Diário da Região

28/04/2019 - 00h06min

GAMIFICAÇÃO

Estratégia transforma os desafios do trabalho em fases de um jogo

Técnica leva elementos dos jogos virtuais ao ambiente corporativo e transforma os desafios em fases a serem superadas, com direito a premiações por conquistas aos funcionários, ou melhor, "players"

Guilherme Baffi Matheus é um dos "jogadores" da empresa em que trabalha
Matheus é um dos "jogadores" da empresa em que trabalha

E se o seu trabalho fosse um grande jogo, cheio de desafios e de conquistas, em que, a cada fase superada, os funcionários fossem reconhecidos por seus méritos e instigados a alcançar resultados ainda melhores? Foi essa a maneira que algumas empresas encontraram para motivar os colaboradores e aumentar a produtividade.

"Gamificação" é o nome dessa técnica, que consiste em trazer elementos dos jogos para o ambiente corporativo, tornando até mesmo as tarefas mais monótonas em ações mais divertidas e desafiadoras, proporcionando assim a conscientização e alinhamento dos colaboradores aos objetivos do negócio e gerando resultado mais significativos.

O intuito desse processo é encorajar a equipe, fazendo com que os colaborares se sintam estimulados até mesmo a competir, de forma saudável, para serem reconhecidos. O consultor de vendas Matheus Dutra, por exemplo, é um dos "players" desse grande jogo no trabalho e diz que a experiência tem contribuído para seu crescimento. "A 'gamificação' me ajudou muito, pois proporciona espírito de competitividade na realização das atividades. Realizei diversos treinamentos que contribuíram para alcançar maiores resultados, conhecimentos e prêmios, que se tornaram incentivos para chegar ao objetivo", conta.

Entre os resultados positivos que a estratégia agrega às empresas, destacam-se a motivação e a uma alta performance obtida por meio dos jogos. Em Rio preto, uma empresa de call center aplica essa técnica que, segundo o gerente de inovações Alexandre Vlotan, da Cobmax, incentiva os funcionários a realizar treinamentos, resolver problemas e buscar competências, transformando o dever em algo divertido. "Isso nos permite, por meio dos jogos, avaliar o desempenho dos profissionais à medida que eles avançam, ou seja, 'gamificação' não é, necessariamente, uma brincadeira", afirma.

Para o gerente, a principal importância é o engajamento do colaborador com a empresa, já que, no mundo corporativo, não basta apenas encontrar talentos competentes e qualificados, também é preciso criar uma cultura de motivação. "Por meio da 'gamificação', conseguimos influenciar o colaborador a trabalhar e, ao mesmo tempo, se divertir, pois o avanço do jogador dentro do game faz com que os funcionários valorizem realmente as necessidades da empresa e busquem da melhor maneira possível melhorar o desempenho profissional", diz.

A estratégia torna o processo de aprendizagem interessante, emocionante e prazeroso. Segundo a gestora de recursos humanos Thamires Souza Lisboa, isso garante que a equipe encontre a realização pessoal e profissional simultaneamente. "Assim, a empresa se torna muito mais produtiva, e o aprendizado deixa de ser algo penoso e maçante para ser mais dinâmico e engajador", explica Thamires.

Como fazer

Entre os pontos que devem ser destacados para a utilização de jogos no ambiente corporativo, está a possibilidade de líderes e talentos se destacarem, uma vez que as tarefas diárias ficam mais dinâmicas e os profissionais passam a acumular pontos na realização dos jogos, exercendo suas habilidades e, quando encerram o desafio, são premiados de acordo com o ranking da empresa. "Então quanto melhor seu desempenho, mais conquistas podem ser alcançadas", destaca o Vlotan.

Antes de investir em "gamificação", é fundamental que a estratégia esteja alinhada aos objetivos da organização para que a ferramenta possa ser customizada de acordo com as necessidades da empresa, por meio de uma plataforma intuitiva, atrativa e de fácil adaptação "É importante ter um objetivo claro e bem definido para proporcionar ao colaborador uma experiência única e de muito aprendizado para seu time", afirma Thamires.

Procurando o emprego ideal? Clique aqui e confira as ofertas nos Classificados do Diário da Região!

(Colaborou Alana Gabriela)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso