Diário da Região

15/04/2019 - 11h18min

Seu procedimento foi recusado pelo Plano de Saúde? Saiba seus direitos

Johnny Torres Segundo Rodrigo Gandolfo, a boa notícia é que decisões da Justiça têm protegido os conveniados de tais recusas e têm condenado às operadoras de planos de saúde a indenização por dano moral
Segundo Rodrigo Gandolfo, a boa notícia é que decisões da Justiça têm protegido os conveniados de tais recusas e têm condenado às operadoras de planos de saúde a indenização por dano moral

Você, que mensalmente cumpre com o pagamento do seu plano de saúde, já teve um tratamento ou um exame recusado pela operadora do plano?

Infelizmente, situações assim vem ocorrendo com muita frequência. O conveniado que está doente precisando passar por uma consulta, por um exame ou até mesmo por uma cirurgia, vem se deparando com a falta de autorização do seu plano de saúde.

Na grande maioria das vezes, as negativas são feitas pelos seguintes motivos: tempo de carência, falta de previsão no contrato, o exame ou o tratamento não está previsto na lista da ANS (Agência Nacional de Saúde).

O advogado Rodrigo Gandolfo esclarece quais motivos não pode acontecer a recusa.

“Se houver expressa indicação médica, a negativa de um procedimento não pode ocorrer e, ademais, a negativa de cobertura de um tratamento sob o argumento de não estar previsto no rol de procedimentos da ANS é completamente abusiva”, conta ele.

A boa notícia é que decisões da Justiça têm protegido os conveniados de tais recusas e, ainda, têm condenado às operadoras de planos de saúde a indenização por dano moral.

“Ninguém paga plano de saúde para, na hora que adoecer, não poder ser atendido. O dano moral é devido, pois, a recusa da operadora em autorizar um tratamento, um exame ou uma cirurgia a que esteja legal ou contratualmente obrigada, agrava a situação de aflição psicológica e de angústia do conveniado”, explica o advogado.

E não é só, essas sucessivas negativas violam as normas do Código de Defesa do Consumidor e, inclusive, a Constituição Federal que garante a todo e qualquer cidadão a assistência à saúde.

Portanto, fique atento, procure um profissional especializado na área e busque seus direitos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso