Diário da Região

16/04/2019 - 00h30min

Diário da Gratidão

O aplicativo que ajuda na doação de sangue

Time do Sangue permite agendamento de doações e alerta sobre estoque baixo

Mara Sousa 15/4/2019 Enfermeira responsável pelo Hemocentro, Bárbara Cabrera aprova aplicativo
Enfermeira responsável pelo Hemocentro, Bárbara Cabrera aprova aplicativo

Doar sangue pode estar a um clique. Desde junho do ano passado, o Hemocentro de Rio Preto faz parte do aplicativo "Time do Sangue", que funciona em todo o Brasil como forma de agendamento para as doações e ainda serve para alertar o usuário sobre o dia da doação, lembrar quando o doador pode novamente fazer uma contribuição, releva quais os tipos sanguíneos com estoque baixo dos Hemocentros e cadastra o tipo sanguíneo da pessoa.

Utilizar o aplicativo "Time do Sangue" também é uma forma de contribuir com o projeto "Diário da Gratidão", campanha do Diário da Região que até o próximo dia 28 tenta levar o maior número possível de pessoas ao Hemocentro de Rio Preto.

Disponível nos sistemas iOS e Android, o app pode ser baixado gratuitamente. O doador faz o cadastro e já na tela inicial consegue ver a atualização de estoque de sangue do Hemocentro e as datas disponíveis para agendar. "Estamos com uma boa adesão pelo aplicativo. A pessoa pode fazer isso de casa, ou de qualquer lugar onde estiver", afirma Bárbara Cabrera, enfermeira responsável pelo Hemocentro.

Em 10 meses de participação no app, segundo a assessoria de imprensa do "Time do Sangue", 600 downloads foram feitos na cidade. Ao todo 425 agendamentos foram realizados e 261 doações concluídas. Resultaram dessas doações 117 litros de sangue ao Hemocentro de Rio Preto. No Brasil, de acordo com a assessoria de imprensa, 26 mil downloads já foram executados e resultaram em quase 8 mil doações e mais de 3,5 mil litros de sangue doados.

Segundo Bárbara, o doador deve ficar atento no momento de baixar o app para não confundir com o aplicativo que leva o mesmo nome, mas tem o modo administrativo. "Esse (para doadores) tem o fundo branco e as letras escritas em vermelho. O outro serve somente para os administradores", orienta.

A enfermeira explica que o doador consegue agendar sua doação a cada 15 minutos, a partir das 7h. "Basta clicar na data, no horário escolhido, ler e concordar com as orientações para doação e clicar em agendado. Na véspera, o aplicativo ainda manda uma mensagem de alerta para o doador", diz.

De acordo com Bárbara, a tecnologia contribui ainda mais para aumentar a quantidade de doadores. "Ajuda, porque além de lembrar sobre a data marcada, ela é lembrada quando já pode doar de novo. Já tivemos gente com mais de duas, três vezes que vieram por conta do aplicativo", finalizou.

Quem for doar pode participar da campanha "Diário da Gratidão", basta publicar fotos ou vídeos no Instagram utilizando a hashtag #diariodagratidão ou enviar para o WhatsApp (17) 99129-7019.

Casal doa 60 litros de leite

Paralelamente à campanha em prol do Hemocentro, o Diário da Gratidão apoia projetos de instituições sociais, como a Missão Guadalupe, que precisa da doação de alimentos. A intenção é realizar o evento "Páscoa com Eles", no próximo domingo, 21, para moradores em situação de rua.

Os pedidos são por doações de arroz, feijão, macarrão e leite. Juntos, os noivos Renata Bissolli, 41 anos, e Rodrigo Lopes, 43, doaram 60 litros de leite para a Missão, nessa segunda-feira, 15. A esteticista Renata contou que soube da campanha por meio das redes sociais do Diário. "Como todo mês ajudamos uma campanha, neste resolvemos ajudar a do Diário da Gratidão", disse.

Quem puder fazer alguma doação deve levar os itens na sede do Diário, na avenida Feliciano Sales Cunha, 1.515, Distrito Industrial. (Colaborou Luciano Ramos)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso