Estabelecer resoluções aumenta chance de mudança em 2019Ícone de fechar Fechar

SEU ANO MELHOR

Estabelecer resoluções aumenta chance de mudança em 2019

Basta planejar e fazer uma forcinha para que você não desista no ano que começa


    • São José do Rio Preto
    • máx min

Se você faz parte do grupo de pessoas que não conseguiu cumprir as metas de 2018, mantenha a calmo. Você não está sozinho. Um estudo da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostrou que apenas 8% das pessoas são bem sucedidas em suas mudanças e 54% desistem antes de seis meses. Só que um percentual pequeno não indica que seja ruim planejar algo para o próximo ano que começa na terça-feira. Outro estudo da mesma instituição concluiu que pessoas que estabelecem resoluções para o Ano Novo têm dez vezes mais chances de conseguir mudar. Basta planejar e fazer uma forcinha para que você não desista em 2019.

Uma pesquisa feita pelo psicólogo britânico Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, mostra que contar apenas com a força de vontade não é suficiente para conseguir cumprir as resoluções. A quebra das promessas de Ano Novo acontece porque a maioria usa estratégias que não funcionam.

Se você está nesse grupo, pare e avalie: quantas das suas estratégias deram certo e quantas foram abandonadas logo no início? A explicação parece razoável para os estudiosos: nossa força de vontade funciona como um músculo e pode ser exercitada para se fortalecer, mas entra em fadiga quando usada além dos nossos limites. Uma parte do cérebro, quando envolvido na detecção de erros, dá o alarme quando fazemos algo diferente do que pretendíamos. Quando o sistema é usado demais, a capacidade se deteriora e temos mais dificuldades em controlar nossas reações.

  • Faça uma reflexão - Tire alguns momentos para refletir, promover uma faxina e mudar a percepção sobre o mundo. "Ao desanuviar a cabeça, vemos tudo ao nosso redor como se fosse a primeira vez, retomando a sensação de deslumbramento com as coisas", diz monja Coen no livro "A Sabedoria da Transformação" (ed. Planeta)
  • Desenvolva a espiritualidade - "Uma visão espiritualizada da vida nos dá um sentimento de transcendência de que as coisas não se resumem no aqui e agora", explica a psicóloga Berenice de Lara
  • Redefina o conceito de que sucesso - Não há negociação entre viver uma vida equilibrada e ter um alto desempenho. "O desempenho é melhor quando a vida inclui o tempo de renovação, a sabedoria, a admiração e a doação", explica a norte-americana Arianna Huffington, no livro "A Terceira Medida do Sucesso" (ed. Sextante)