Diário da Região

01/02/2019 - 10h30min

VINHOS E OS PRAZERES

Os vinhos finos de Cos D'Estournel

Vinhedos ficam situados a sudoeste da França, próximos ao oceano Atlântico, em volta dos rios Gironde

Alberto Andalo Junior/Arquivo pessoal Cos D'Estournel, que fica em St-Estephe, na margem esquerda do Garonne
Cos D'Estournel, que fica em St-Estephe, na margem esquerda do Garonne

A região de Bordeaux é conhecida por reunir a maior quantidade de vinhos finos do mundo e provar os Châteaux Cos D'Estournel, Rothschild e Chateau d’ Yquem é desejo de muitos apreciadores.

Estes vinhedos ficam situados a sudoeste da França, próximos ao oceano Atlântico, em volta dos rios Gironde e de seus formadores, Dordogne e Garonne.

A principal cidade da região é Bordeaux, onde fiquei hospedado, justamente a fim de visitar uma das vinícolas mais exóticas do local e excelente produtora de vinhos: Cos D'Estournel, que fica em St-Estephe, na margem esquerda do Garonne.

No caminho para Estournel, pude avistar vários vilarejos, tais quais Paulliac e Margaux, que levam o nome de importantes sub-regiões vinícolas.

Os clássicos, imponentes e elegantes Chateaux ladeados por mares de vinhedos verdes e carregados de uvas nesta época do ano, chamam nossa atenção.

Chegando ao Cos D'Estournel percebi o impacto de sua arquitetura. Sua construção é exótica e exibe três torres que mais parecem pagodes chineses, revelando uma verdadeira e significativa influência oriental.

O portal de entrada do Chateau contém um arco com o seu nome, um leão e um unicórnio, que representam o poder e a pureza. O edifício faz referência às construções persas e tem um jardim com espelho d’água, palmeiras e estátuas de elefantes indianos.

A entrada principal tem uma pesada e suntuosa porta esculpida em Zanzibar.

Toda esta excentricidade foi idealizada por Louis Gaspard D’Estournel, que receberia o apelido de Marajá de Saint-Estèphe. Ele herdou as terras e construiu o prédio em 1811 e viveu muitos anos como mercador, passando muito tempo no Oriente, de onde veio sua inspiração para a arquitetura de sua vinícola.

O exotismo aparece também na decoração interna, com estátua de elefantes por vários lugares.

Louis não tinha herdeiros e promovia festas nababescas que contaram com a presença de Julio Verne, Marx, Napoleão III e czares russos. Tudo isso para divulgar seus vinhos, sua verdadeira paixão!

Esta grande despesa, no entanto, o levou a bancarrota e ele teve que vender seu Chateau a banqueiros ingleses. Atualmente a Cos de Estournel pertence a um empresário do ramo hoteleiro, Michel Reybier.

Nesta agradável visita, provei 2 de seus vinhos tintos:

Les Pagodes de Cos 2011, com 65% de Cabernet Sauvignon, 33% de Merlot e 2% de Petit Verdot e o Cos D’Estournel 2008 - Grand Crus Classé, que usa 85% de Cabernet Sauvignon, 13% de Merlot e 2% de Cabernet Franc.

Ambos os vinhos maravilhosos, aveludados, equilibrados e com longa persistência.

O cuidado na produção dos vinhos é tão grande que, foram instalados elevadores para levar o vinho em cubas de inox, para o andar superior, a fim de fazer sua trasfega, sem usar bombas.

Esta vinícola, com características exóticas e excelente qualidade de vinhos, é realmente uma vinícola única e singular!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso