Diário da Região

09/01/2019 - 00h30min

LENTE PREMIADA

Fotógrafo do Diário está entre os melhores do fotojornalismo

Pela quarta vez, Guilherme Baffi, repórter fotográfico do Diário, tem foto publicada no livro "O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro". Imagem é de monomotor que caiu em quintal de uma casa no Alto Rio Preto

Johnny Torres 8/1/2019 Guilherme Baffi com a edição do livro
Guilherme Baffi com a edição do livro "O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro"; abaixo, a imagem premiada, feita em outubro de 2017, que retrata avião monomotor que caiu em casa do Alto Rio Preto, deixando piloto e dois passageiros mortos

Sete anos depois de ter sua foto escolhida pela primeira vez para o livro "O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro", o repórter fotográfico do Diário da Região Guilherme Baffi, 33 anos, foi novamente premiado. Pela quarta vez (2012, 2013, 2015 e 2018), ele teve uma imagem selecionada para compor a 10ª edição do livro, que apresenta trabalhos de centenas de fotojornalistas pelo Brasil.

Segundo ele, apesar de ter sido selecionado em outras três oportunidades, a sensação de ver sua foto no livro mais uma vez é única. "Num momento de intolerância que vivemos, esse prêmio mostra que estamos no caminho certo, principalmente por ser numa edição tão emblemática como essa 10ª, em meio a várias fotos que aconteceram em 2017, como a prisão do Cabral, o depoimento do Lula, a ascensão do Bolsonaro, tudo isso mostra que o jornalismo ainda sobrevive. É um reconhecimento ao fotojornalismo", contou.

Inspirado pelos fotógrafos Sebastião Salgado e pelo pai, Edson Baffi, Guilherme ressalta a importância do prêmio para a região. "No cenário todo é muito legal. Ter uma foto do interior de São Paulo é muito legal. Sabemos que existem vários fotógrafos muito bons em outros lugares e estar entre eles é muito gratificante mesmo", diz.

Sobre a foto escolhida como vencedora, que mostra o avião monomotor que caiu em uma casa do bairro Alto Rio Preto matando o piloto e dois passageiros, em outubro de 2017, Baffi afirma que esse foi um dos momentos mais impactantes dos 13 anos em que trabalha no Diário da Região.

"É uma foto triste. É algo que impacta. Para fazer, tive que subir em um muro, foi difícil. Não tinha visto nada parecido antes. É realmente muito impactante, muito forte, algo triste de ver", conta.

Até hoje, o Cenipa ainda não divulgou as causas do acidente. Laudo da Polícia Civil descartou a hipótese de pane seca. A foto marcou e retratou a tragédia aérea que deixou Rio Preto abalada. E a imagem foi, inclusive, reproduzida em outros jornais. "Ela abriu o caderno de Cidades. Depois foi vendida para outros veículos", recorda ele.

O livro é uma seleção de fotos que marcam o ano publicadas pelos principais jornais e revistas do País. Consequentemente, reúnem fatos históricos e resumem um pouco do que foi o ano. Acompanhando as fotos, estão legendas e um breve currículo dos profissionais.

Oito vezes

Essa foi a oitava vez que um repórter fotográfico do Diário teve sua foto reconhecida em uma edição do "O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro". Além de Baffi, Mara Sousa também foi premiada na nona edição. Antes deles, Thomaz Vita Neto e Rubens Cardia foram selecionados para fazer parte do livro.

"No ano passado, a Mara já havia sido escolhida, esse ano foi eu. É importante sempre ter alguém representando o Diário. Mostra que nosso trabalho é bem feito e visto pelos outros. É algo muito gratificante", disse Guilherme.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso