Diário da Região

09/02/2019 - 22h02min

LAR IDEAL

Casa ou apartamento: quais as vantagens e desvantagens?

Localização, custos e segurança são pontos fundamentais na hora de decidir qual o melhor tipo de imóvel para você

Johnny Torres 27/11/2018 Localização, custos e segurança são pontos fundamentais na hora de decidir qual o melhor tipo de imóvel para você
Localização, custos e segurança são pontos fundamentais na hora de decidir qual o melhor tipo de imóvel para você

Decidir a moradia entre casa ou apartamento pode até parecer que é baseado apenas nas preferências e gostos do morador, mas vai muito além disso. Questões financeiras, localização do imóvel e, principalmente, os benefícios que ambos oferecem para cada estilo de vida são peças fundamentais e que devem ser muito bem analisadas antes de escolher o imóvel ideal para aqueles que ali irão residir. Afinal, investimento imobiliário não é brincadeira.

Ainda representando um maior número aqui em Rio Preto, as casas, que antes eram a principal escolha da população, encontraram um bom concorrente nos apartamentos, que hoje em dia têm agradado mais ao novo perfil dos residentes da cidade. Mas, apesar das buscas serem baseadas em questões específicas da vida do futuro morador, escolher entre um deles ainda é uma tarefa difícil por representar a decisão entre liberdade e segurança.

A microempresária Fabiana Tibiriçá, que já morou em casa e hoje reside em um apartamento, conta que antes tinha como vantagem o fator da liberdade, porém não sentia a segurança que um apartamento proporciona. Apesar disso, morar em um prédio requer algumas regras de condomínio, o que gera certa falta da tão querida liberdade dentro do imóvel. Diante disso, Fabiana diz sim ter vontade de voltar a residir em uma casa, mas há exigências para isso. “Só se for em condomínio fechado, do contrário contínuo a residir em apartamento”, afirma.

Apesar desse receio que ambos causam, um ponto que inicialmente tem total influência na decisão é a região em que a pessoa deseja residir. “Quem quer morar em áreas centrais da cidade vai dar preferência ao apartamento, tanto para comprar quanto para alugar. Já no que se refere a casas, a quase totalidade das compras são feitas visando a moradia e são geralmente em condomínios mais afastados do centro da cidade”, conta o corretor de imóveis Thiago Ribeiro.

Essa decisão pela localidade do imóvel, causada geralmente pela proximidade a um emprego ou ao local de estudo, pode até ser fundamental, mas ainda assim é preciso levar outros pontos em consideração. “É preciso verificar se não há feira livre na rua do imóvel, se ele não está próximo a um aeroporto, por exemplo, ou a quaisquer outras fontes de barulho, como casas noturnas e determinados templos religiosos, bem como empresas que podem produzir poluição tanto sonora quanto do ar, produzindo cheiros desagradáveis”, explica o corretor.

Além disso, ainda nesse aspecto de localização, também é indispensável considerar as proximidades positivas para o dia a dia, como hospitais, centros de saúde, parques públicos, centros de comércio e shoppings. Nesse ponto, morar em uma área central da cidade acaba gerando mais despesas com conta condominial de apartamento, mas também pode trazer vantagens como a economia de combustível no deslocamento para o trabalho e principalmente na hora de buscar as principais necessidades que a rotina exige.

Em questão de gastos, morar em um apartamento acaba sendo mais vantajoso devido aos custos rateados, ou seja, valores de jardinagem, manutenção de quadras, piscinas e outros equipamentos são divididos entre os moradores do condomínio. Isso torna possível manter certas “mordomias”, gastando menos por isso devido à divisão igualitária entre os residentes. “E, neste aspecto, vale lembrar que Rio Preto detém no país o título de ‘capital das piscinas’, pois tem uma piscina para cada 565 habitantes, ganhando de braçada da capital federal, Brasília, que ocupa a segunda posição, com uma para cada 2.790 moradores”, diz Ribeiro.

Pelo ponto da convivência, quem opta por apartamentos acaba tendo uma maior proximidade com os outros moradores do condomínio, já que a vizinhança é maior e mais próxima. Além disso, aqueles que costumam viajar com frequência também são favorecidos, pois os vizinhos podem ter um contato mais direto com a frente do seu lar e checar com frequência se está tudo sob controle e seguro.

Por outro lado, aqueles que escolhem residir em casa conquistam a tão sonhada privacidade, apesar de ter as suas desvantagens. Esse tipo de moradia acaba, de certa forma, mantendo um certo distanciamento entre a vizinhança e proporcionando uma maior exposição a roubos e furtos, porém, tomando algumas medidas protetoras e certos cuidados preventivos, problemas como esses acabam podendo ser evitados. Sem contar que morar em uma casa pode proporcionar mais liberdade em montar seu próprio quintal, realizar churrascos e encontros com os amigos e criar animais de estimação, sem a preocupação de incomodar a vizinhança.

Lembrando que, hoje em dia, os novos lançamentos de casas em condomínios horizontais já vêm acompanhados de um grande avanço em segurança, se assemelhando bastante a proteção encontrada em prédios. Apresentando tecnologias e estruturas mais modernas, já são capazes de proporcionar total tranquilidade e segurança para quem sonha em morar em uma casa com sua família, totalmente seguro na liberdade de seu lar.

Preparado para escolher seu novo lar? Clique aqui e confira as melhores ofertas de imóveis nos Classificados do Diário da Região.

(Colaborou: Larissa Senigali)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso