Diário da Região

05/12/2018 - 11h53min

CUIDADOS

Confira dicas para deixar o seu lar mais saudável

Manter a casa limpa diminui a incidência dos ácaros e outros fatores prejudiciais à saúde

Pixabay Casa limpa e arejada é essencial para o bem-estar diário
Casa limpa e arejada é essencial para o bem-estar diário

Não há nada como o conforto do lar. É lá que descansamos, convivemos com a família e, principalmente, cuidamos do bem-estar. Por isso, o cuidado com a saúde da residência é muito importante para manter uma vida saudável.

Um dos pontos que merecem atenção diz respeito à presença de ácaros no ambiente. Segundo Fernando Bruetto, professor convidado da Famerp no Departamento de Medicina Interna, esses microorganissmo podem ser encontrados na água, ar, plantas, animais domésticos, colchões, travesseiros, entre outros móveis da casa.

Esses microorganismos, muito semelhantes aos carrapatos, se alimentam de partículas que descamam da pele e se encontram espalhadas pela moradia, fazendo assim com que a nossa residência seja o local ideal para que eles se instalem, se alimentem e evacuem, sendo as fezes as grandes responsáveis por estimular o sistema imunológico.

Apesar de invisíveis a olho nu, os ácaros podem ser mais prejudiciais do que se imagina: "O nariz é o órgão de entrada do ar que respiramos, então se a nossa casa tem grande concentração de ácaros, quando puxamos o ar, aquele ácaro ou outras substâncias que provocam alergia chegam até o nariz e ali elas vão estimular as terminações nervosas, a mucosa e vai provocar o mesmo caso da asma, podendo provocar inflamação local, secreção. Isso pode até causar problemas crônicos com o passar do tempo e atrapalhar o sentido do olfato", explica Bruetto.

Portanto, para quem tem sintomas recorrentes como espirros, nariz escorrendo e tosse, são grandes as chances do seu lar estar com uma grande quantidade de fezes de ácaros, o que pode ser facilmente diminuído e evitado caso você mantenha o ambiente sempre limpo e arejado, como conta o médico. "O ideal é que a casa tenha um piso frio, liso, que possa ser passado um pano e que você possa fazer uma limpeza para evitar acúmulo desses elementos. O ácaro não gosta de sol, então deixar a casa aberta, bem ventilada, deixar que a luz solar entre dentro do ambiente. Com o calor esses ácaros acabam morrendo, você acaba eliminando-o".

Outras dicas para deixar o seu lar ainda mais saudável

1. Evite entrar em casa com sapatos sujos da rua

Um dos maiores transportadores de impurezas externas são os nossos calçados, portanto, é importante tirá-los assim que chegar em casa

2. Tome cuidado com a água

O mais recomendado é aderir ao filtro para diminuir ao máximo o cloro presente na água de toda a casa, principalmente daquela que é consumida.

3. Tenha mais plantas

Elas são muito importantes para purificar o ar do ambiente, além de auxiliarem na diminuição do estresse. Algumas exemplos de plantas ideais para isso são: Espada de São Jorge, Ficus, Comigo Ninguém Pode e Samambaia.

4. Mantenha os filtros do ar condicionado limpos

Estes são grandes poluidores do ar interno caso não tenham uma boa higienização, aumentando o risco de proliferação de bactérias e fungos causadores de doenças respiratórias.

5. Opte por materiais que não sejam tóxicos

Alguns itens podem causar danos ao meio ambiente e principalmente a nossa saúde, por isso, escolha sempre tintas, vernizes e outros materiais que sejam ecológicos.

6. Cuidado com mofo e infiltração

Ambos também são extremamente prejudiciais para a saúde, principalmente para quem sofre de problemas respiratórios como rinite e sinusite; por isso, é essencial evitar e combatê-los o quanto antes.

(Colaborou: Larissa Senigali)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso