Estágio ou emprego: o que é melhor durante a faculdade?Ícone de fechar Fechar

CARREIRA

Estágio ou emprego: o que é melhor durante a faculdade?

É importante analisar a experiência que o cargo vai proporcionar e como isso pode contribuir para melhorar seu currículo


    • São José do Rio Preto
    • máx 32 min 18

Escolher entre estágio ou emprego é uma dúvida comum entre estudantes universitários. Isso porque, por um lado, um emprego fora da área de formação pode oferecer um salário melhor, enquanto o estágio normalmente oferece salário mais baixo, porém com oportunidade de ter suas primeiras experiências na área.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão é preciso compreender os benefícios de ambas as propostas para que a escolha se concentre naquilo que cada uma oferece, procurando entender como elas vão interferir na  graduação e na carreira profissional.

Para ajudar nessa escolha, reunimos as principais vantagens de cada opção. Confira a seguir.

Estágio

1. Maior nível de conhecimento

Entender na prática o que foi abordado em sala de aula é um dos fatores importantes que motivam muitos a estagiar, afinal é uma ótima escolha,  pois torna o estagiário apto a atuar em qualquer nível.

2. Um diferencial no currículo

Se você faz um ou mais estágios durante a faculdade, seu currículo demonstra que você é uma pessoa que busca diversas oportunidades.

3. Possibilidade de crescimento

O estágio costuma ser uma opção interessante para quem está pensando no longo prazo, em construir um plano de carreira. Além disso, há sempre a chance de ser efetivado na empresa após concluir os estudos.

4. Preparo para o mercado

Consolidar os conhecimentos adquiridos na faculdade com o estágio é um treinamento para conquistar grandes oportunidades no mercado de trabalho.

5. Aprendizado

Ainda que a remuneração possa ser menor, o aprendizado adquirido no período de estágio faz toda a diferença na carreira.

Emprego

1. Você se torna mais envolvido com a empresa

Ao conseguir um emprego fixo, o foco não é mais voltado ao estudante aprendiz, e se torna totalmente voltado para a empresa na qual está trabalhando. O colaborar é responsável por uma determinada função e deve desempenhá-la com eficácia.

2. Salário maior

A grande vantagem do emprego é o salário maior e os benefícios que cada organização oferece. Tudo isso somado, em geral, chega a um valor superior ao da maioria das bolsas de estágio.

3. Estimula o pensamento estratégico

No emprego, o colaborador é treinando a desenvolver estratégias que melhorem o desenvolvimento do negócio, se tornando proativo e oferecendo sugestões para otimizar os processos.

4. Cobranças maiores

Por outro lado, umas da principais diferenças é que no emprego fixo as cobranças são maiores, enquanto no estágio essa pressão é menor, dependendo da organização.

Procurando emprego? Clique aqui e confira as vagas disponíveis hoje nos Classificados do Diário da Região!

(Colaborou Alana Gabriela)