Diário da Região

20/02/2019 - 08h54min

ARQUITETURA

Como o arquiteto pode reduzir os custos de uma obra

Elaboração de um projeto pode evitar uma série de problemas durante a construção

Johnny Torres - 13/02/2019 Giuliano Amaral ouve atentamente os clientes para criar projetos personalizados
Giuliano Amaral ouve atentamente os clientes para criar projetos personalizados

Ter uma casa perfeita é o sonho de muita gente, mas logo o planejamento pode virar um pesadelo. Na intenção de economizar algumas pessoas acabam pulando um dos itens mais importantes para uma obra: o projeto de um arquiteto, e essa atitude faz com que se gaste muito mais dinheiro.

Um profissional da área é essencial para que a reforma ou obra saia como o planejado, já que o arquiteto acompanha todos os detalhes do início ao fim.

Para entender essa importância é preciso saber como funciona um projeto arquitetônico. O primeiro passo é o levantamento, onde é feito o reconhecimento do local da obra e listada toda a documentação desse terreno. Assim o profissional consegue ter um início de todo o projeto. Além disso, cada município possui a sua legislação e isso pode influenciar na hora de se fazer a planta.

Em seguida é feito o anteprojeto e realizada uma entrevista com o cliente, apresentando todas as ideias. Em Rio Preto o arquiteto Giuliano Amaral explica que esse é um momento importante, já que o profissional precisa entender exatamente os desejos de seu cliente, para que seus desejos sejam contemplados no final.

"A primeira coisa antes de fazer o projeto eu procuro fazer uma entrevista com o cliente, descobrir o que cada um da família gosta de fazer, pergunto sobre profissão e hobbies. O arquiteto precisa entrar no intimo daquele cliente para saber exatamente como vai ficar o seu projeto final", explica ele.

Giuliano que possui seu escritório há 4 anos e atualmente emprega 4 estagiários e 1 arquiteto formado, traz em sua bagagem de estágios e projetos a experiência para entender seu cliente. Para ele esse conhecimento é fundamental, já que o projeto deve focar para quem está sendo feito e não no arquiteto em si.

"Eu vim da arte, trabalhei dos 17 anos até os 25, pintando telas e fazendo esculturas, comecei dar cursos de pintura e sempre tive o sonho de fazer arquitetura. Trabalhei em escritórios como estagiário e aprendi muito nesses lugares, em um desses estágios só trabalhei em projetos grandes. Eu amo a arquitetura e desde sempre eu penso nos meus projetos para o meu cliente", conta ele.

Em seguida é feito o projeto de aprovação. Cada município estabelece suas regras e leis de construção, cabe ao arquiteto analisar essas leis para obter as aprovações necessárias de itens como limite de altura, área máxima para construção, condições do solo e a distancia do terreno vizinho.

O projeto executivo é o quarto passo. Ele é aquilo que vai para a obra, a planta e todos os desenhos. No caso do escritório de Giuliano, são entregues projetos de até 40 páginas detalhadas com pontos elétricos, hidráulicos, áreas molhadas e todos os detalhes que auxiliam na execução da obra e até diminui eventuais problemas. O arquiteto também da ênfase aos projetos complementares, que são os projetos de fundação, de estrutura, hidráulico, elétrico e climatização, que são apresentados posteriormente ao projeto de arquitetura.

Por último Amaral explica que pode ser feita uma compatibilização de todos os projetos, ou seja, uni-los para que seja feita uma revisão de cada detalhe e analisar se um complementa o outro.

Em seguida Giuliano explica que realizados todos esses passos, sua obra terá um custo e tempo reduzido, já que tudo é uma junção de especificações que auxiliam o andamento positivo e a realização mais completa da obra.

"Antes muita gente achava que o projeto era caro. Mas analisando todas as etapas, é o mais barato da obra e no final ele poupa dinheiro e trabalhos feitos atoa", finaliza ele.

SERVIÇO

Giuliano Amaral Arquitetura

Av. Vera Cruz, 639, 5º andar - Sala 54 - Parque Estoril

São José do Rio Preto - SP

giuliano@giulianoamaral.com.br

17 3364-3663

17 99739-8045 

Facebook: Giuliano Amaral Arquitetura

Instagram: @giuliano_amaral_arquitetura

https://www.giulianoamaral.com.br/

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso