Diário da Região

11/01/2019 - 22h32min

CHECK-UP

5 exames que você precisa fazer ao chegar aos 30

Mudanças no organismo exigem atenção para a prevenção de doenças nessa fase da vida

Pixabay/Banco de Imagens Mudanças no organismo exigem atenção para a prevenção de doenças nessa fase da vida.
Mudanças no organismo exigem atenção para a prevenção de doenças nessa fase da vida.

Chegar aos 30 anos com a saúde em dia é importante para garantir uma vida saudável no futuro. Mas nem sempre uma aparência saudável é sinônimo de ausência de problemas, afinal, há doenças que não manifestam sintomas por estarem em fase inicial e são detectadas somente após a realização exames específicos. Por isso, é preciso fazer o check-up com mais frequência a partir dessa fase da vida.

O problema é que, com a correria do dia a dia, muitos deixam de praticar exercícios físicos, que são excelentes para a prevenção de doenças. Em algumas situações, o histórico familiar também tem de ser analisado, pois doenças hereditárias podem fazer parte da vida de algumas pessoas.

Pensando nisso, o Diário conversou com o médico cardiologista Augusto Sardilli, do Incor de Rio Preto, que listou 5 exames que você precisa fazer quando chega na casa dos 30. Confira a seguir.

1. Exame da glicemia

Esse exame consegue medir o nível de açúcar no sangue, prevenindo o risco de doenças como a diabetes (hiperglicemia), já que ela pode aparecer sem apresentar nenhum sintoma. Esse exame também serve para diagnosticar a hipoglicemia.

2. Exame de colesterol

Esse exame mede nível de colesterol total no sangue a partir da quantidade dessa molécula na circulação. As frações medidas são o colesterol de alta densidade (HDL, ou colesterol bom) e o colesterol de baixa densidade (LDL, ou colesterol ruim). Com esse teste também é possível avaliar os níveis triglicérides no sangue.

3. Eletrocardiograma

Avalia o sistema da atividade elétrica do coração, observando ritmo cardíaco, a quantidade e a velocidade das batidas. Em formato de gráficos, o aparelho desenha informações do coração para averiguar se há alguma doença como arritmia cardíaca ou infarto.

4. Exame da função da tireoide

Ele avalia se a função tireoidiana está normal. Com esse exame de sangue é possível ver se a pessoa tem hipotiroidismo ou hipotireoidismo. Agora se você precisa saber se sua glândula da tireoide está no tamanho normal o se tem algum tumor, nesse caso precisa ser feito um ultrassom.

5. Hemograma completo

Avalia as células que compõem o sangue, como os glóbulos brancos, as hemácias, conhecidas como glóbulos vermelho, e as plaquetas. Doenças como anemias, distúrbios da medula óssea, infecções bacterianas, inflamações, câncer e alterações nas plaquetas podem ser diagnosticadas por meio do hemograma completo.

(Colaborou Luciano Ramos)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso