Diário da Região

09/02/2019 - 20h16min

A FORÇA DO IMPRESSO

Anúncio impresso tem maior impacto no público

Pesquisa de empresa alemã mostra que os impressos são lidos com mais atenção

Belisário/Editoria de Arte sobre reprodução

A concentração de publicidade online nas mãos de Google e Facebook tem levado os jornais a investir na monetização por meio de diferentes formatos de conteúdo pago. Os publishers também não desistem de obter melhores resultados financeiros com anúncios digitais. Curiosamente, vem da versão em papel dos jornais, cuja queda na circulação é constante, um valor de extrema importância que pode ajudar a traçar estratégias mais eficazes no meio online.

Estudo da empresa alemã Score Media, proprietária de várias publicações, revela que nenhum outro canal tem tanto impacto publicitário como o anúncio impresso no diário de um assinante. A pesquisa mostra que os impressos são lidos com mais atenção, enquanto a audiência na internet, televisão e rádio denota atenção mais fugaz.

A pesquisa, chamada de Faktor Print, segundo o site Laboratorio de Periodismo, ouviu especialistas, leitores de jornais e entrevistou 7,5 mil pessoas online. Entre os entrevistados que leem jornais, 69% afirmaram não fazer nenhuma outra atividade paralela enquanto leem. Já a televisão, a internet e o rádio, como era de se esperar, são geralmente usados ao lado de outras atividades, como as tarefas domésticas. Os autores do estudo argumentam que, por mais evidentes que sejam esses comportamentos, eles retratam que, diante de tantas mudanças de hábito em favor do cotidiano online, o impresso (jornais e revistas), por sua leitura de maior concentração, continuam a registrar um maior efeito positivo na memória publicitária.

Ao serem questionados, 80% dos leitores assinantes de jornais recordaram as marcas anunciadas. As revistas aparecem em segundo lugar, 76%, seguidas dos jornais impressos comprados em banca (67%). Na internet, o índice é de 63%. Depois estão televisão e rádio, ambos com 50%. Outro elemento importante que eleva a atenção entre os leitores assinantes de jornais é o fato de que boa parte deles dá preferência a veículos regionais, com informações que não são encontradas em outros meios.

"Como o estudo Faktor Print demonstra de forma impressionante, o jornal de assinatura em um mundo cada vez mais agitado é um oásis de calma e desaceleração e oferece o melhor acesso ao público-alvo. Representa informação séria e credível e destaca-se por sua proximidade regional única, o que é um profundo vínculo com os leitores. O meio impresso de informação simplesmente consegue ancorar a memória de marcas e produtos a longo prazo", comenta Carsten Dorn, diretor administrativo do Score Media Group.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso