Diário da Região

21/02/2019 - 09h00min

EMPREENDEDORISMO

Você está preparado para o 5º Seminário Acirp de Liderança?

Participe do maior evento de capacitação e atualização empresarial da região Noroeste Paulista

Comunicação Acirp/Paulo de Paula 4º Seminário de Liderança Acirp
4º Seminário de Liderança Acirp

Diante de um mercado cada dia mais exigente, o desenvolvimento de aptidões e competências tem sido primordial para que o empresário se ajuste de maneira produtiva nas adversidades mercadológicas. Foi essa questão que impulsionou, há cinco anos, a criação do Seminário Acirp de Liderança, promovido pela a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto.

A ideia, desde o início, é trazer figuras renomadas do cenário socioeconômico com o objetivo de auxiliar empresários, empreendedores e gestores a desmistificar processos de gestão e transformar estratégias em resultados. O sucesso da primeira edição mostrou que o Seminário veio para ficar. A formatação do evento objetiva apresentar um painel com peculiaridades dos diferentes nichos e promover melhores práticas para os negócios.

“O objetivo do Seminário é estabelecer uma linguagem e um comportamento pessoal e corporativo capaz de transformar esforços estratégicos em resultados promissores, criando tendências de êxito”, explica o Presidente da Acirp, Paulo Sader.

A seguir, você confere uma entrevista especial com os palestrantes que falam sobre os assuntos que serão abordados no evento.

 

POLÍTICA / ECONOMIA | Luís Artur Nogueira

PALESTRA: “O Futuro Econômico no Governo Bolsonaro e as Oportunidades no Brasil”

Divulgação Luís Artur Nogueira debaterá o futuro econômico no governo Bolsonaro
Luís Artur Nogueira debaterá o futuro econômico no governo Bolsonaro (Foto: Divulgação)
Luís Artur Nogueira é jornalista, economista e palestrante, com MBA em mercado financeiro. Atualmente escreve na revista e no site da ISTOÉ Dinheiro, onde mantém o blog "Descomplicando a Economia. Escreve e fala sobre Economia, Negócios, Empreendedorismo e Educação Financeira. Com mais de 20 anos de profissão, passou também pelas revistas EXAME e INFO, e pelas rádios Trianon e Bandeirantes.

Sua palestra no Seminário Acirp de Liderança será totalmente interativa. Como vai funcionar?

Farei uma palestra sobre o cenário econômico e político nacional e internacional, com ênfase no governo Bolsonaro e nas oportunidades no Brasil. Falarei também sobre as lições do governo Temer que podem ser úteis ao presidente Jair Bolsonaro. A minha palestra é totalmente interativa, ou seja, os participantes vão responder perguntas e definir temas sobre os quais iremos debater. Para isso, todos os participantes receberão um controle remoto.

De acordo com a Sondagem Conjuntural dos Pequenos Negócios, 95% dos pequenos empresários acreditam que o país voltará a crescer. O Banco Mundial também apresentou uma previsão otimista de crescimento para o PIB. Mediante este cenário o que os empresários devem esperar para 2019?

Esse otimismo deve continuar se o governo Bolsonaro conseguir avançar com as reformas, principalmente a da Previdência Social. Sem ela, os investidores não conseguirão vislumbrar o sucesso do ajuste fiscal defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O resgate da confiança de empresários e consumidores é o primeiro passo para a retomada do crescimento econômico. Com o avanço da agenda reformista no Congresso Nacional, o Produto Interno Bruto (PIB) poderá registrar expansão de 2% a 3% neste ano.

     

COMUNICAÇÃO / MOTIVAÇÃO | Dado Schneider

PALESTRA: “Se o mundo mudou bem na minha vez, o que é que eu faço agora?”

Divulgação Doutor Dado Schneider vai falar sobre a necessidade de se adaptar e se atualizar
Doutor Dado Schneider vai falar sobre a necessidade de se adaptar e se atualizar (Foto: Divulgação)
Dado Schneider é um dos mais requisitados palestrantes do Brasil, graças ao seu temperamento inovador. Foi considerado pelo site BuzzFeed como “um dos palestrantes imperdíveis da Campus Party” – de onde passou a ser Embaixador.

O senhor é um estudioso da Geração Z – os chamados nativos digitais – e afirma que ela é quem vai mudar o mundo. Quem são os jovens da Geração Z, quais as suas preocupações de consumo e como eles – empreendedores que são – farão a diferença no futuro?

Eles são pessoas que nasceram numa época completamente diferente de todas as gerações anteriores. Vieram para o mundo com ele “mais ou menos pronto”. A internet é um divisor de águas na história da humanidade. Eles não viram a internet entrar na vida deles; quem viu a internet entrar em sua vida foi quem já era nascido no século 20. Então, quando os nativos digitais nasceram, já existia toda essa plataforma digital que está mudando nossa vida e vai mudar cada vez mais. Em relação às preocupações de consumo, essa geração é completamente diferente das anteriores porque ela se caracteriza pelo consumo compartilhado, eles têm verdadeira preocupação com sustentabilidade, têm interesse em saber se os fornecedores têm causas e propósitos, e eles têm outra diferença muito grande de quem veio do século 20: total ausência de preconceitos. A adversidade é algo normal para eles. As marcas vão sofrer porque terão de se adaptar muito mais rapidamente do que imaginavam a essas novas posturas e demandas da geração Z. Eles, como empreendedores, não tendem a começar o negócio no formato físico e depois ir para o digital. Eles vão necessariamente começar os seus negócios na plataforma digital, e isso muda completamente o “escritório”. Talvez não tenham paciência de trabalhar nos escritórios que as gerações nascidas no século 20 trabalharam.

    

TENDÊNCIAS / GESTÃO | Dan Stulbach, José Godoy e Teco Medina (Fim de Expediente CBN”) + Daniel Rodrigues

Reprodução: Facebook José Godoy, Dan Stulbach e Luiz Gustavo, do programa "Fim de Expediente" da rádio CBN
José Godoy, Dan Stulbach e Luiz Gustavo, do programa "Fim de Expediente" da rádio CBN (Foto: Reprodução: Facebook)
Essa atração reproduz o espírito do início do fim de semana no final do expediente onde o trio discute assuntos e temas que impactaram a semana e como esses devem afetar o futuro da política e economia do país. Para respaldar assuntos ligados ao âmbito local, o trio receberá o Diretor de Serviços da Acirp, Daniel Rodrigues, para se juntar na roda e instigar temas que dizem respeito diretamente à Rio Preto.

Dan Stulbach é ator, radialista, diretor, apresentador, empresário e, um dos artistas mais premiados do Brasil. Foi apresentador do programa CQC da Band e de programas no rádio, como CBN e ESPN.

Teco Medina é Colunista da CBN e Consultor financeiro, atuando há quase 20 anos no mercado financeiro.

Divulgação Daniel Rodrigues, diretor de Serviços da Acirp, discutirá temas ligados a Rio Preto
Daniel Rodrigues, diretor de Serviços da Acirp, discutirá temas ligados a Rio Preto (Foto: Divulgação)
José Godoy começou a produzir poemas no início dos anos 2000, mas levou quase uma década para organizar seu trabalho em livros. Foi ghost-writer e contribuiu com artigos para diversas publicações, entre elas os jornais Valor Econômico e O Globo.

Daniel Rodrigues é Mestre em Estudos Linguísticos pela Unesp e bacharel em Letras pela mesma universidade. Especializou-se em Gestão da Educação à distância e em Gestão Empresarial pela FGV-RJ. Atualmente é diretor do Setor de Serviços da Acirp e membro da Small Giants Community.

Temos um escritor de livros, um ator e um consultor financeiro. Como esse “quebra-cabeça” se encaixa tão bem na discussão dos temas propostos pelo Fim do Expediente?

Teco Medina: O nosso grande segredo é o fato de que a gente tem um diferencial que outros programas não têm: somos amigos desde a época do colégio! Sabemos muito bem como um reage, do que um gosta e do que não gosta, até onde podemos ir. Então, acho que a gente acaba criando um ambiente bastante agradável e inclusivo para todo mundo. O fato de termos profissões tão diferentes é uma coisa que ajuda ainda mais, porque são visões diferentes de um problema, visões diferentes de gostar ou não gostar de um filme, de um livro, de uma série. São visões diferentes do que nos interessa, do que nos preocupa, do que nos desagrada. Então, acho que acaba sendo uma combinação bastante legal de sermos pessoas muito próximas com bastante intimidade, com bastante história, mas com carreiras profissionais e pessoais muito diferentes que acabam convergindo para uma coisa mais bacana para quem está vendo ou para quem está ouvindo (o programa).

Por meio do associativismo em Núcleos Setoriais o setor cresce, todos crescem. Ao se unirem, as empresas começam a progredir profissionalmente. Como mostrar ao empresário que deixar de lado a concorrência é um bom negócio?

Daniel Rodrigues: A Acirp consegue mostrar isso com ações práticas pela metodologia que emprega para a formação de seus Núcleos Setoriais. A etapa inicial é realizada em parceria com o Sebrae utilizando a metodologia do programa Empreender. Todos os empresários constroem juntos o plano estratégico para o núcleo estabelecendo as diretrizes a serem desenvolvidas em conjunto. Assim, apesar de concorrerem, trabalharão juntos para melhorar o mercado como um todo, estabelecendo boas práticas de gestão com princípios éticos de concorrência gerando mais valor para a própria empresa e seus clientes. Como os planos de ação estabelecem objetivos claros a serem atingidos, é mensurável o retorno que todo empresário tem com sua participação. Além disso, causas comuns a todos os empresários do setor que necessitem de uma articulação maior para poderem ser atacadas, ganham força ao agirem em conjunto por meio da representatividade do Núcleo Setorial, em vez de atuar sozinho no mercado para enfrentar tais barreiras ou problemas. Depois de estabelecido o plano estratégico para o Núcleo Setorial, são discutidas as ações e estruturados os planos para serem executados ao longo do ano.

      

INOVAÇÃO / TECNOLOGIA | Emília Chagas

PALESTRA: “Como construir uma estratégia digital efetiva”

Divulgação Emília Chagas dará palestra sobre como construir uma estratégia digital
Emília Chagas dará palestra sobre como construir uma estratégia digital (Foto: Divulgação)
Emília Chagas é Cofundadora da Growth Boulevard e CEO da Contentools, plataforma de gestão de conteúdo online. É jornalista pela UFSC e atua no mercado de conteúdo digital há 12 anos. Empreendedora da 500 Startups (Batch 12), Promessas Endeavor, StartupSC e Startup Brasil.

Há tempos que o marketing digital se tornou investimento indispensável para as empresas que querem ganhar a atenção do público. Uma das estratégias é o marketing de conteúdo. Ele funciona para todos os tipos e tamanhos de empresas?

O fato é que o processo de compra mudou. Ninguém mais quer ser alvo de "discursos comerciais". Para procurar sobre produtos ou serviços, os consumidores voltam-se às ferramentas de busca. Ao oferecer conteúdo útil, a empresa passa a ser encontrada nesses momentos, passa a receber atenção e reputação online. Gostamos de lembrar que Marketing de Conteúdo não se resume a adquirir leads ou contatos, converter clientes e vender diretamente. Marketing de Conteúdo significa conquistar familiaridade, conquistar simpatia, conquistar confiança. Esse movimento se tornou ainda mais relevante nos últimos anos porque compartilhar conhecimento atrai interesse genuíno, mostra aos potenciais clientes os diferenciais do produto ou serviço muito antes do momento de negociação. Essa é a melhor arma de conquista. Ao produzir conteúdo, a empresa permite que as pessoas leiam ou assistam, compartilhem, tirem dúvidas e aprendam. Uma boa estratégia de conteúdo funciona como geradora de demanda e precisa estar alinhada aos objetivos da empresa. O que isso significa? Conteúdo é um ativo da empresa, a estratégia é core business - e core business não pode ser terceirizado. É possível terceirizar partes do processo para facilitar o dia a dia. Por exemplo: ter um time de redatores e editores na nuvem, receber conteúdo original produzido por estes profissionais e organizar os processos em um software de gestão de conteúdo é uma ótima saída para poupar tempo e dinheiro - assim o gestor de marketing consegue focar os recursos na promoção do conteúdo e o tempo na análise de resultados.

    

SERVIÇO

5º Seminário Acirp de Liderança

Data: 21 de março (quinta-feira)

Local: Teatro Municipal Paulo Moura (Complexo Swift)

Horário: das 8h às 18h

Convites: (17) 3214-9433

VALORES

• 2º lote: até 28 de fevereiro

- Associados: R$ 350,00 (individual) ou R$300,00 (a partir de 3 convites / cada)

- Não Associados: R$ 450,00 (individual)

• 3º lote: 1º de março até o dia do evento

- Associados R$ 400,00 (individual) ou R$350,00 (a partir de 3 convites / cada)

- Não Associados: R$ 450,00

Consulte as condições de pagamentos pelo telefone (17) 3214-9433

www.acirpriopreto.com.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso