A escola Maria Peregrina, em Rio Preto, recebeu neste domingo, 2, o ministro da Educação Rossieli Soares, que a partir de janeiro de 2019 assume a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A visita ocorreu em meio à campanha SOS Maria Peregrina, que visa arrecadar fundos para que a instituição continue funcionando, já que tem sofrido com atrasos no repasse de valores da Nota Fiscal Paulista.
Acompanhado da esposa, o ministro chegou à escola por volta do meio dia e participou de uma solenidade no pátio da instituição, onde estavam presentes educadores, pais de alunos, crianças, adolescentes e autoridades do município. Em seguida, Soares conheceu as dependências do colégio, em uma visita guiada pelos próprios alunos, em especial pela "prefeita" da escola, a estudante Lara Arado, de 14 anos.
Durante a cerimônia, o ministro enalteceu o modelo de ensino adotado pela escola Maria Peregrina e elogiou também o fato de ser uma instituição aberta à família, que é incentivada a participar das atividades escolares semanalmente. "A transformação que os alunos têm na escola é para a vida, não é 'decoreba', não é somente para passar no vestibular. Essas coisas serão consequência", afirmou.
A Maria Peregrina se destaca por ser uma escola particular, mas sem mensalidade. Lá, o ensino é em tempo integral, baseado na chamada "pedagogia de projetos", de modo que a escola possa trabalhar a singularidade de cada estudante, sustentando o ensino na curiosidade do aluno.
Para o ministro da Educação, a implantação do método é fruto da coragem de ousar. "A gente não deve ter medo de transformar, de sair do comum, do dia a dia das nossas escolas. O Brasil inteiro precisa ter essa coragem para transformar", defendeu Soares.
O ex-conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Francisco Cordão, ressaltou que a escola Maria Peregrina segue as bases do projeto pedagógico idealizado pelo educador Darcy Ribeiro. "Se ele estivesse vivo, ficaria muito feliz por saber que a escola que ele sempre sonhou existe", afirmou.
Evasão é desafio para futuro secretário
Futuro secretário da Educação do Estado de São Paulo, Soares afirmou que o governo deve ter como prioridade a aprendizagem dos alunos. "Não dá para uma criança chegar à escola e não aprender, não ter oportunidade". Ele disse também que o professor é peça fundamental nesse processo e defendeu a valorização da categoria. "Precisamos, como sociedade, mostrar a importância do professor dentro da sala de aula, do professor para a sociedade", acrescentou.
O atual ministro também citou como prioridades para sua futura gestão em São Paulo o ensino integral e a atenção que deve ser dada ao ensino médio. "Temos um desafio muito grande, porque há muitos jovens abandonando a escola. E isso é um prejuízo para o Estado, para o jovem, para a família e para a sociedade".
Segundo ele, a escola Maria Peregrina serve de inspiração para iniciativas que podem ser implantadas no estado ou até mesmo em nível nacional. "Escola não é depósito de criança. Não existe processo melhor na educação do que o envolvimento da escola com a família. Isso vale para qualquer lugar do mundo, para qualquer escola de sucesso", destacou.
Colégio pede ajuda para manter atividades
A Maria Peregrina enfrenta dificuldades financeiras e pode não abrir vagas para novos alunos no próximo ano. Por isso, a instituição lançou a campanha SOS Maria Peregrina, a fim de arrecadar fundos para manter suas atividades normalmente.
O fundador Max Wada explica que a instituição fez uma opção por caminhar na autossustentabilidade e que o desequilíbrio nas contas aconteceu devido ao atraso no repasse dos valores da Nota Fiscal Paulista, uma importante fonte de renda para a instituição, que não cobra mensalidade dos alunos, nem possui qualquer subsídio governamental.
Wada diz que, em 20 anos de funcionamento, esta não é a primeira vez que a escola passa por esse tipo de situação. Ele, no entanto, não aponta culpados e se mostra otimista, mesmo diante deste cenário. Ele acredita que a campanha dará bons frutos. "O povo de Rio Preto é fantástico e o poder público tem nos apoiado muito bem", acrescenta.
Como ajudar?
Para fazer a doação, basta acessar o site sos.mariaperegrina.org.br e clicar no botão "Quero fazer uma doação". Daí em diante, o site leva o usuário a uma plataforma onde ele pode escolher o valor que pretende doar, a partir de R$ 10, e a forma de pagamento: boleto ou cartão de crédito.