Diário da Região

14/03/2019 - 00h28min

PREVENÇÃO

Como identificar vazamentos no veículo e evitar problemas

A cor e a textura do líquido podem indicar que a segurança está comprometida

PixaBay/Banco de Imagem Textura do liquido de vazamento pode indicar risco a segurança do motorista
Textura do liquido de vazamento pode indicar risco a segurança do motorista

Você tira o carro da garagem e nota que no chão ficou uma marca de líquido. É sinal de que ocorreu algum vazamento. Se a cor for escura, é provável que o líquido seja óleo. Porém, em outros casos, o vazamento é mais difícil de se notar, sendo preciso sempre prestar atenção ao sair com o carro.

Veja a seguir como identificar vazamentos no carro de acordo com a cor do líquido:

De marrom claro ao preto

Este é o vazamento mais fácil de identificar. Trata-se do óleo do motor. É um dos vazamentos mais conhecidos dos motoristas e, por isso, alguns acabam adiando a resolução do problema. Porém, se o motor não está sendo lubrificado, pode vir a fundir e causar prejuízos ao condutor. Ao notar o vazamento, o motorista deve ir ao mecânico o quanto antes para que seja feito o diagnóstico e o problema seja solucionado.

Avermelhado e fino ou grosso e marrom

Este vazamento pode ser confundido com o óleo do motor, porém, com um pouco de atenção, será possível diferenciá-lo. Ele diz respeito ao fluido de transmissão. O sistema de transmissão serve para transmitir a força, rotação e torque do motor até as rodas. Algumas transmissões recentes possuem um líquido vermelho e mais fino que o óleo. Um sinal do vazamento é perceber trancos repentinos ao trocar as marchas.

Avermelhado ou castanho e fino

Este vazamento diz respeito à direção hidráulica do carro. É parecido com o fluido de transmissão, a diferença é que ocorre na parte da frente do veículo. O vazamento da direção hidráulica deve receber ainda mais atenção do condutor, pois pode prejudicar a direção e colocar em risco a segurança do motorista. Ao detectar o problema, deve-se ir até um mecânico de confiança para que o problema seja resolvido.

De transparente até marrom e escorregadio

O motorista deve redobrar a atenção caso perceba este vazamento. Há a possibilidade de ser o fluido do freio. O condutor pode fazer um teste simples para detectar do que se trata: com a ponta dos dedos, tocar o líquido e, quanto mais escorregadio, maior a chance de ser o fluido do freio.

Ao perceber o vazamento, deve-se ir o mais rápido possível a um mecânico para sanar o problema. Este vazamento coloca em risco a segurança dos passageiros pois compromete os freios do veículo.

É importante frisar que, em todos os casos, apenas um mecânico pode identificar corretamente o que é e o que está causando o vazamento no veículo. Portanto, ao perceber qualquer anormalidade, busque rapidamente um profissional de confiança.

Além dos vazamentos, fique atento ao sinais do painel. Clique aqui e saiba o que quer dizer quando as luzes do painel acendem.

(Colaborou Breno Maniezo)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso