Diário da Região

14/03/2019 - 23h27min

QUE NOME É ESSE?

5 peças com nomes estranhos que você precisa conhecer

É importante conhecer os componentes do veículo para não ser enganado

Fancycrave/Unsplash O nome pode ser estranho, mas algumas peças executam funções importantes para o funcionamento do veículo
O nome pode ser estranho, mas algumas peças executam funções importantes para o funcionamento do veículo

Burrinho de freio, cebolinha de temperatura e flauta. São nomes esquisitos, mas que certamente fazem parte do carro de todos os motoristas.

Essas peças podem ser desconhecidas da maioria dos donos de veículos, mas desempenham papel importante no funcionamento e na segurança do carro, por isso é interessante conhecê-las. Confira a seguir o que são e para que servem.

Burrinho de freio

Essa peça faz parte do sistema de freios do veículo. Ela está presente em cada uma das rodas e está ligada a um “burrinho mestre”. Ao pisar no freio, um pino entra no burrinho mestre e libera o fluido de freio para cada uma das rodas, acionando os ferios.

Cebolinha de temperatura

É o sensor de temperatura. É normalmente conectada ao motor do veículo, onde realiza a medição da temperatura e envia o sinal para o indicador do painel ou condutor responsável por monitorar. É utilizado em veículos pesados e maquinas agrícolas.

Flauta

A flauta é a válvula injetora de combustível, também conhecida como bico injetor. Ela é responsável pela pulverização do combustível de maneira estequiométrica na câmara de combustão. Essa peça é fundamental no sistema de injeção eletrônica para que o carro tenha bom desempenho e economia.

Santantônio

Essa peça é para carros conversíveis ou que possuem teto aberto. É um item de segurança para evitar que os passageiros sejam esmagados pelo peso do carro em situações de capotagem. Alguns conversíveis atuais dispensam esse acessório por conta do para-brisa reforçado ou por conter uma versão atualizada do equipamento, que se posiciona só se o carro detectar chance de capotagem.

Árvore de manivelas

Também conhecida como virabrequim, a árvore de manivelas é um eixo que recebe a força dos pistões através das bielas, e repassa para o sistema de transmissão em forma de torque.

Algumas infrações também são desconhecidas dos motoristas, mas muitas delas são ações comuns. Clique aqui e conheça 5 hábitos passíveis de multa. 

(Colaborou Breno Maniezo) 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso