Diário da Região

12/01/2019 - 00h30min

Gastronomia

Comida japonesa vai muito além do sushi e do sashimi

Tempurá, com sua massa leve e crocante, e outros pratos quentes elevam a temperatura da gastronomia japonesa

Divulgação Nabeyake Udon, do restaurante Kitchin
Nabeyake Udon, do restaurante Kitchin

Ao chegar ao Brasil no começo do século passado, os imigrantes japoneses trouxeram toda a sua bagagem culinária. Tratada no passado apenas como exótica, a alimentação oriental ultrapassou barreiras geográficas, e, obedecendo às tradições e aos costumes milenares, as receitas foram passadas de geração para geração. Apesar de pequenas adaptações ao gosto ocidental essa comida ganhou prestígio e muitos apreciadores no mundo todo.

Os pratos chamam a atenção não só pela beleza e variedade de cores e sabores. Conta muito o equilíbrio e o perfil saudável de cada elemento que os compõem e revela a integração da cultura oriental, considerada uma das que tem a melhor qualidade de vida e a maior longevidade.

A primeira coisa que vem a sua cabeça quando você ouve o termo culinária japonesa é o peixe cru e você torce o nariz? Se for isso, calma. Nem só de peixe cru vive essa cozinha. Ela tem seus encantos e, ao contrário do que muita gente pensa, há muitas opções de pratos quentes. Vale a pena você arriscar na próxima vez que seus amigos marcarem um encontro num restaurante e apreciar essa comida.

Os pratos tradicionais são preparados à base de arroz, sopa de misso (pasta de soja), e peixe ou carne, acompanhados de tsukemono (picles). Os temperos mais comuns são o shoyu (molho de soja), wasabi (raiz forte), misso (pasta de soja), karashi (mostarda), mirin e sake (bebida alcoólica a base de arroz) e dashi (caldo de peixe ou carne). Confira algumas receitas. V&A

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso