Ambientes descontraídos ajudam a motivar os funcionáriosÍcone de fechar Fechar

EMPREGO

Ambientes descontraídos ajudam a motivar os funcionários

Com ambientes leves e descontraídos, empresas apostam em elementos para se conectar com seus funcionários e tornar o local de trabalho mais agradável e acolhedor


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

O local de trabalho é, muitas vezes, associado ao estresse e à rotina sufocante. Somado a isso, a pressão por metas e a carga horária exaustiva podem desmotivar os colaboradores e, consequentemente, diminuir a produtividade da empresa. Por isso, algumas companhias de Rio Preto têm investido em ambientes leves e descontraídos, a fim de tornar o local de trabalho um espaço agradável e acolhedor, onde funcionários sentem prazer em estar.

É o caso da agência de publicidade onde Lucas Vigeta Lopes trabalha há pouco mais de um ano. O publicitário conta que, na F&MD, a decoração é descontraída, tornando assim o ambiente mais leve. Para ele, que realiza atendimento aos clientes e planejamento estratégico, um bom ambiente "é aquele que dá condições de superar as adversidades do dia a dia, sejam elas técnicas ou até mesmo psicológicas, geradas pelo estresse."

E a maneira como se constrói o ambiente da empresa está mesmo ligada ao trabalho que a equipe desempenha. Segundo a diretora de recursos humanos Ellen Leandra, o ambiente de trabalho é um dos pilares de qualquer organização. "Um bom ambiente corporativo é um lugar onde os funcionários têm boas condições higiênicas, segurança e se sentem seguros e valorizados", explica.

Em um local de trabalho agradável, é importante destacar que alguns detalhes na estrutura, incluindo até mesmo a decoração do ambiente, afetam diretamente o desenvolvimento das tarefas diárias dos colaboradores. "Um ambiente de trabalho que proporciona o sentimento de estar em casa e que, ao mesmo tempo, traga crescimento pessoal e profissional é o diferencial para uma boa produtividade", destaca Lucas.

Segundo o arquiteto Giuliano Amaral, o design tem papel fundamental na rotina dos funcionários, pois funciona como uma válvula de escape em meio à seriedade que normalmente o ambiente corporativo carrega. "O design, como uma vertente da arte, tem a capacidade de despertar a criatividade, trazer conforto visual, além de uma série de boas sensações", explica.

Ações para tornar o ambiente de trabalho mais agradável também podem promover maior identificação do colaborador com a empresa. O espaço deve ter elementos que a maioria das pessoas presentes nele valorizem, como decorações que combinem com a identidade da empresa e dos próprios colaboradores, a fim de garantir um clima agradável.

O mais importante na decoração é entender as necessidades dos funcionários, tornando o local mais estimulante. Portanto, é preciso levar em conta questões que vão desde a ergonomia dos móveis até sua funcionalidade e a iluminação adequada. "Para criar um ambiente ideal, é preciso entender os efeitos que cada material exerce na decoração, e só então aplicá-los de forma harmônica", ressalta o arquiteto.

Dessa maneira, a equipe se sente motivada, os colaboradores ficam mais satisfeitos, sentem vontade de estar na empresa e contribuem para o crescimento da organização. "Um espaço de trabalho agradável deve ser aconchegante e, ao mesmo tempo, prático", acrescenta Giuliano.

Para melhorar o local de trabalho

1. Elementos naturais, como madeira e vegetação, remetem a liberdade, promovendo bem-estar aos funcionários. As plantas contribuem ainda para deixar o ambiente belo e harmonioso

2. Inserir quadros no ambiente corporativo, com ilustrações que criem identificação com os funcionários, é uma boa opção

3. Certifique-se de que haja uma iluminação adequada para os funcionários exercerem suas funções

4. A combinação de cores pode aquecer e alegrar o espaço, pois elas exercem grande poder sobre as pessoas

5. Utilizar tecidos e tons mais sóbrios traz sensação de relaxamento aos colaboradores

Procurando um novo emprego? Clique aqui e confira as oportunidades disponíveis nos Classificados do Diário da Região!

(Colaborou Alana Gabriela)