Diário da Região

09/02/2019 - 01h30min

VENCENDO O CALOR

Ar-condicionado manual e digital: conheça as diferenças

Principal diferença está no ajuste da temperatura

PixaBay A qualidade do ar dos sistemas automáticos e manuais é a mesma, diferindo apenas no ajuste da temperatura
A qualidade do ar dos sistemas automáticos e manuais é a mesma, diferindo apenas no ajuste da temperatura

Você sabia que existem dois tipos de ar-condicionado automotivo? Um deles é o manual, mais tradicional e presente na maioria dos automóveis, até nos mais populares. O outro é o automático, um sistema mais sofisticado, em que o ajuste da temperatura se dá de forma diferente. A seguir, confira as diferenças entre os dois modelos.

Sistema manual

O sistema manual, mais tradicional, tem 4 opções para a velocidade do ar. Nele, o motorista não controla a temperatura interna do veículo, podendo escolher apenas a gradação do frio, que pode ser mais ou menos gelado, de acordo com a sua vontade. O problema é que essa gradação varia com relação às áreas externas, mudando de acordo com a temperatura exterior do veículo.

Sistema automático

Já no sistema automático, o motorista escolhe a temperatura e o sistema se mantém constante. Por exemplo, se escolheu 23ºC, o interior do veículo ficará nesta temperatura, independentemente das condições exteriores.

As opções de velocidade do ar, neste caso, influenciam apenas no tempo em que levará para alcançar a temperatura desejada, podendo ser mais rápido quando a velocidade for maior.

Não confunda, porém, o sistema automático com os botões digitais. Nestes modelos, o botão escolhe apenas a velocidade do ar, não a temperatura.

Manual ou automático, manutenção é fundamental

Estando em dia com a manutenção, a qualidade do ar em ambos os sistemas será a mesma. Os dois usam as mesmas peças e o mesmo sistema de refrigeração. A grande diferença é no ajuste da temperatura.

O ar-condicionado do seu carro não está gelando? Clique aqui e conheça alguns sinais de que está na hora de trocar o filtro do equipamento.

(Colaborou Breno Maniezo)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso