Diário da Região

15/04/2019 - 16h09min

LITERATURA

Escritora Ruth Rocha completa 50 anos escrevendo para crianças

Mesmo escrevendo livros infanto-juvenis, nunca deixou de escrever sobre assuntos sérios

Moco Fya Autora de mais de 130 livros, Ruth Rocha hoje comanda projeto voltado a crianças de 3 anos (Foto: Moco Fya/Estadão)
Autora de mais de 130 livros, Ruth Rocha hoje comanda projeto voltado a crianças de 3 anos (Foto: Moco Fya/Estadão)

A consagrada escritora de livros infanto-juvenis, Ruth Rocha, completa 50 anos de carreira com 212 livros publicados e vendas na casa milhões, tanto no Brasil e quanto exterior. Obras como "Marcelo, Marmelo, Martelo" e "O Reizinho" são os seus maiores clássicos.

Formada em sociologia, Ruth trabalhou como orientadora educacional no Colégio Rio Branco, em São Paulo, mas foi na revista Recreio que nasceu como escritora. Ela mudou de patamar após uma brincadeira da editora da Recreio na época, Sônia Robatto, que a trancou em uma sala e disse que só seria liberada quando escrevesse uma história. Dessa forma nasceu Romeu e Julieta, que contava a história de duas borboletas de cores diferentes que enfrentavam preconceito. A partir daí, foram centenas de obras lançadas.

Mesmo escrevendo livros infanto-juvenis, nunca deixou de escrever sobre assuntos sérios, como a Ditadura Militar e escreveu diversas sátiras na época, sabendo da censura e perseguições que poderiam lhe acontecer dos opositores dos anos de chumbo.

Durante sua carreira, foi homenageada e premiada algumas vez. Em 1998 recebeu foi condecorada pelo presidente da época, Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Em 2002 foi eleita como membro do PEN CLUB, Associação Mundial de Escritores. Nesse ano o seu livro Escrever e Criar recebeu o prêmio Jabuti. Vencedoras oito vezes dessa premiação.

(Colaborou: Luciano Ramos)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso