Estratégia transforma os desafios do trabalho em fases de um jogoÍcone de fechar Fechar

GAMIFICAÇÃO

Estratégia transforma os desafios do trabalho em fases de um jogo

Técnica leva elementos dos jogos virtuais ao ambiente corporativo e transforma os desafios em fases a serem superadas, com direito a premiações por conquistas aos funcionários, ou melhor, "players"


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

E se o seu trabalho fosse um grande jogo, cheio de desafios e de conquistas, em que, a cada fase superada, os funcionários fossem reconhecidos por seus méritos e instigados a alcançar resultados ainda melhores? Foi essa a maneira que algumas empresas encontraram para motivar os colaboradores e aumentar a produtividade.

"Gamificação" é o nome dessa técnica, que consiste em trazer elementos dos jogos para o ambiente corporativo, tornando até mesmo as tarefas mais monótonas em ações mais divertidas e desafiadoras, proporcionando assim a conscientização e alinhamento dos colaboradores aos objetivos do negócio e gerando resultado mais significativos.

O intuito desse processo é encorajar a equipe, fazendo com que os colaborares se sintam estimulados até mesmo a competir, de forma saudável, para serem reconhecidos. O consultor de vendas Matheus Dutra, por exemplo, é um dos "players" desse grande jogo no trabalho e diz que a experiência tem contribuído para seu crescimento. "A 'gamificação' me ajudou muito, pois proporciona espírito de competitividade na realização das atividades. Realizei diversos treinamentos que contribuíram para alcançar maiores resultados, conhecimentos e prêmios, que se tornaram incentivos para chegar ao objetivo", conta.

Entre os resultados positivos que a estratégia agrega às empresas, destacam-se a motivação e a uma alta performance obtida por meio dos jogos. Em Rio preto, uma empresa de call center aplica essa técnica que, segundo o gerente de inovações Alexandre Vlotan, da Cobmax, incentiva os funcionários a realizar treinamentos, resolver problemas e buscar competências, transformando o dever em algo divertido. "Isso nos permite, por meio dos jogos, avaliar o desempenho dos profissionais à medida que eles avançam, ou seja, 'gamificação' não é, necessariamente, uma brincadeira", afirma.

Para o gerente, a principal importância é o engajamento do colaborador com a empresa, já que, no mundo corporativo, não basta apenas encontrar talentos competentes e qualificados, também é preciso criar uma cultura de motivação. "Por meio da 'gamificação', conseguimos influenciar o colaborador a trabalhar e, ao mesmo tempo, se divertir, pois o avanço do jogador dentro do game faz com que os funcionários valorizem realmente as necessidades da empresa e busquem da melhor maneira possível melhorar o desempenho profissional", diz.

A estratégia torna o processo de aprendizagem interessante, emocionante e prazeroso. Segundo a gestora de recursos humanos Thamires Souza Lisboa, isso garante que a equipe encontre a realização pessoal e profissional simultaneamente. "Assim, a empresa se torna muito mais produtiva, e o aprendizado deixa de ser algo penoso e maçante para ser mais dinâmico e engajador", explica Thamires.

Como fazer

Entre os pontos que devem ser destacados para a utilização de jogos no ambiente corporativo, está a possibilidade de líderes e talentos se destacarem, uma vez que as tarefas diárias ficam mais dinâmicas e os profissionais passam a acumular pontos na realização dos jogos, exercendo suas habilidades e, quando encerram o desafio, são premiados de acordo com o ranking da empresa. "Então quanto melhor seu desempenho, mais conquistas podem ser alcançadas", destaca o Vlotan.

Antes de investir em "gamificação", é fundamental que a estratégia esteja alinhada aos objetivos da organização para que a ferramenta possa ser customizada de acordo com as necessidades da empresa, por meio de uma plataforma intuitiva, atrativa e de fácil adaptação "É importante ter um objetivo claro e bem definido para proporcionar ao colaborador uma experiência única e de muito aprendizado para seu time", afirma Thamires.

Procurando o emprego ideal? Clique aqui e confira as ofertas nos Classificados do Diário da Região!

(Colaborou Alana Gabriela)