Diário da Região

22/03/2019 - 00h30min

ECONOMIZE

Evite comprar por impulso

Estratégias básicas podem ajudar o consumidor a poupar nas compras

Nathane Piloto 20/3/19 Mailda Antônia de Souza compra só o necessário
Mailda Antônia de Souza compra só o necessário

Para não exceder nas compras de supermercado e acabar levando produto por impulso, é preciso ter controle. Com algumas dicas básicas, é possível driblar o consumismo.

Para o economista Bruno Sbrogio, a melhor forma de economizar é aproveitar os dias de oferta.

Comprar somente o necessário pode ser uma estratégia de economia. "É importante ter uma flexibilidade para se recompensar, não ficar apenas refém do básico. Se condicionar a ter pequenos luxos quando uma meta é atingida."

Fazer lista é vantajoso, mantém o foco e permite que o consumidor não se perca no meio do bombardeio publicitário.

A podóloga Mailda Antônia de Souza é adepta da listinha, uma das formas de economizar, já que o foco é mantido para os produtos que faltam no armário. "Faço as compras uma vez no mês, sou bem controlada e compro só o necessário."

Pesquisa

Nesta semana, o Diário pesquisou os preços de 120 produtos em 14 supermercados diferentes. A variação total chegou a R$ 330,70.

Clique Clique aqui para ver tabela de preço de temperos

Clique Clique aqui para ver tabela de preço

Organize o pagamento das suas contas

Dizem que a vida de adulto se resume a pagar boletos. Portanto, para não esquecer nenhum deles e acabar tendo que arcar com multas e com o acúmulo de dívidas, é preciso organizar as contas. O site Simplic listou seis dicas simples para se organizar e ficar em dia com os boletos.

  • Organize suas finanças. Uma folha de papel ou uma planilha digital já são o suficiente para lançar as despesas e as receitas. A ideia é visualizar quanto poderá gastar;
  • Utilize aplicativos de controle financeiro. Nem sempre é fácil se lembrar de todas as contas, para isso, use aplicativos para controlar os vencimentos dos boletos. Alguns aplicativos têm funcionalidades interessantes;
  • Liste os pagamentos por ordem de prioridade. Organize as contas por data de vencimento, isso ajudará evitar os temíveis juros e também o cancelamento de um serviço. Assim, fica mais fácil encontrar os serviços mais importantes e essenciais;
  • Pague antecipado. Se tiver um dinheiro extra, aproveite e antecipe as contas. Assim evitará os juros e poderá ainda conseguir um desconto;
  • Programe o débito no automático. Fazer isso ajuda a evitar que os pagamentos se atrasem, aumentando juros e multas;
  • Faça uma reserva de emergência. Pense em uma reserva de emergência para uma eventual necessidade, como desemprego ou doença na família.

Cuidados

A manutenção preventiva do ar-condicionado deve ser constante. Assim como a limpeza periódica dos filtros faz bem para a sua saúde, mantém a eficiência do produto e previne seu bolso com gastos excessivos de energia. Desta forma, os filtros não acumulam sujeiras que podem obstruir a saída de ar e exigir mais energia para funcionar.

O filtro tela é lavável e pode ser limpo com aspirador de pó. Atenção, só reinstale após ter certeza que ele está totalmente seco. Alguns modelos tem o filtro Nano Silver, mas estes não podem ser lavados. Já os de carvão ativado e o 3M, quando sujos, devem ser substituídos. Em caso de dúvida, consulte o manual do usuário do seu aparelho.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso