Diário da Região

09/02/2019 - 00h30min

ARQUITETURA

Escolha do telhado define o estilo da residência

O telhado é considerado pelos profissionais da construção a parte fundamental da estética da casa, dando o toque final na fachada

Adriana Pastori/Divulgação No projeto desta casa, Cristiane Schiavoni não deixou o telhado aparente
No projeto desta casa, Cristiane Schiavoni não deixou o telhado aparente

Mais que garantir proteção e conforto térmico, um telhado bem projetado agrega valor estético ao imóvel. É ele que dá o toque final no visual da fachada. "Muitas vezes, é o telhado que define o estilo da residência", sinaliza a arquiteta Ieda Korman, de São Paulo. Para garantir personalidade ao projeto, há no mercado uma variedade de telhas, de diferentes materiais, texturas e cores.

Segundo Ieda, ao projetar um telhado, o profissional da arquitetura tem que seguir o estilo da residência. "Para uma casa moderna, é fundamental uma lage bem curada e impermeabilizada, com caimento compatível para que não dê problema com chuvas torrenciais, ou um telhado com telhas que combinem com uma arquitetura mais estilosa."

Entre as opções de telhas disponíveis no mercado, a arquiteta paulistana destaca as de cimento, barro, palha de piaçaba ("muito utilizadas em casas de praia e em residências no Uruguai e na Ásia"), madeira ("as chamadas taubilhas") e vidro ("que dão mais luminosidade aos ambientes"), além das coberturas de poliuretano.

Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, também de São Paulo, o telhado é a parte fundamental da arquitetura de uma casa. "Eu costumo definir a especificação do telhado junto com a elaboração do desenho, para que as questões técnicas e estéticas estejam perfeitamente alinhadas."

As superfícies da cobertura do imóvel são chamadas de "água". No Brasil, o tipo mais comum de imóvel conta com telhado de quatro águas. "Ao utilizar telhas de barro, por exemplo, o arquiteto tem que calcular corretamente o número de caídas de água, bem como o encontro delas, para uni-las e para que o telhado fique esteticamente em sintonia com o projeto", diz Ieda.

Cristiane conta que atualmente tem projetado o telhado escondido por uma platibanda, espécie de mureta construída na parte mais alta das paredes externas de uma construção, para proteger e ornamentar a fachada. "Por isso, procuro telhas que não precisem de muita inclinação."

De acordo com Cristiane, há muitos tipos de telhas, com desenhos e cores diferentes, e elas precisam estar em sintonia com o reatante da fachada. "Cada modelo de telha pede uma inclinação diferente, influenciando muito a composição do telhado. Ainda se usa muito as telhas de barro, mas as de cimento são muito especificadas também, assim como as de fibrocimento."

No mercado desde 1995, o empresário Valdir Calça, da Tegofort, sediada em Nova Aliança, trabalha com um tipo de telha de concreto que tem dimensões maiores que as tradicionais, otimizando o custo e o trabalho na construção do imóvel. "Utiliza-se menos telhas por metro quadrado. Além disso, elas tem uma resistência superior e são mais fáceis de serem colocadas no telhado, proporcionando um melhor acabamento", enumera.

Segundo Calça, as telhas da Tegofort são indicadas tanto para residências de grande porte como para as de pequeno porte. São seis opções de cores, além da telha translúcida. "É possível criar uma variedade de cores. A escolha é influenciada pelo estilo do imóvel. Entre as mais procuradas estão a cinza pérola e a palha, a preferida do público feminino", conta.

Tipos de telhas

Concreto

Mais resistente e durável, elas apresentam dimensões maiores em relação a outros tipos de telhas. Devido ao seu tamanho, são usadas menos telhas por metro quadrado. Em locais com intensidade de ventos, é recomendado que elas sejam amarradas

Fibrocimento

São mais econômicas, fáceis de instalar e duráveis. Por isso, são indicadas para todos os tipos de construções, não apenas a residencial

Vidro e policarbonato

Sua principal característica é levar claridade ao ambiente em que ela cobre. Indicada para garagens e jardins internos

Cerâmica

É a opção mais fácil de ser encontrada no mercado, por ser tradicionalmente usada na construção civil. Apresenta estabilidade durante mudanças bruscas de temperatura, absorvem menos água e

são mais leves

Sanduíche

São chamadas popularmente de telhas sanduíche porque possuem um revestimento externo de chapa de aço e, internamente, um material

(eps ou poliuretano) que beneficia o conforto térmico e acústico dos ambientes

Alumínio

O alumínio é um material que tem a vantagem de ser leve, contribuir

para o conforto térmico dos ambientes e é 100% reciclável

Fonte - DCA Arquitetura

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso