Diário da Região

01/12/2018 - 22h32min

Cartas do Leitor

Escola sem Partido

Proibir o espírito crítico, a busca da verdade existencial, o direito de pensar com sua própria cabeça é se contrapor à essência da natureza humana. Infelizmente, os dogmas religiosos e as ideologias absolutistas, comunismo ou capitalismo, fazem isso com a maior naturalidade, contrariando o raciocínio lógico, os fatos históricos, o progresso das ciências.

A cartilha da Escola sem Partido não admite questionamentos em sala de aula sobre ciência, religião, política, sexo, moral, que contestem a tradição cultural em que vivemos. O professor não deveria comentar a obra do naturalista britânico Charles Darwin, "A origem das espécies", que provou cientificamente o homem descender de primatas, substituindo a teoria da criação divina pelo evolucionismo genético.

Não deveria se criticar nosso atual sistema político do Presidencialismo de cooptação com duas dúzias de partidos, a principal causa da corrupção generalizada; a reeleição de políticos desonestos ou incompetentes; a falta de planejamento familiar; a descriminalização do aborto e do uso de drogas; a tolerância poliafetiva, racial, imigratória.

A discussão sobre estes assuntos, segundo o futuro ministro da Educação (o colombiano Ricardo Vélez Rodriguez), levaria à destruição dos valores tradicionais da nossa sociedade. Eu peço desculpas para discordar. Quem não compartilha a imbecilidade coletiva sabe que o diálogo é sempre produtivo, pois não há evolução sem contestar a tradição.

É preciso encontrar um meio termo entre doutrinação e lei da mordaça. O professor é pago para ministrar aulas sobre a matéria das disciplinas curriculares, mas isso não impede de responder a perguntas ocasionais de alunos. Fundamental é estimular os estudantes a pensar para dar sentido a sua vida e fortalecer o sentimento de cidadania.

Salvatore D'Onofrio, Rio Preto.

Painel de Ideias

Parabéns a Eneida Bassan pelo artigo "A Oração" (Diário, pág. 2C, coluna Painel de ideias, 1/12/2018). Chamou-nos a atenção seu ponto de vista sobre o Orar. Realmente os seres humanos em sua maioria se esqueceram desse hábito tão saudável que nos liga ao criador. Talvez por isso tanta depressão ,suicídios, tristezas.

Emocionou-nos a todos a atitude do presidente eleito de agradecimento a Deus, e causou assombro naqueles acostumados ao ambiente escuro da sujeira e da corrupção; a companhia dos ratos. Pois é, elevar o pensamento a Deus em gratidão significa retrocesso nos avanços e conquistas do perfil da sociedade brasileira - blá-blá-blá.

Tem razão a articulista: um presidente que se curva em oração é um milagre! O começo do milagre que o Brasil precisa. Façamos a nossa parte para que nosso País cumpra sua missão de Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.

Sonia Lelis Vilela de Oliveira, Rio Preto.

Câmara

A população de Rio Preto não merece um Legislativo com tamanha falta de responsabilidade, de compromisso e respeito, dizendo ser totalmente contra corruptos, ficha-suja ou qualquer político que esteja ou esteve envolvimento com a justiça. O Legislativo fica a favor de vereadores negligentes.

Infelizmente essa Câmara não é totalmente confiável. É um contrassenso sem limites. Vários vereadores faltam com a verdade, têm incoerência administrativa e falta de ética. Estão sempre dando as costas a quem depositou confiança no cargo que ocupam. Isto é falta de amor próprio, desrespeito à própria história.

Na próxima terça feira dia 04/12, façam suas escolhas nobres edis, no candidato à presidência da Câmara de Rio Preto. A população dará a resposta merecida nas urnas na próxima eleição municipal.

Maria de Lourdes Perini, Rio Preto.

Solidariedade

A solidariedade é um atributo que distingue e dignifica o ser humano. Ela traduz a capacidade natural que temos de nos sensibilizar com as dificuldades e traumas pelos quais passam outras pessoas. Contudo é comum as pessoas não demonstrarem solidariedade. Também não basta ter e ser solidário. É preciso também ajudar.

Em vídeo, observei a demonstração de solidariedade de jovens gregos de Mati para com os americanos, ante as 80 mortes causadas pelos incêndios florestais na Califórnia. A geração milennium, isto é, aquela que nasceu a partir do ano 2000, é conectada e sensível aos sofrimentos humanos. Em Mati, na Grécia, incêndios florestais também mataram 81 pessoas em 2018.

José Mário Ferreira de Andrade, Rio Preto.

PM x Civil

Com todo acatamento e respeito, dirijo-me ao senhor major PM Edson Favero (coluna Proteja-se, Diário da Região, 30/11), que publicou um trabalho muito bem escrito, que enaltece a Polícia Militar de todo o Estado pelos trabalhos realizados e até em casos em que tiveram suas vidas ceifadas. Mas notei que vossa senhoria não escreveu uma vírgula sequer sobre a Polícia Civil, que também trabalha com seus delegados, investigadores, peritos criminais, legistas, motoristas, carcereiros, escrivães e mais uma infinidade de categorias profissionais, sempre dando o sangue, sem condições de trabalhar e com salários de fome.

Quero deixar bem claro que as duas polícias são irmãs, uma preventiva e outra repressiva, e que devem caminhar juntas. Eu sou escrivão de polícia classe especial aposentado da Polícia Civil paulista. Trabalhei 30 anos e senti que devia escrever a vossa senhoria para acabar com essa animosidade que existe entre as duas polícias.

Desde que entrei na Polícia Civil ouço falar que as duas polícias se suportam, que há uma rixa entre elas. Não me leve a mal, eu tinha que escrever, não com rancor, pois faço com tristeza, pois cheguei após todos esses anos à conclusão que realmente os que falaram isso falaram verdade.

José Pedro Soares Filho, Ibirá.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso