a obra.

Salles explica que, a princípio, são passadas todas as possibilidades para o cliente, com ideia de valor e diferentes soluções. A partir daí, monta-se um projeto personalizado para cada um. "A consultoria especializada é fundamental para a elaboração do projeto", explica Salles. Em geral, os sistemas devem estar ligados à energia e conectados a um sinal de wi-fi.

Encontre seu imóvel novo agora nos Classificados do Diário da Região. Clique aqui e confira as ofertas!

(Colaborou Larissa Senigali)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso