Diário da Região

12/01/2019 - 00h30min

ARQUITETURA

Planejamento é a peça chave para ambientes pequenos

Quanto menor a área construída, maior o desafio para arquitetos e decoradores

Luís Gomes/Divulgação Apartamento de 40 metros quadrados projetado por Felipe Luciano e Vanessa Keiko
Apartamento de 40 metros quadrados projetado por Felipe Luciano e Vanessa Keiko

Casas e apartamentos pequenos são uma tendência praticamente irreversível na arquitetura contemporânea. Quanto menor a área construída, maior o desafio para arquitetos e decoradores, que lançam mão de uma série de soluções para aproveitar os espaços da melhor forma possível. "Quando se trata de apartamentos pequenos, o que fica cada vez mais claro é que planejar os espaços nunca foi tão importante. Cada centímetro ganha status de área útil", comenta o arquiteto e professor Renato Andrade, de São Paulo.

Segundo ele, o desenho de marcenaria é um dos grandes aliados para driblar a falta de espaço. "Quase 90% das soluções adotadas em nossos projetos só são viáveis porque o desenho da marcenaria é feito especificamente para atender alguma necessidade. Claro que isso parece redundância, já que todo mobiliário deve ter alguma função, mas, quando falo que cada prateleira tem uma função específica, estou falando de encaixes perfeitos e usos pré-definidos já em projeto."

A arquiteta e designer de interiores paulistana Erika Mello lembra que tudo está muito perto em um apartamento pequeno. Às vezes, não há nenhum elemento dividindo a cozinha do quarto, por exemplo. Neste caso, ela lança mão dos depuradores. "Embutidos nos armários suspensos, eles são ótimos aliados para o cheiro do jantar não estar presente no lençol na hora de dormir."

Na cozinha, Erika chama a atenção para o fogão. "Os pratos rápidos e sem tantos processos são prioridade esmagadora de quem tem um dia a dia super corrido. Mas eles não demandam mais do que duas bocas. Então, por que ocupar a área de trabalho da pia com a um fogão enorme?", questiona. "Os dominós, assim chamados por se assemelharem a uma peça do jogo, são perfeitos para cozinhas compactas. A opção elétrica, por ser plana, pode servir de apoio quando não estiver sendo utilizada", acrescenta.

Para compor a ambientação do quarto, Andrade destaca que as camas retráteis podem ser um grande trunfo, principalmente em apartamentos sem dormitório separado da sala. "Quando recolhidas, elas liberam espaço para receber visitas, entre outras necessidades. Mas fique atento: ninguém gosta de subir e descer a cama todos os dias antes de dormir. Em geral, elas ficam montadas e somente são recolhidas em ocasiões específicas."

O arquiteto e professor ainda destaca que uma simples movimentação dentro do dormitório também pode ajudar a ganhar área útil. "A cama de casal com encosto em baú, encostada na parede, ganha status de chaise long. Desta forma, você se desprende da necessidade de ter corredor dos dois lados da cama. Fica sensacional. Principalmente se você posicionar uma TV de forma bem confortável e subir a patente do simples dormitório para um imponente home theater apenas com um clique no controle remoto."

Amplitude

Os arquitetos Felipe Luciano e Vanessa Keiko, de São Paulo, encararam o desafio de ambientar um apartamento com apenas 40 metros quadrados, o transformando em um ótimo espaço de convivência para um casal e sua jovem filha. A planta inicial previa apenas um dormitório no apartamento, mas, no projeto, os arquitetos conseguiram modificá-la para criar dois quartos. Além de diminuírem o quarto principal, passaram o banheiro para o corredor e, onde era anteriormente o cômodo, adicionaram mais um pequeno quarto ao imóvel.

"No dormitório do casal, a parede principal recebeu revestimento de porcelanato branco. A textura do material contribuiu para a sensação de amplitude do espaço, assim como a escolha por criado-mudo e armário espelhados, que contribuíram para garantir um ambiente mais amplo, sem deixar o design de lado", explica Vanessa.

Para proporcionar mais amplitude aos ambientes, os espelhos são bem-vindos, principalmente quando eles são combinados com paredes em tons mais claros. E qualquer canto é um espaço útil em um apartamento pequeno, sendo indicados para a instalação de mesas ou prateleiras, que ajudarão a compor um home office, por exemplo.

Dicas

Aproveite as paredes

Umas das melhores dicas é justamente explorar as paredes. Isso porque, muitas vezes, elas acabam se tornando apenas um espaço para os quadros, mas podem servir para pendurar prateleiras e armazenar livros ou filmes. Além disso, os ganchos também funcionam muito bem para pendurar bolsas ou casacos. Abuse da criatividade e utilize as paredes a seu favor

Aposte em cores neutras

Para que o ambiente se mantenha mais iluminado e amplo, as cores mais claras e neutras podem ser grandes aliadas para espaços pequenos. Escolha uma cor predominante para todo o espaço em um tom neutro e utilize cores para a decoração como tapetes, almofadas ou quadros, por exemplo

Espelho, espelho meu

Muitos podem torcer o nariz quando se fala em espelhos, mas, se usados com sabedoria, ajudam muito a dar mais amplitude aos ambientes, criando jogos visuais interessantes. Podem ser usados na vertical ou horizontal e não necessariamente precisam preencher todo o imóvel. Experimente utilizá-los em posições estratégicas, como ao fundo da mesa de jantar, portas de armários ou móveis

Cada centímetro é válido

Sabemos que uma das maiores dificuldades é encontrar lugares para guardar tudo o que queremos. Por isso, cada canto pode se tornar muito útil para desempenhar esse papel. Alguns itens tomam mais espaço como panelas, produtos de limpeza ou jogo de toalhas. Por isso, armários nas quinas que vão até o teto ou prateleiras nos cantos podem ser uma boa pedida para armazenar esses itens. Além disso, no caso de imóveis que têm escadas, elas podem servir de gavetas embutidas e o vão também é um bom lugar para colocar prateleiras ou armários

Móveis planejados e multiuso

Os famosos móveis planejados podem fazer toda a diferença na organização de um apartamento ou casa, já que são feitos sob medida para se adaptarem de acordo com o estilo de vida de cada um. Isso vale para todos os ambientes, até mesmo a cozinha, que pode ter eletrodomésticos maiores, como fogão e geladeira, embutidos. Prefira móveis baixos ou vazados, assim você evita barreiras visuais no ambiente que podem diminuir a sensação de espaço. Além disso, opte por portas de correr e fuja de peças que ficam no meio do caminho, como mesas de centro, por exemplo

Valorize a iluminação

Assim como as cores mais claras das paredes dão uma sensação de amplitude, um ambiente bem iluminado também. Por isso, se possível, aproveite ao máximo a iluminação natural com janelas grandes ou utilize cortinas ou persianas com cores mais claras. No caso do uso da luz artificial, prefira a indireta porque a luz branca direta pode até ampliar um ambiente, mas, por outro lado, não o deixa nada aconchegante. Aposte em jogos de luz quentes que deem mais destaque a objetos ou cantos

 Fonte - Grupo Realibrás/Conspar

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso