Diário da Região

18/03/2019 - 22h49min

ATENÇÃO REDOBRADA

5 golpes comuns em negociações de veículos

Golpistas oferecem anúncios falsos, cheques sem fundo e até pagamentos fraudulentos para enganar as vítimas

Unsplash Desconfiar sempre de anúncios muito chamativos é a chave para evitar golpes e dores de cabeça ao negociar o veículo
Desconfiar sempre de anúncios muito chamativos é a chave para evitar golpes e dores de cabeça ao negociar o veículo

A compra de um veículo é um investimento importante, que deve ser muito bem planejado. Porém, o comprador pode ser enganado e cair em um golpe, perdendo suas economias. O vendedor também está sujeito a essas situações, tanto na hora do pagamento quanto no momento do test drive.

Veja a seguir os golpes mais comuns em negociações de carros e saiba como evitá-los.

1. Falso pagamento

Esse golpe é aplicado em quem está vendendo o veículo. O suposto comprador diz que vai fazer o pagamento com cheque e simula a operação financeira, mostrando um comprovante falso ou um cheque sem fundo. Então, pede para o vendedor preencher os recibos de compra e venda. Tendo o carro e o comprovante em mãos, o golpista pode revender o veículo para outra pessoa ou para algum desmanche.

A dica é sempre verificar se o dinheiro está mesmo na conta e que o cheque tem fundo antes de preencher o recibo de compra e venda.

2. Golpe do test drive

Novamente, a vítima deste golpe é quem está vendendo o carro, geralmente por conta própria. O comprador pede para fazer test drive, sai com o carro e não retorna.

Atenção, pois os golpistas que agem dessa forma se vestem bem e aparentam ter muito dinheiro. Para evitar o golpe, nunca deixe o interessado sozinho no veículo, nem saia com o carro da sua casa ou da rua onde mora.

3. Carro roubado

A vítima desta vez é o comprador. Depois de realizar o pagamento, ao verificar a situação do veículo, percebe que se trata de um carro roubado. Para evitar, é sempre importante checar no Detran e comprovar que o carro é de boa procedência antes de fazer qualquer pagamento.

4. Golpe da consignação

Esse é mais raro de ocorrer. O golpista promete que um terceiro irá comprar o carro a um preço acima do valor de mercado, o que torna o negócio atrativo para a vítima. Ao entregar o veículo, o golpista desaparece com o automóvel.

É importante sempre desconfiar de ofertas muito atrativas, tanto no momento da compra quanto na venda do veículo. Geralmente, algo que parece ser um negócio muito fácil acaba se mostrando um golpe.

Além disso, ao comprar ou vender um veículo de forma particular, procure sempre negociar diretamente com o comprador ou vendedor, pois falsos intermediários podem querer intervir na negociação.

5. Anúncios falsos

Esse golpe ocorre quando o suposto vendedor anuncia um veículo muito abaixo do valor de mercado e diz que trabalha em uma determinada loja (geralmente uma marca famosa). Em grande parte dos casos, os golpistas sequer possuem o veículo anunciado e pedem um depósito em dinheiro para "segurar" o carro. Depois do depósito, eles desaparecem, deixando o comprador sem o dinheiro e sem o veículo.

Para evitar este golpe, o comprador deve sempre checar o site da loja que o vendedor supostamente trabalha e verificar se o anúncio é verdadeiro, além de ligar para a empresa para confirmar as informações.

Nos Classificados do Diário da Região, os anúncios têm procedência idônea e comprovada. Isso porque as ofertas são publicadas após um cadastro com CPF, endereço e telefone, proporcionando assim muito mais segurança ao comprador.

Agora que já sabe como evitar os golpes na negociação, clique aqui e veja 5 dicas para vender seu carro com segurança. 

(Colaborou Breno Maniezo)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso