Diário da Região

13/01/2019 - 00h30min

PROJETO DO DIÁRIO

Milagre da Manhã começa com yoga e encerra com leitura

Conheça a rotina das atividades desenvolvidas durante o projeto que é aberto a todos os interessados de forma totalmente gratuita

Fotos: Guilherme Baffi 11/1/2019 Grupo vai se reunir todos os dias no Quinta do Golfe
Grupo vai se reunir todos os dias no Quinta do Golfe

As quase 100 pessoas já inscritas para participar do projeto O Milagre da Manhã, encabeçado pelo Diário da Região sob a supervisão do neurocirurgião e coach Eduardo Carlos da Silva, vão começar a rotina de seis passos chamados pelo autor do livro, Hal Elrod, de "salvadores da vida", às 6h. As atividades em grupo acontecerão todos os dias durante um mês e o programa é totalmente gratuito, aberto a todos os interessados.

A programação começa com atividade física - a escolhida foi yoga - durante dez minutos. A yoga melhora a postura e a força muscular, dá mais energia, favorece a perda de peso e diminui o estresse, aumentando o bem-estar. Em seguida, virão 15 minutos de meditação, que é a parte do "silêncio" do livro. De acordo com Silva, são conhecidas mais de 20 técnicas da atividade.

Uma das mais comuns é a meditação zen, em que o praticante fica sentado, com as pernas cruzadas e a coluna ereta e se concentra na respiração, no movimento do ar entrando e saindo pelo nariz e expandindo e esvaziando os pulmões. Já a técnica vipassana preconiza concentrar toda a atenção no momento presente. "Quando vierem pensamentos, focar na respiração e deixar ir", orienta Silva. "Consciência plena. Suspender todos os conceitos, imagens, julgamentos, interpretações, opiniões e prestar atenção só nas sensações."

Os iniciantes na meditação devem ficar preferencialmente sentados com a coluna ereta e, se possível, com as pernas cruzadas. É preciso focar atenção na inspiração e expiração. Quando vier o pensamento, deixe-o fluir e ir embora. Se for mais prático, pode-se entoar o mantra "Om".

O próximo passo, que será realizado por cinco minutos, é a visualização, imaginar a si mesmo atingindo um sonho ou desejo. "Procurar-se ver-se na cena, ouvir os sons, utilizar quando possível o tato, gustação, olfato e ter a sensação como se já tivesse conquistado o desejado ou sonho", orienta o neurocirurgião. Nesse momento, o praticante deve buscar a gratidão plena.

Em seguida vêm as afirmações, em que o indivíduo dirá quais são seus propósitos de vida por dez minutos. Segundo o coach, elas devem ser feitas no verbo presente, alinhando-se o que cada um deseja conquistar, analisando-se a razão desse querer, quem é a pessoa e o que ela se compromete a fazer para alcançar esse objetivo. "Elas devem ser factíveis com a sua realidade, coerentes com o seu desejo e congruentes com o seu ser. Podem ser focadas nos seus sonhos e também nos seus objetivos diários", pontua. 

A seguir, por cinco minutos, é a vez da escrita de um diário. "Você pode escrever os acontecimentos do dia a dia, os aprendizados, as lições, as experiências, as percepções, as ideias e a programação", aponta Silva. "Importante deixar registrado o que pode mudar para ter melhores experiências, fazer registros das coisas pelas quais é grato."

A última das atividades matinais é a leitura, por dez a quinze minutos. Em sua obra, Hal Elrod dá algumas dicas de livros para melhorar o desempenho corporal, a saúde e o sucesso por meio do sono, ficar rico e ter um bom relacionamento com o parceiro. "O importante ao escolher um livro para leitura é procurar identificar qual o propósito ao lê-lo. Fazer algumas reflexões: por que ler este determinado livro, o que se pretende obter (conhecimento, informação, lazer, passar tempo), como utilizar o aprendizado para fazer diferença nos seus hábitos, trabalho, saúde, crescimento pessoal ou lazer", afirma o neurocirurgião. 

Espera-se que esses 30 dias do projeto do Diário da Região ajudem as pessoas a incluírem os seis passos em suas rotinas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos: saúde, trabalho, relacionamentos, paz consigo mesmo e sucesso. "Em minha opinião, este projeto é uma grande oportunidade para as pessoas aproveitarem para adquirir novos hábitos e uma disciplina, que semeará um campo fértil para transformar suas vidas", diz Silva. "Este não é só um projeto de acessar um tesouro de milagres em 30 dias, e sim um programa de transcender velhos hábitos e delinear um estilo de vida de descobertas e realizações."

Saiba mais sobre O Milagre da Manhã

  • Os encontros acontecerão todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, na área pública (externa) do condomínio Quinta do Golfe, que fica na avenida Waldemar Haddad.
  • Caso chova, os encontros serão transferidos para o restaurante do Quinta do Golfe.
  • Os seis passos serão desenvolvidos pelo grupo durante um mês, de 21 de janeiro a 21 de fevereiro.
  • As atividades começam às 6h e terminam às 7h.
  • Utilize roupas confortáveis, que você usaria para ir à academia. Use tênis, pois serão feitos exercícios físicos. Leve uma esteira ou uma toalha para se sentar.
  • Leve também uma caneta e um caderno ou agenda bonito e durável, pois esse será seu diário. Não esqueça de levar um livro que goste.
  • Se desejar, utilize óculos e boné para se proteger do Sol. E não se esqueça do protetor solar.
  • Beba um copo de água assim que acordar - se conseguir, adicione limão. Também vale suco de clorofila.
  • Se sofrer com hipoglicemia ou outros problemas, faça um lanche leve antes do início das atividades. Se não tiver nenhum problema de saúde e conseguir ficar sem se alimentar por esse período, vá em jejum.
  • Além do livro "O Milagre da Manhã", você pode consultar gratuitamente o site https://www.miraclemorning.com/brazil/, onde o autor dá mais dicas, inclusive a receita do smoothie que ele prepara antes de começar as atividades diárias.
  • Hal Elrod também é autor de "O Milagre da Manhã para Transformar seu Relacionamento" e "O Milagre da Manhã: Diário".

Quer se inscrever?

  • Envie um e-mail para millena.grigoleti@diariodaregiao.com.br com seu nome, idade e telefone para contato. Os comunicados são enviados via e-mail e os participantes serão incluídos em um grupo de WhatsApp para trocar experiências e combinar as atividades. 

IMPORTANTE: A participação é totalmente gratuita e o projeto é aberto a todos os interessados.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

  • 06h - Atividade física/Yoga
  • 06h10 - Silêncio/Meditação - Se é iniciante, fique sentado com a coluna ereta e, se possível, com as pernas cruzadas. Preste atenção na inspiração e na expiração. Quando vier o pensamento, deixe-o fluir e ir embora. Se for mais prático, entoe o mantra "Om"
  • 06h25 - Visualização - Imagine a si mesmo atingindo um sonho ou desejo com o máximo de detalhes possível
  • 06h30 - Afirmação - Diga seus propósitos de vida no verbo presente, alinhando seus objetivos, a razão de desejá-los, a pessoa que você é e o que se compromete a fazer para alcançar seu sonho
  • 06h40 - Escrita - Escreva os acontecimentos do dia a dia, os aprendizados, as lições, as experiências, as percepções, as ideias, a programação. Registre o que é preciso fazer para ter melhores experiências e as coisas pelas quais é grato
  • 06h45 - Leitura - Reflita sobre o livro que vai escolher, seu objetivo com ele e como utilizar o aprendizado para fazer diferença na sua vida

Laboratórios apoiam projeto com exames

Guilherme Baffi 11/1/2019 Atividades acontecerão todos os dias, inclusive aos finais de semana
Atividades acontecerão todos os dias, inclusive aos finais de semana

Os laboratórios Austa e Tajara serão parceiros do Diário da Região no projeto O Milagre da Manhã. O Tajara doará exames de sangue de 60 participantes e o Austa fornecerá para 40 pessoas. No total, cada um fará, respectivamente, 240 e 160 análises - são quatro testes que serão feitos em cada integrante duas vezes, uma ao começo e outra ao final dos 30 dias. Os testes de sangue são importantes para mensurar o quanto os seis passos chamados por Hal Elrod, autor do livro que inspira o projeto, de "salvadores de vida" impactaram na saúde física e emocional dos praticantes.

Até o momento, são aproximadamente 100 participantes do Milagre da Manhã, projeto encabeçado pelo Diário da Região sob supervisão e orientação do neurocirurgião e coach Eduardo Carlos da Silva. Caso o número seja ultrapassado, o jornal buscará outros parceiros para custear os exames. O grupo se reunirá por um mês, de 21 de janeiro a 21 de fevereiro, na área externa do condomínio Quinta do Golfe. Todos podem participar gratuitamente - não é preciso ser morador do local nem ter convênio médico. 

Os exames são importantes porque acredita-se que atividade física, meditação, visualização, afirmação, escrita e leitura vão proporcionar uma melhora no bem-estar físico e mental dos praticantes, inclusive tornando-os menos depressivos e menos suscetíveis a doenças. Essa mudança será medida ao final dos 30 dias, porque os participantes farão exames logo no início do programa e também ao término. Segundo Silva, um dos testes a serem realizados é o hemograma. "Para checar hemácias, hematócrito, hemoglobina para checar se a pessoa tem anemia; os leucócitos para verificar as células brancas responsáveis pelo combate a inflamações, infecções e processos alérgicos e as plaquetas para definir condições de coagulação do sangue", explica.

Também serão checados os níveis de imunoglobulina A, que tem como função proteger o organismo de infecções por vírus e bactérias; cortisol, hormônio produzido nas glândulas suprarrenais e responsável por fornecer energia para o corpo na dose adequada - em nível alto, nas situações de estresse, prejudica os órgãos -; e serotonina, neurotransmissor que tem como função regular o humor (combatendo ansiedade e depressão), sono, apetite e alguns tipos de dores de cabeça.

Vinícius Pipolo Coelho, gerente do Centro de Diagnóstico do AUSTA Hospital, diz que a empresa recebeu com entusiasmo o convite de Silva para apoiar o projeto. "Por se tratar de iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas, através de práticas saudáveis e transformadoras".

Flávia Tajara, diretora do Laboratório Tajara, conta que a empresa resolveu apoiar o programa pela sua seriedade. "Projeto que visa mensurar a melhoria e a evolução da qualidade de vida e bem-estar da população. Acreditamos poder contribuir para a avaliação dos resultados", pontua.

Os participantes serão contatados para tratar sobre a realização dos exames.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso