Diário da Região

10/01/2019 - 10h26min

TEMPO QUENTE

De sombrinha a banho gelado: como os rio-pretenses estão driblando o calor

Temperaturas típicas dessa época do ano exigem precauções; confira alguns cuidados

Mara Sousa 9/1/2019 Vendedores de água lucram nos semáforos da cidade
Vendedores de água lucram nos semáforos da cidade

Você já deve ter ouvido a frase: que calor! Essas palavras têm se multiplicado nas conversas diárias dos moradores do Noroeste paulista. E para amenizar as altas temperaturas do verão, vale tudo, de sair de casa levando garrafa d’ água até sombrinha para se proteger do sol.

A aposentada Clarice Macedo, de 63 anos, é um exemplo, ela não sai para a rua sem a sombrinha, que deixou de apenas utilizar nos dias de chuva, mas também para se proteger do sol. “Eu até evito sair de casa, pois transpiro muito. Esse calor dá até um mal estar na gente”, falou.

Para tentar se refrescar do ‘calorão’ a aposentada encontra no ventilador de casa um refúgio. “Na rua, sempre ando com uma toalha na bolsa para ir se enxugando. Já em casa, para onde eu vou tem que ter um ventilador, no quarto, um ar-condicionado me salva”, conta.

Entretanto, para quem não tem a opção de um ar-condicionado no conforto do imóvel, se vira como pode. Tem gente que coloca balde d’ água embaixo do ventilador e até aqueles que se refrescam com picolé. “Eu sempre procuro algum lugar arborizado para ficar e tomo bastante água”, indicou Maiza Caetano Martucelli Zago, de 52 anos.

Quem também sofre são os moradores que dependem do transporte coletivo, sem ar-condicionado muitos reclamam e comparam os ônibus a uma saúna. “A gente que depende de ônibus é muito difícil. Dentro dele é muito quente”, diz Clarice. “Já eu me sinto sufocada nessa época do ano”, completou Maiza.

Os praticantes de atividade física similarmente precisam tomar algumas precauções. Se hidratar é primordial, bem como evitar fazer atividades físicas em horários de sol mais forte. Os cuidados com a pele também devem ser redobrados, já que o sol e a desidratação podem acarretar em problemas, como queimaduras e até envelhecimento precoce. Outra dica para as pessoas de pele clara é o uso correto do protetor solar, que não é apenas indicado, como uma obrigação durante o verão.

Na estação, também cresce o número de visitas aos parques ecológicos de Rio Preto, principalmente, devido às férias escolares. Mesmo que eles sejam arborizados é recomendado cuidados redobrados com as crianças, evitando exposição ao sol durante um longo período.

Em contrapartida, existem aqueles que enxergam no verão uma oportunidade de lucrar. Dos vendedores d’ água nos faróis de Rio Preto aos sorveteiros que comemoram a alta nas vendas devido ao calor. Confira dicas para encarar as temperaturas alta e a umidade relativa do ar baixa durante o verão.

(Colaborou Rone Carvalho)

SETE DICAS PARA ENCARAR AS ALTAS TEMPERATURAS DO VERÃO

1) Hidratação

Se hidratar durante o verão é primordial. Com o tempo seco e quente, as pessoas acabam perdendo muito líquido, por isso, a importância de repor o que foi perdido. Para quem pratica atividade física é necessário sempre levar uma garrafa d’ água no percusso, assim como para quem trabalha em locais abertos de exposição ao sol forte.

2) Alimentação

Cuidados com a alimentação também devem ser redobrados. Nada de feijoada no calor, o ideal é comida fresca, e se possível, acompanhada por uma salada. Evitar bebidas como o café durante a tarde é recomendado, vale a pena, optar por um suco natural. Frutas e legumes são uma boa dica, ao contrário dos alimentos com muita gordura ou frituras. Além disso, é importante similarmente lembrar, que o calor estraga mais rapidamente os alimentos, por isso, da importância de conservá-los de maneira adequada.

3) Roupas

Evitar usar roupas escuras também é recomendado durante as altas temperaturas, para quem não pode curtir uma piscina durante a semana, é indicado evitar usar peças justas que dificultam a transpiração. Uma ótima dica, é usar roupas de tecidos de algodão.

4) Importante lembrar

Muita gente sabe, mas sempre acontece. Lembre-se de que o carro exposto ao sol funciona como uma estufa, ou seja, nunca deixe crianças ou bichos de estimação esperando dentro dele enquanto você resolve algum problema. O indicado é que abra as portas do veículo e procure parar embaixo de uma árvore.

5) Protetor, uma obrigação

Sim, protetor não é para ficar apenas na bolsa, mas sim para ser utilizado, principalmente, durante o verão. Para quem trabalha exposto ao sol diariamente é recomendado o uso de bonés e chapéus. Sem se esquecer do protetor solar. Para quem pode, também é indicado o uso do óculos de sol.

6) Na hora do banho

Para quem espera o dia todo para o banho do final do dia, lembre-se de mudar a temperatura d’ água. Nada de água quente no verão, o ideal é corrente de água fria que ajuda a abaixar a temperatura corporal, além de retirar o suor de cima da pele.

7) Desconecte-se um pouco

Aparelhos eletrônicos liberam calor, por isso, desligar um pouco deles é importante para dar uma amenizada no calor de casa. Saiba que equipamentos eletrônicos liberam calor, até quando estão desligados. Tirando alguns aparelhos da tomada, além de redução no valor da energia elétrica, você também diminuirá a quantidade de calor liberada.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso