Diário da Região

06/02/2019 - 00h08min

VOLTA ÀS AULAS

Como montar uma lancheira saudável e atrativa

Nutricionista orienta sobre alimentos saudáveis para as crianças; veja quatro possibilidades de combinações

Pixabay/Banco de Imagens Segundo nutricionista, frutas são essenciais para montar uma lancheira saudável para seu filho .
Segundo nutricionista, frutas são essenciais para montar uma lancheira saudável para seu filho .

Na primeira semana da volta às aulas, os pais devem se atentar para a alimentação das crianças nas escolas. Os doces e salgadinhos nas lancheiras devem dar lugar a alimentos com mais nutrientes, que contribuam para o desenvolvimento dos pequenos. Mas, como fazer uma lancheira saudável e ao mesmo tempo atrativa para as crianças? Criatividade é a palavra-chave para os pais que buscam uma solução.

A nutricionista Marise Bandeira, da Unimed, explica que existem alimentos que devem ser consumidos de forma esporádica, como os ultraprocessados. Os pais devem, portanto, evitar esses alimentos na lancheira das crianças.

Os ultraprocessados, segundo a especialista, são aqueles que têm derivados de petróleo e carvão na composição e que, normalmente, são os alimentos preferidos das crianças, como a bolacha recheada e sucos industrializados (os de caixinha e suco em pó). "O ideal seriam os alimentos mais básicos e in natura possível. Utilizar, de preferência, frutas; se for utilizar algum suco, deve ser feito em casa, natural; alimentos como pão integral, queijo branco, iogurte, leite fermentado, lanchinhos naturais, também são boas opções", diz.

A especialista ressalta que o importante é colocar um alimento fonte de carboidrato e um de proteína ou uma gordura mais saudável.

Veja quatro possibilidades para montar uma lancheira saudável

Dica 1

Pão integral + Queijo

Dica 2

Fruta + castanhas (que são fonte de gordura de boa qualidade)

Dica 3

Fruta + abacate = essa seria uma combinação mais saudável

Dica 4

Fruta (fonte de carboidrato) + iogurte (fonte de proteína e gordura)

Períodos de intervalos

Segundo a nutricionista, algumas escolas têm dois intervalos. Nesse caso, para o primeiro intervalo os pais podem colocar na lancheira um pão integral com queijo e o suco in natura. Para o segundo, uma fruta mais leve. "Os pais devem tentar, desde a primeira infância, os alimentos mais naturais possíveis. Em alguns casos, compram o que é mais atrativo e as crianças perdem interesse por outros tipos de alimentos", finaliza.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso