Diário da Região

19/03/2019 - 00h30min

ECONOMIZE

Temporada de peixes durante a Quaresma

Nessa época, carnes ficam mais caras e o cuidado deve ser redobrado

Nathane Piloto 15/3/19 Adelque Reis prefere comprar os peixes congelados
Adelque Reis prefere comprar os peixes congelados

Durante a Quaresma, normalmente o consumo de peixe aumenta bastante, o que impacta diretamente nos preços da proteína, uma das mais saudáveis para o organismo. Para aqueles que seguem à risca a prática do catolicismo, é fundamental pesquisar os preços antes de comprar se o objetivo for economizar. Isso porque o custo da mesma espécie de peixe pode variar entre um supermercado e outro e também entre as peixarias.

Segundo o economista Hipólito Martins Filho, nesta época do ano o preço dos peixes fica mais caro porque aumenta o consumo e a lei da oferta e procura entra em ação. "É importante deixar para comprar mais próximo da Sexta-Feira Santa porque o comerciante precisa trocar o estoque, assim ele acaba comprando peixe mais barato e também mais fresco". Outra maneira de economizar é optar pelos peixes da época.

Cuidados

O Procon alerta o consumidor sobre a melhor maneira de comprar os peixes. No supermercado, os animais devem estar em balcão frigorífico ou mesa com gelo. No caso das embalagens, o freezer onde estiver armazenado não pode estar superlotado, pois pode comprometer a qualidade do peixe.

Para conservação, o produto congelado deve ser mantido sempre a temperaturas inferiores a -18 °C, e o resfriado abaixo de 0 °C. As geladeiras e balcões frigoríficos disponibilizam relógios de temperatura.

O gerente de restaurante Adelque Reis consome mais peixe na quaresma, seguindo as tradições, e opta por comprar sempre em supermercados. "Prefiro as embalagens congeladas porque sai mais em conta. E também compro com antecedência, dessa forma não pago caro."

Pesquisa

O Diário pesquisou em dez redes de supermercados preços de peixes, enlatados e azeites, a tabela serve como um guia para o consumidor, sem comparação de preços.

Clique aqui para ver a tabela de preços.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso