Diário da Região

10/02/2019 - 07h51min

CARREIRA

Redes sociais podem impactar sua vida profissional

Saiba quais tipos de atitudes e postagens nas redes sociais podem atrapalhar sua trajetória profissional ou até mesmo impedir uma contratação futura

Mara Sousa Diretora de RH Ellen Leandro afirma que empresas consultam o perfil dos candidatos nas redes sociais antes de efetivar a contratação
Diretora de RH Ellen Leandro afirma que empresas consultam o perfil dos candidatos nas redes sociais antes de efetivar a contratação

As redes sociais se tornaram aliadas não só no processo de aproximação das pessoas ao redor do mundo, mas também de profissionais e empresas. Essa transformação mudou os modos de interação e as relações de trabalho. Porém, é preciso ter cuidado, principalmente quem está à procura de emprego.

No ambiente virtual, normalmente as pessoas expressam seus pensamentos e atitudes sem medir as consequências. E nesse território onde não há divisão entre o que é público e privado, patrões e recrutadores estão observando o que os profissionais compartilham nas redes sociais e os possíveis impactos que elas podem gerar.

Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half mostrou que 44% dos candidatos brasileiros a uma vaga demonstram aspectos negativos nas redes sociais que seriam suficientes para desclassificar um candidato no processo de seleção.

A vendedora Joice Almeida já teve problemas com o uso inadequado de postagens em redes sociais. "Eu acabei sendo muito prejudicada no meu antigo trabalho. Eu trabalhava à noite. Acabei faltando do serviço e fui para uma festa, e uma amiga publicou uma foto em que eu aparecia. Quando meu chefe descobriu acabei sendo despedida", conta a vendedora.

Quando falamos em redes sociais e seus impactos, podemos escolher se eles serão positivos ou negativos à nossa carreira. Tudo depende do nível de maturidade profissional, e a atenção que damos aos nossos objetivos. As empresas buscam informações a respeito do histórico profissional através das nossas redes de amigos, para que sirvam como referências no processo de seleção.

Segundo a diretora-executiva de RH Ellen Leandro, as redes sociais contribuem para as empresas reconhecerem os perfis dos candidatos. "Grande parte da população tem hábito de postar as suas culturas, opiniões a todo tempo e não possuem um equilíbrio. Através disso conseguimos identificar o perfil de cada um", explica a diretora.

Em uma empresa ou em processos seletivos, os consultores de RH têm papel fundamental para reconhecer quais os perfis ideias de cada colaborador. As plataformas digitais se comunicam automaticamente, monitorando se o funcionário ou candidato condiz com a vaga que é solicitado na empresa.

Para o advogado e coordenador da OAB Paula Baria, é importante lembrar que o funcionário tem um compromisso com a empresa e de que ela precisa do seu comprometimento e responsabilidade. "O limite de publicações é o bom senso, tanto nas relações sociais como no trabalho. A razoabilidade deve prevalecer. Então, a pessoa deve se preservar quando publica algo nas redes sociais", ressalta Baria.

Atualmente, Joice entende que sua demissão foi por sua própria atitude, compreendendo que uma publicação inadequada pode resultar em demissão. "Agora, procuro sempre tomar o máximo de cuidado com aquilo que público", conta a vendedora.

O ideal é lembrar que as informações ganham proporções ilimitadas nas redes sociais, já que uma foto ou comentário pode comprometer sua imagem e prejudicar sua carreira. "Já tivemos candidatos que estavam em processos seletivos e a empresa consultou o seu perfil e optou por não dar andamento com ele na seleção, porque entendeu que ele não se enquadrava na cultura e valores da empresa", explica a Ellen.

A professora Luciene Mendes também sempre realizava diversas publicações em suas redes sociais durante o dia. Agora, ela pensa duas vezes antes de publicar algo. “Hoje eu faço poucas publicações, procuro selecionar quem pode ter acesso a elas, e compartilho somente o que é relevante. Menos é mais", destaca.

É necessário, ao fazer publicações em sua rede de amigos, ponderar os assuntos, a linguagem e entender que nem todo assunto deve ser abordado no meio online, visto que eles revelam muito sobre sua postura e personalidade.

Confira dicas de como usar as redes sociais de forma adequada

1- É preciso entender que as redes sociais são uma vitrine e tudo que é postado vão demonstrar a sua personalidade.

2- Imagens e atitudes influenciam diretamente ou indiretamente na vida pessoal e profissional. Por isso, todo cuidado é importante.

3-Insira somente os seus dados profissionais e certificados que sejam relavantes. Demonstre sua imagem de forma positiva.

4- Evite fazer postagens sobre assuntos polêmicos. Tenha cuidado ao manifestar sua opinião.

5- Não use as redes sociais para desqualificar pessoas ou empresas.

6- Tome cuidado com fotos em festas, ou em situações incomuns. Elas podem acabar não sendo bem interpretadas.

7-Cuidado ao expor em excesso a sua vida íntima e informações financeiras.

Procurando emprego? Clique aqui e confira as vagas disponíveis em Rio Preto e região nos Classificados do Diário!

(Colaborou Alana Gabriela)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso