Diário da Região

09/02/2019 - 22h07min

EM DEZEMBRO

Passagens aéreas desaceleraram inflação de serviços

A queda nas tarifas aéreas desacelerou a inflação de serviços de 0,62% em dezembro para 0,50% em janeiro

Johnny Torres 15/8/2018 A queda nas tarifas aéreas desacelerou a inflação de serviços de 0,62% em dezembro para 0,50% em janeiro
A queda nas tarifas aéreas desacelerou a inflação de serviços de 0,62% em dezembro para 0,50% em janeiro

A recuperação ainda lenta da economia e o avanço na ocupação via informalidade no mercado de trabalho explicam o crescimento modesto na inflação de serviços, avaliou Pedro Kislanov da Costa, analista do Sistema Nacional de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Teve redução da taxa de desocupação, mas a massa salarial continua estável. Essa recuperação é calcada na informalidade. As pessoas têm cautela ainda na hora de consumir, por isso a gente nota um crescimento nos serviços (na inflação de serviços), mas ainda é moderado", disse Costa.

A queda nas tarifas aéreas desacelerou a inflação de serviços de 0,62% em dezembro para 0,50% em janeiro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A taxa acumulada em 12 meses pela inflação de serviços aumentou de 3,36% em dezembro de 2018 para 3,71% em janeiro de 2019.

Quanto à inflação de bens e serviços monitorados pelo governo, houve aceleração de -0,89% em dezembro para 0,05% em janeiro. Os preços dos combustíveis caíram menos, enquanto houve reajuste em tarifas de transporte público.

A taxa da inflação de monitorados acumulada em 12 meses diminuiu de 6,20% em dezembro para 6,04% em janeiro, o menor patamar desde julho de 2017, quando estava em 4,72%.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso