Diário da Região

17/12/2018 - 16h27min

CONSCIENTIZAÇÃO

Como descartar o lixo da construção sem prejudicar o meio ambiente?

Entulhos resultados de obras podem ser extremamente prejudiciais para a saúde se jogados em lugares impróprios

Foto: Marcos Santos/Jornal da USP Descarte de material de construção em lugares indevidos pode trazer riscos para a saúde
Descarte de material de construção em lugares indevidos pode trazer riscos para a saúde

É notável a enorme quantidade de lixo e entulho despejados em lugares indevidos em alguns pontos da cidade, trazendo poluição para o meio ambiente e, principalmente, causando grandes riscos para a saúde de quem mora ao redor. Por isso, é muito importante que, após realizar uma construção ou reforma no imóvel, tomemos as devidas precauções para que esse lixo seja descartado da melhor forma possível em lugares apropriados para não causar tantos danos à natureza e à vida humana.

Esses entulhos resultados de construção civil são compostos por restos de cimento, tijolos, cerâmica e madeira, entre outros materiais utilizados que acabam sobrando após o término da obra. Lidar corretamente com esses resíduos pode evitar diversos problemas ambientais como a proliferação de doenças, aparecimento de animais peçonhentos, riscos de enchente e assoreamento de rios e córregos.

O ideal ao realizar uma obra é contratar os serviços de uma empresa especializada em coleta desses materiais. Empresas desse ramo sabem exatamente o local ideal para realizar o depósito desse entulho sem agredir o meio ambiente, realizando essa ação em aterros específicos e legalizados. “Quando necessário, essas empresas oferecem um laudo do tipo de material, do volume e da data, assim se comprova que foi dado destino correto”, explica o engenheiro civil Marcelo Moreira.

Segundo o engenheiro, também é importante lembrar que materiais como cobre, papelão e embalagens podem ser reciclados, portanto, eles obrigatoriamente devem ser destinado a esses aterros das empresas responsáveis por locação de caçambas para que sejam descartados corretamente sem poluir o meio ambiente; qualquer outra destinação acaba sendo irregular.

Portanto, o recomendado é que você sempre tenha o auxílio de uma empresa de caçambas durante a sua obra e, em casos onde a reforma é pequena e não se faz necessário a utilização da mesma, o ideal é procurar os Pontos de Apoio da Prefeitura para fazer o descarte desses materiais com segurança.

Esses espaços são criados pela Prefeitura justamente para captar resíduos de construção e demolição desde que em pequenas quantidades, além de serem separados corretamente antes de se dirigirem ao seu destino final. Lá é possível descartar materiais como plástico, madeira, vidro, metal, papelão e até mesmo artigos maiores como restos de poda de árvores e móveis sem condição de uso.

Procure o Ponto de Apoio mais próximo a você e descarte o seu lixo de maneira correta. Assim, além de estar ajudando o meio ambiente, você também estará prezando pela sua saúde e de todos a sua volta.

(Colaborou: Larissa Senigali)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso