SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 16 DE JANEIRO DE 2022
Turismo

Conheça 5 lugares para viajar gastando até um tanque de combustível

Diário apresenta destinos em um raio de até 375 quilômetros de Rio Preto

Núcleo Digital
Publicado em 03/12/2018 às 19:14Atualizado em 07/07/2021 às 21:40

Tão importante quanto o destino escolhido, na hora de viajar é preciso levar em conta quanto de dinheiro vamos gastar. Por isso, se planejar e fazer o orçamento antes de pegar a estrada é fundamental. Para isso, é preciso calcular a distância que será percorrida e quanto de combustível gastará para chegar ao destino desejado.

Pensando nisso, o Diário listou cinco lugares para conhecer gastando apenas um tanque de combustível, partindo sempre de Rio Preto.

A pesquisa considerou os carros populares mais vendidos no Brasil, que têm, em média, tanques com capacidade para 50 litros de combustível, com média de consumo de 15 quilômetros por litro. Uma viagem gastando um tanque, portanto, deve ter no máximo 750 quilômetros (ida e volta) ou seja, o destino não pode ultrapassar os 375 quilômetros de distância.Turismo radical em Brotas

Brotas (SP) fica a 264 quilômetros de Rio Preto e é conhecida pelas atividades radicais, mergulhos e corredeiras. E parece que a cidade foi "feita" para isso, afinal, o lugar conta com mais de 20 cachoeiras. O rio do Jacaré Pepira é usado para atividades de rafting, um esporte de aventura que se baseia na descida de corredeiras em botes.

Os visitantes também encontram atividades como boia cross, canoismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, tirolesa, caminhada na natureza e outras atividades. Um lugar ótimo para passeio, tanto em família quanto com amigos.

Se você gosta é daqueles que gostam de áreas selvagens e natureza, a Areia que Canta é um excelente lugar para se visitar. A beleza do local é que mais chama atenção dos turistas, com suas águas cristalinas de uma das fontes do Rio Tamanduá, que desemboca em uma nascente.

A Cachoeira Cassorova também tem seu destaque pela beleza. Ela foi eleita a cachoeira mais bonita de São Paulo e ficou entre as oito mais bonitas do Brasil. No Ecoparque Cassorva, é possível encontrar uma visão privilegiada da cachoeira, além de ser uma das mas recentes áreas inauguradas na cidade.Conexão com a natureza em Uberlândia

A cidade de Uberlândia (MG) fica a 288 quilômetros de Rio Preto. Com 1,8 milhão de metros quadrados, o Parque do Sabiá é o principal atrativo para os visitantes do local. Trata-se de um parque e zoológico localizado na Zona Leste da cidade mineira, que recebe aproximadamente 10 mil visitantes por dia. O parque conta com trilhas, bosques, área verde e pista de equipamentos de lazer

O zoológico abriga vários animais como pavões, teiús, pacas, capivaras, micos, cotias, que ficam soltos pela reserva do parque. O recinto possui 200 bichos e 300 espécies vegetais.Itirapina, a cidade das cachoeiras

Itirapina (SP) está a 295 quilômetros de Rio Preto e fica perto de Brotas (SP). A cidade abriga a gigante Cachoeira do Saltão, com seus imponentes 75 metros de altura. Lá é permitido se banhar, já que a queda d’água não é muito volumosa.

O lugar possui outras duas cachoeiras também muito visitadas: a Cachoeira de Monjolinho e a Ferradura. As duas ficam no Mirantes das Águas, um complexo ecológico.

Aos amantes de adrenalina, a queda d'água conta com um rapel e uma tirolesa, de modo que os turistas possam admirar a beleza do local por uma visão diferente. O complexo conta ainda com área de camping, apartamentos e restaurantes.Roteiro natural no Paraná

Localizada às margens da Represa de Chavantes, Ribeirão Claro (PR) está a 320 quilômetros de Rio Preto e é um dos maiores centros turísticos do Paraná. A cidade é repleta de pousadas, alguma delas à margem da represa para que os turistas possam acordar diante de uma bela paisagem.

A trilha do Morro do Gavião e a Rampa da Pedra do Índio são um dos lugares para se aventurar na cidade. Esses dois locais são considerados os que possuem as melhores vistas para a represa Chavantes.

Uma opção muito procurada é a Pousada Recanto da Cascata, que possui piscina e acesso a uma cascata. Os turista, no entanto, não precisam se hospedar na pousada para ir até a cascata, pois o local é público.Atividades radicais na Serra da Canastra

São Roque de Minas (MG) está localizada a 368 quilômetros de Rio Preto. A cidade é Lar da Cachoeira Casca D’Anta, terceira maior queda livre do Brasil, com aproximadamente 200 metros de altura, a maior do Rio São Francisco. No local, há um conjunto de piscinas naturais que segue até a cachoeira.

As cachoeiras Capão Forro e Cachoeira do Nego são utilizadas para rapel e canoismo para quem gosta de atividades mais radicais. Grande parte dessas atividades estão instaladas no Parque Nacional da Serra da Canastra.

(Colaborou: Luciano Ramos)

Morro do Gavião, em Ribeirão Claro. (Divulgação)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por