Diário da Região

13/04/2019 - 00h30min

TECNOLOGIA

Nova geração de brinquedos permite até interação com humanos

Já existem diversos objetos no mercado para entreter as crianças e ao mesmo tempo oferecer interação e aprendizado

Fotos: Divulgação Aibo, da Sony, pode interagir com as pessoas e simular movimentos de um cão
Aibo, da Sony, pode interagir com as pessoas e simular movimentos de um cão

Se você é daqueles que se diverte "batendo um papo" com a Google Assistente ou a Siri, imagine poder interagir com brinquedos ou robôs? A inteligência artificial está cada vez mais presente em equipamentos como smartphones que permite que esses assistentes reconheçam a sua voz e responda a questões simples. Nos brinquedos não é diferente, já existem diversos objetos no mercado para entreter as crianças e ao mesmo tempo oferecer interação e aprendizado.

Um dos "brinquedos robôs" mais famosos é o simpático cãozinho Aibo, da Sony. Embora não seja uma novidade, afinal foi lançado pela primeira vez no final da década de 1990, inicialmente para ser um brinquedo, ele é um bom exemplo de como os robôs podem interagir com os humanos. O robozinho foi relançado recentemente nos Estados Unidos com atualizações importantes como função patrulha e reconhecimento facial, que permite que ele reconheça até 10 rostos e criar mapas internos de uma casa. O Aibo tem sensores que produzem reações típicas de um cão, como dar a pata, abanar o rabo, brincar com bola e até "sentir" quando recebe carinho nas costas. Não há previsão da comercialização do Aibo no Brasil.

O Dino, da Elemental Path, é um chamado CogniToy. O dinossauro T-Rex consegue se conectar ao IBM Watson. Diferentemente de outros dispositivos, o CogniToy pode criar frases mais complexas, ensinar e aprender com os pequenos. O objetivo do robô é auxiliar as crianças em seu aprendizado. Para funcionar ele precisar estar conectado a uma rede Wi-Fi, além de um app para iOS ou Android.

A Estrela apresentou na Abrin 2019 - 36ª Feira Internacional de Brinquedos - o Voice Comand, um veículo comandado por voz. Por meio de um relógio acoplado ao brinquedo é possível ativar 6 funções, associando os movimentos a palavras e idiomas. O carrinho opera na frequência 2.4, e por isso não sofre interferência.

A novidade da Sunny Brinquedos, que também foi destaque na Abrin 2019, é o Air Hogs Supernova, um produto que permite fazer movimentos que desafiam a gravidade com o poder das próprias mãos. Com o brinquedo, que parece um drone, é possível executar mais de 30 movimentos e 9 Supertruques, sem nenhum toque. O produto é equipado com um sistema inteligente a bordo, possui luzes e sensores sensíveis aos movimentos que respondem a vocês. Não é necessário o uso de controle remoto.

A tecnologia também está presente em brinquedos para os bebês. Os coleguinhas Rockit e Sparky, da Fisher-Price, interagem entre si e com as crianças, com luzes, música, e frases interativas que ensinam o alfabeto, contagem e muito mais. Eles podem gravar o que você diz e repetir com efeitos de voz. Com a tecnologia de Aprendizado por Etapas, o conteúdo educativo muda conforme o crescimento do bebê. V&A

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso