Diário da Região

09/02/2019 - 00h30min

HOME OFFICE

Pequenos ambientes podem ser transformados em escritórios

Porém, montar um escritório dentro de um ambiente residencial requer alguns cuidados, além de muita disciplina para trabalhar

Divulgação Escolher móveis multifuncionais é uma dica fundamental para quem pensa em ter um escritório em casa. Projeto do arquiteto Marcelo Rosset (Foto: Evelyn Muller)
Escolher móveis multifuncionais é uma dica fundamental para quem pensa em ter um escritório em casa. Projeto do arquiteto Marcelo Rosset (Foto: Evelyn Muller)

É cada vez maior o número de pessoas que optam por trabalhar em casa. Criar a própria rotina e ter mais flexibilidade de horário para as demais atividades são alguns dos atrativos que faz com que as pessoas deixem o ambiente corporativo e apostem no home office.

No entanto, montar um escritório dentro de um ambiente residencial requer alguns cuidados, além de muita disciplina para trabalhar. Se você mora em um apartamento pequeno, uma escrivaninha bem posicionada no quarto e uma decoração bacana podem render um excelente ambiente de trabalho.

A arquiteta Géssica Lourenço, representante do escritório Casafera, em São Paulo, diz que é possível ter um espaço multifuncional incorporando-o no ambiente existente de forma que ele pareça uma continuidade. "É uma tendência o uso de home office em residências, uma vez que a internet veio para ficar e permite o acesso de qualquer lugar."

Segundo a especialista, para a mudança do ambiente é indispensável: poltrona ou cadeira confortável; boa iluminação de teto ou na mesa; mesa ou bancada; e uma estante ou nichos para guardar livros. "Com pequenas adaptações pode-se criar um espaço funcional e agradável."

Para o arquiteto Marcelo Rosset, de São Paulo, dá para transformar em home office diversos ambientes de um sobrado ou apartamento. "Pode ser um dormitório vazio, um nicho em uma circulação, um canto de um living ou até mesmo em um apartamento fechar uma varanda com vidros, para possibilitar a criação de um novo ambiente", explica.

Quando o ambiente é integrado, sem nenhuma divisão, a dica de Rosset é que o home office deve seguir as cores e acabamento da casa. Já se o ambiente estiver separado, pode ter uma identidade própria, mas não precisa ser muito formal. "Não existe uma regra, tudo depende do tipo de trabalho que se executa e caso receba o cliente neste ambiente, qual imagem vai querer passar para os mesmos. É interessante pensar em cores que sejam de fácil convivência para um ambiente de trabalho.

É indispensável que o espaço de trabalho em casa seja delimitado e destinado para este fim, segundo a arquiteta Adriana Coradini, de Porto Alegre. Ela afirma que esse ambiente deve ter mobiliário adequado para guardar os objetos de trabalho, livros, documentos, computador, etc, e ainda ter uma bancada de trabalho e uma cadeira confortável. "Assim, todos os itens ficarão centralizados e organizados no mesmo espaço. O que é muito diferente de trabalhar utilizando a mesa de jantar ou o sofá, por exemplo. É importante também que se tenha privacidade neste espaço. Para que não crie problema entre os demais moradores e evite a distração no trabalho em home office", explica.

A arquiteta diz que a privacidade pode ser adquirida quando se escolhe uma peça da casa como um dormitório ou uma sala inteira. Ou ainda pode ser mais flexível como um gabinete dentro da sala de estar, isolado com portas de correr, por exemplo. "Muitas vezes também o espaço de home office acaba se tornando um espaço multifuncional. Como é o caso de ser também um quarto de hóspedes ou ainda um closet, afirma Adriana.

Cores do ambiente

Géssica diz que as cores mais indicadas são as que melhor retratam a personalidade e individualidade da pessoa que irá trabalhar no local. No entanto, muitas pessoas optam pelas cores neutras. "Eu acredito que algumas delas estimulam a criatividade, o bom-humor, acalmam e aguçam a inteligência, não atingindo o excesso", recomenda.

A arquiteta ainda explica que tons azuis e verdes são consideradas cores frias, sendo tendenciosas para o relaxamento e paz; branco, marfim e cinza são ótimas opções que trazem conforto; e tons de lavanda favorecem o foco e a concentração. V&A

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso