Diário da Região

07/01/2019 - 18h09min

MILAGRE DA MANHÃ

Veja como se inscrever para o projeto encabeçado pelo Diário

A participação no projeto do Diário é totalmente gratuita

Guilherme Bafffi 7/1/2018 O casal Sandra Aparecida Borges Grecco e Serafim Grecco (à esquerda), Naidilea de Lima Salomão Gorayeb e Tiago Ceneviva Nigro já confirmaram sua participação no projeto
O casal Sandra Aparecida Borges Grecco e Serafim Grecco (à esquerda), Naidilea de Lima Salomão Gorayeb e Tiago Ceneviva Nigro já confirmaram sua participação no projeto

Em dois dias, o projeto 'Milagre da Manhã', encabeçado pelo Diário da Região sob a coordenação do neurocirurgião e coach Eduardo Carlos da Silva, já tem pelo menos 45 inscritos. A participação é gratuita e aberta à população. As ações terão início no dia 21 de janeiro e seguirão até 21 de fevereiro, sempre das 6h às 7h; os encontros serão feitos no condomínio Quinta do Golfe. O objetivo é proporcionar às pessoas mais qualidade de vida e bem-estar por meio dos seis passos que o autor da obra, o americano Hal Elrod, ensina. 

Karen Kristhine Leal da Costa, de 31 anos, e a mãe Leozania Aparecida Leal da Costa, de 53 anos, estão entre as inscritas. Karen conhecia o médico Eduardo e tinha ouvido falar sobre o livro. "Me chamou a atenção este projeto por podermos fazer as atividades propostas por ele sob uma orientação e com o apoio de uma turma de pessoas para caminharmos juntos. Já pratico alguns pontos propostos no livro e o resultado no rendimento no dia a dia é ótimo", conta ela, que quer se aprofundar para melhorar ainda mais. "Gostamos muito de fazer atividades ligadas ao autoconhecimento".

Tiago Ceneviva Nigro, empresário de 29 anos, aceitou o convite assim que Eduardo mencionou o projeto. Ele tem o objetivo de criar uma disciplina saudável com todos os pontos que serão trabalhados pelo milagre da manhã. "Meditações, visualizações, leituras etc, e começar o dia com tudo isso".

A psicóloga Karina Younan, de 46 anos, conheceu o livro por várias fontes e por indicação de uma amiga que também vai fazer os exercícios. "O meu foco em 2019 era ter disciplina e cuidar da minha saúde, então aderi ao projeto na hora. Decidi participar porque minha iniciativa para 2019 era disciplinar minha agenda para conseguir incluir atividade física e meditação com o trabalho", relata.

"O Milagre da Manhã - O Segredo para Transformar sua Vida (Antes das 8 horas)", é um best-seller publicado pela primeira vez em 2012, cerca de três anos após a mudança de vida do autor, que havia sofrido um acidente e estava com sérios problemas financeiros. Ele mudou de vida após seguir um conselho de um amigo e começar a correr logo nas primeiras horas do dia.

Todos os dias serão praticados seis passos que o escritor chama de "salvadores de vida": silêncio, afirmação, visualização, exercícios físicos, leitura e escrita de um diário. Durante uma hora, os participantes farão todas essas atividades entre as 6h e as 7h. 

Elrod, que é coach para vida e negócios de sucesso, defende que dá para melhorar de vida acordando antes das 8h - em aspectos emocionais, espirituais, físicos e financeiros. Ele acredita que cada pessoa deve encontrar a quantidade de horas que deve dormir por noite - segundo o autor, não importa quantas horas repousadas, o indivíduo vai acordar bem se mentalizar, antes de dormir, que vai descansar todas as horas necessárias.

O silêncio, explica o neurocirurgião Eduardo Carlos Silva, é um período de calma. "De paz interior, de contemplação, meditação, a pessoa sai desse mundo externo e vai para o interior. Ela começa a ter uma mudança das ondas cerebrais", diz. O indivíduo alcança as ondas beta, que proporcionam recuperação do sono, bem-estar e fixação da memória de longo prazo.

As afirmações são como mantras. A pessoa deve falar para si o que deseja, de modo a atingir o subconsciente. Na visualização, ela imagina a si mesma alcançando o que quer. Podem ser idealizados todos os tipos de sonho - emprego, cura, empresa própria, espiritualidade

Essencial também é a prática de exercícios físicos. Principalmente a atividade aeróbica faz o organismo produzir endorfinas, hormônios que atuam no cérebro amenizando a dor e proporcionando bem-estar e disposição.

Outro passo é a leitura - "uma das maneiras mais fáceis e definitivas de ter memorização e aprendizado", explica Silva. O praticante deve ainda manter um diário - o ideal é que adquira um caderno bonito e durável, com marcações para todos os dias e para o qual goste de olhar. "A partir do momento que escreveu, usou vários sentidos simultaneamente, várias áreas do cérebro. Visão, pensamento, imaginação, movimento. O hemisfério esquerdo - raciocínio, o que eu quero da vida - e o direito - como vou conseguir isso", afirma o médico.

Como vai funcionar o projeto

  • O projeto encabeçado pelo Diário da Região é aberto a toda a população de forma gratuita. Todos podem participar
  • Diariamente, por um mês, o grupo vai se reunir na área pública do condomínio Quinta do Golfe, sob supervisão do neurocirurgião e coach Eduardo Carlos da Silva, para realizar os seis passos preconizados no livro "O Milagre da Manhã", escrito por Hal Elrod
  • Para se inscrever, envie um e-mail com nome, idade e telefone de contato para millena.grigoleti@diariodaregiao.com.br
  • O projeto vai do dia 21 de janeiro a 21 de fevereiro
  • Estuda-se a possibilidade de que os participantes realizem exames de sangue para verificar questões como imunidade (se a suscetibilidade a infecções diminui após o período) e serotonina - se aumentam os neurotransmissores da paz, felicidade e tranquilidade

Os seis passos para uma vida melhor

Divulgação Editora Record O MILAGRE DA MANHÃ
O MILAGRE DA MANHÃ

Os seis passos são chamados por Hal Elrod, autor do livro lançado em 2012, de "salvadores de vida". São utilizados para obter acesso às forças que já existem dentro de cada um que capacitarão a pessoa a alterar, modificar ou transformar qualquer área da vida

SILÊNCIO

O silêncio permitirá reduzir o nível de estresse e começar o dia com o tipo de calma, clareza e paz de espírito que vai fazer com que a pessoa se concentre no que é mais importante. Aumenta a consciência sobre si mesmo e proporciona clareza para manter o foco nos objetivos e prioridades que são mais importantes para a vida. As atividades para manter o silêncio, sem ordem específica, são: meditação, oração, reflexão, respiração profunda e gratidão

AFIRMAÇÃO

Repetições de afirmações que vão levar à crença, que se transformará em convicção profunda. Então as coisas vão começar a acontecer. As afirmações permitem que o indivíduo projete e depois desenvolva o estado mental (pensamentos, crenças, concentração) de que precisa para levar qualquer área da vida ao próximo nível. Tenha em mente o que você quer, a razão de querer isso, quem você está comprometido a ser para alcançar esse objetivo e o que está disposto a fazer para conseguir. Acrescente citações e filosofias inspiradoras

VISUALIZAÇÃO

A utilização da imaginação para criar imagens mentais de comportamentos e resultados específicos ocorrendo na vida. Segundo o autor Elrod, é usada por atletas para aumento do desempenho. Imagine o que você deseja realizar ou conseguir e ensaie mentalmente o que vai precisar fazer para chegar lá. Esse passo garante que se esqueça o passado e se projete o futuro. Depois de ler suas afirmações, chegou o momento de visualizar a si mesmo vivendo de acordo com elas. Para isso, prepare-se; visualize o que realmente deseja e o que precisa ser e fazer para alcançar esse sonho

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Fazer exercícios físicos, ainda que por poucos minutos, aumenta a energia, melhora a saúde, a autoconfiança e o bem-estar emocional. A pessoa pensa melhor e se concentra por mais tempo. Eles aumentam a produção dos neurotransmissores do bem-estar, ajudam a manter níveis de energia durante o dia. Elrod é fã de yoga, mas vale ir para a academia, caminhar, correr ou optar por um DVD de treinamento para usar em casa

LEITURA

Um método bom para adquirir conhecimento, ideias e estratégias para atingir o nível máximo em qualquer área. O autor de "O Milagre da Manhã" recomenda investir em escritores que fizeram o que você deseja fazer. Há títulos que ajudam a transformar os relacionamentos, aumentar a autoconfiança, melhorar as habilidades de comunicação ou persuasão e aprender a ficar rico. Ele indica ainda alguns títulos de autoajuda. O ideal é investir de 10 a 15 minutos (para quem lê rápido) ou de 15 a 30 (para os mais lentos) na atividade

ESCRITA

Faça um diário por pelo menos cinco a dez minutos durante a manhã. Segundo o autor, tirando os pensamentos da cabeça e colocando-os no papel é possível ter vários insights que não viriam de outro jeito. Documente ideias, descobertas, realizações, sucessos e lições aprendidas, assim como qualquer oportunidade de crescimento pessoal. Qualquer caderno vale mas, se possível, escolha um bem bonito e durável. Os adeptos da tecnologia também podem relatar seus dias em formato digital, no computador, tablet ou smartphone

Fontes: Livro "O Milagre da Manhã", de Hal Elrod e Eduardo Carlos da Silva, neurocirurgião e coach

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